Rede de computadores concorrerá com organização por direitos humanos e ativista chinês, entre outros.
Internet é oficializada como candidata ao Nobel da Paz 2010
Disponível em:
http://www.riopombainformatica.com.br/home/index.php?option=com_content&view=article&id=1423:campanha-quer-dar-nobel-da-paz-a-internet-em-2010&catid=96:sample-news>. Acesso em: 11 maio 2010.
O criador do prêmio, o químico e inventor sueco Alfred Nobel, acreditava que ele deveria ser entregue a quem "tivesse feito a maior ou melhor ação pela fraternidade entre as nações, pela abolição e redução dos esforços de guerra e pela manutenção e promoção de tratados de paz".
Manifesto
"Finalmente compreendemos que a Internet não é uma rede de computadores, mas um infinito entrelace de pessoas.
Homens e mulheres, de todas as latitudes conectados entre si através da maior plataforma de relações que a humanidade já conheceu.
A cultura digital criou os fundamentos para uma nova civilização. E essa civilização está construindo a dialética, o confronto e a solidariedade através da comunicação.
Porque, desde sempre, a democracia germina onde há hospitalidade, escuta, troca e compartilhamento. E, desde sempre, o encontro com o outro é o antídoto mais eficaz contra o ódio e o conflito.
É por isso que a Internet é um instrumento de paz.
É por isso que cada um de nós, dentro da rede, pode ser uma semente de não-violência.
É por isso que a Rede merece o próximo Prêmio Nobel para a paz.
Que será um Nobel dado também a cada um de nós."
Giorgio Armani, Shirin Ebadi,
Umberto Veronesi e Wired team
Disponível em: http://www.portalminassaude.com.br/blog/>. Acesso em: 11 maio 2010.
A indicação da Internet ao Prêmio Nobel da Paz, fruto de uma campanha lançada pela versão italiana da Revista Wired e apoiada por Galileu, agora é oficial. Os organizadores da campanha anunciaram que a candidatura da rede mundial de computadores foi aceita pelos membros do comitê que organizador do prêmio em Oslo, na Noruega.
Como é de praxe, o comitê do Nobel faz entre os meses de fevereiro e março uma lista curta com nomes de candidatos ao prêmio. Eles são indicados por vencedores anteriores, líderes políticos, governantes e professores universitários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário