terça-feira, 11 de maio de 2010

INTERNET: CANDIDATA A PRÊMIO NOBEL DA PAZ 2010


Rede de computadores concorrerá com organização por direitos humanos e ativista chinês, entre outros.





Internet é oficializada como candidata ao Nobel da Paz 2010
Esta não é uma realização impossível, pois o Nobel da Paz, criado em 1901, é o único dos prêmios Nobel que pode ser atribuído não só a pessoas, mas também a entidades, e já premiou 20 organizações, entre elas a Unicef, os Médicos sem Fronteiras, a Anistia Internacional e a Cruz Vermelha (que recebeu a condecoração 3 vezes).

Disponível em:
http://www.riopombainformatica.com.br/home/index.php?option=com_content&view=article&id=1423:campanha-quer-dar-nobel-da-paz-a-internet-em-2010&catid=96:sample-news>. Acesso em: 11 maio 2010.

O criador do prêmio, o químico e inventor sueco Alfred Nobel, acreditava que ele deveria ser entregue a quem "tivesse feito a maior ou melhor ação pela fraternidade entre as nações, pela abolição e redução dos esforços de guerra e pela manutenção e promoção de tratados de paz".





Manifesto

"Finalmente compreendemos que a Internet não é uma rede de computadores, mas um infinito entrelace de pessoas.

Homens e mulheres, de todas as latitudes conectados entre si através da maior plataforma de relações que a humanidade já conheceu.

A cultura digital criou os fundamentos para uma nova civilização. E essa civilização está construindo a dialética, o confronto e a solidariedade através da comunicação.

Porque, desde sempre, a democracia germina onde há hospitalidade, escuta, troca e compartilhamento. E, desde sempre, o encontro com o outro é o antídoto mais eficaz contra o ódio e o conflito.

É por isso que a Internet é um instrumento de paz.

É por isso que cada um de nós, dentro da rede, pode ser uma semente de não-violência.

É por isso que a Rede merece o próximo Prêmio Nobel para a paz.

Que será um Nobel dado também a cada um de nós."

Giorgio Armani, Shirin Ebadi,
Umberto Veronesi e Wired team

Disponível em: http://www.portalminassaude.com.br/blog/>. Acesso em: 11 maio 2010.

A indicação da Internet ao Prêmio Nobel da Paz, fruto de uma campanha lançada pela versão italiana da Revista Wired e apoiada por Galileu, agora é oficial. Os organizadores da campanha anunciaram que a candidatura da rede mundial de computadores foi aceita pelos membros do comitê que organizador do prêmio em Oslo, na Noruega.

Segundo a Revista Wired, a Internet merece o prêmio porque representa todas as pessoas e é um instrumento para a propagação da paz e dos direitos humanos.

Como é de praxe, o comitê do Nobel faz entre os meses de fevereiro e março uma lista curta com nomes de candidatos ao prêmio. Eles são indicados por vencedores anteriores, líderes políticos, governantes e professores universitários.
Disponível em:
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI120842-17770,00INTERNET+E+OFICIALIZADA+COMO+CANDIDATA+AO+NOBEL+DA+PAZ.html>. Acesso em: 11 maio 2010.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA