quarta-feira, 5 de maio de 2010

CONGRESSO & FÓRUM DE LEITURA: PUCRS - 12, 13 E 14 DE MAIO 2010


Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio convidam para o II Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil e para o I Fórum Latino-Americano de Pesquisadores de Leitura, a serem realizados nos dias 12, 13 e 14 de maio de 2010, no Teatro do Prédio 40 e salas do Prédio 8 da Universidade, em Porto Alegre, RS.


Tema: A literatura e as novas tecnologias: leitores plurais ou pós-leitores?


Assim como as relações entre a idade e o nível cognitivo dos leitores, também as conexões entre a literatura e os suportes que a substancializam encontram-se, atualmente, problematizadas pela emergência de novas formas de organização social, que envolvem a questão dos gêneros e das culturas híbridas. Trata-se de um fenômeno que, por sua vez, apresenta-se imbricado às novas tecnologias mediadoras de informação. A partir dessa visão caleidoscópica — própria da contemporaneidade — emerge também uma nova concepção de sujeito, não mais entendido como mero leitor intelectivo e computacional, mas leitor interativo tanto da palavra, como de objetos de leitura tridimensional. É necessário, pois, o debate sobre os modos como os espaços de aprendizado e de difusão da literatura, bem como o próprio objeto literário, têm-se oferecido a esse novo receptor interagente, compreendido na pluralidade de suas capacidades afeto-cognitivas e também presente como um corpo sensório, já que conectado às novas mídias de leitura. Importa, sobretudo, indagar como as políticas e os processos de produção, circulação, mediação e ensino da literatura podem contribuir com a formação desse sujeito, concebido como parte integrante de um corpo maior, o sistema complexo histórico e sociocultural de um mundo globalizado.

Disponível em:
http://www.pucrs.br/eventos/iicillij/>. Acesso em: 5 maio 2010.

3 comentários:

Ministério da saúde disse...

Caro blogueiro,

A vacina contra Influenza H1N1, vírus que já matou 1.632 brasileiros, está disponível nos postos de saúde pública de todo o Brasil para pessoas com maior risco de desenvolver a forma grave da doença. A vacina foi testada, é segura e mais de 300 milhões de pessoas já foram imunizadas com esta vacina no Hemisfério Norte. Sábado, 24, começa mais uma etapa da campanha, voltada agora para a vacinação de idosos com doenças crônicas. No entanto, a população das outras etapas - jovens de 20 a 29 anos, grávidas, crianças maiores de 6 meses a menores de 2 anos e doentes crônicos com menos de 60 anos - ainda podem procurar os postos para se vacinar.Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br
Atenciosamente,
Ministério da Saúde

Anônimo disse...

oi!simpatizei excessivamente o vosso fórum!
Deem uma olhada tambemno meu website em http://bestpokernodepositbonus.blogspot.com/, sobre mesa de jogo de cartas!

Ate a vista

Anônimo disse...

I found lots of valuable information in this forum

Greetings to all


[url=http://najgraj.pl]Gry[/url]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA