Três anos mais tarde (1889), um congresso socialista realizado em Paris instituiu o dia 1º de maio como Dia Mundial do Trabalho, em homenagem à memória dos mártires de Chicago e ao que esse dia significou para os trabalhadores em sua luta pelos seus direitos.
Este espaço destina-se a troca de informações, ideias, dicas, novidades que possam ser úteis à comunidade escolar da ESCOLA ESTADUAL TÉCNICA EM SAÚDE, NO HCPA, bem como a quem se interessar por saúde e bem-estar, leituras, cultura geral. Localização: R. São Manoel, 525 - Porto Alegre - RS; Site da ETS: http://portais.educacao.rs.gov.br/01CRE/portoalegre-tecsaude; Tel: (51)3321-3599 e (51)3328-9671 (ramal 21- Biblioteca)
domingo, 1 de maio de 2011
DIA INTERNACIONAL DO TRABALHO - 1º DE MAIO
Três anos mais tarde (1889), um congresso socialista realizado em Paris instituiu o dia 1º de maio como Dia Mundial do Trabalho, em homenagem à memória dos mártires de Chicago e ao que esse dia significou para os trabalhadores em sua luta pelos seus direitos.
segunda-feira, 10 de maio de 2010
PÍLULA ANTICONCEPCIONAL: 50 ANOS
Hoje ao meio-dia, escutando "Talk Radio" com a Katia Suman, fiquei sabendo que a pílula anticoncepcional já é cinquentona...Lembro de um exemplar da Revista Cláudia, do início da década de 60, que trazia matéria sobre este imprtante fator para a liberação da mulher. Pela primeira vez, o sexo feminino era dono de sua fecundidade. As mulheres podiam escolher quando e se queriam ser mães. E as consequências desta decisão seriam, por exemplo, a volta aos estudos, a independência financeira...
Aí, achei este blog bem bacana, com muitos dados e reflexões sobre este assunto:
O maior percentual de consumidoras reside na Europa e nos Estados Unidos e utilizam o método para planejar o tamanho da família, se dedicar aos estudos e à carreira. O estudo revela ainda que, na América Central e do Sul, cerca de 16 milhões de mulheres utilizam a pílula anticoncepcional, sendo que as brasileiras usam os contraceptivos orais durante um período maior – entre dois e cinco anos -, enquanto as mexicanas utilizam o método por apenas um ano sem interrupção.
De acordo com os indicadores da Fundação Carlos Chagas, a participação da mulher no mercado de trabalho ou procurando emprego em 1976 era de 28,8%. Já em 2007, este índice representou um total de 43,6%. Em 2009, dados atualizados do IBGE revelam que o trabalho feminino já corresponde a 45,1% da população empregada no País.
Observe como a evolução feminina no mercado de trabalho impactou os índices de fecundidade nas últimas décadas:
Ano | População brasileira (em milhões)* | População economicamente ativa feminina* | Taxa de fecundidade brasileira* |
| Década de 70 | 93.139.037 | 28,8% | 5,8 filhos |
| Década de 80 | 119.002.706 | 33,5% | 4,4 filhos |
| Década de 90 | 146.825.475 | 35,5% | 2,9 filhos |
| 2000 | 169.799.170 | - | 2,3 filhos |
| 2007 | 183.987.291 | 43,6% | 1,95 filho |
* População recenseada no Brasil e taxa de fecundidade brasileira (dados do IBGE)
Disponível em:
http://semprematerna.uol.com.br/bagagem-materna/50-anos-da-pilula-anticoncepcional>. Acesso em: 10 maio 2010.
sábado, 1 de maio de 2010
1ª DE MAIO: DIA DO TRABALHO
Foram dias de manifestações, até que um conflito entre policiais e trabalhadores resultou na morte de 12 manifestantes e 7 policiais e deixou dezenas de presos e feridos. Foi decretado estado de sítio. Os conflitos ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Sedes de sindicatos foram incendiadas e os líderes do movimento foram levados a julgamento. “Cinco deles foram condenados à morte na forca, dois à prisão perpétua e um a 15 anos de prisão”, relata o deputado federal Vicente Paulo da Silva (PT-SP) em trecho do parecer da proposta de emenda à Constituição que prevê a redução da jornada de trabalho no Brasil para 40 horas semanais.

Foi durante a segunda Internacional Socialista, realizada na cidade de Paris (França) em 1889, que o 1º de maio foi instituído como Dia do Trabalho, em referência à tragédia de Chicago e às reivindicações das pessoas por melhores condições de trabalho.
Disponível em:
http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2010/05/01/Brasil/Conflito_com_policiais_nos_Estado.shtml>. Acesso em: 1 maio 2010. (ilust. bandeira)
sexta-feira, 1 de maio de 2009
DIA DO TRABALHO - 1º DE MAIO
"O dia 1º de maio surgiu como data dedicada ao trabalho a partir de manifestos trabalhistas feitos em 1886 nos EUA. Os trabalhadores reinvindicavam menos horas diárias, cerca de 8 por dia para a atividade remunerada.
Hoje, a procedência histórica da ocasião não é levada em conta, as pessoas estão mesmo interessadas no dia de folga. Entretanto, 1º de maio também deve se apresentar como um dia de reflexão, devemos pensar a respeito dos manifestos realizados no passado que se refletem em nossas vidas até hoje." 
REFERÊNCIAS:
Disponível em:
Disponível em: <http://buenoecostanze.adv.br/index.php?option=com_content&task=view&id=4778&Itemid=78>. Acesso em: 1 maio 2009. (carteira de trabalho)
Disponível em:
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
EMPREGABILIDADE - MICROSOFT HÁ 30 ANOS

