Mostrando postagens com marcador Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

V COLÓQUIO LEITURA E COGNIÇÃO (UNISC)

A FABICO/UFRGS oferece, em parceria com os polos UAB (Universidade Aberta do Brasil), o curso Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade, do qual sou tutora pedagógica EAD.
Na primeira etapa, concluída em junho deste ano, foram 18 municípios participantes, cada turma com cerca de 30 cursistas (abraços muito especiais para os nossos queridos professores/alunos de Restinga Sêca - é assim mesmo, com acento - e de Camargo). Surgiu a oportunidade de relatamos esta experiência no evento em Santa Cruz do Sul, onde estivemos - a professora Marilene e eu nos dias 17 e 18 de agosto. Nosso trabalho, elaborado totalmente em EAD (Google Docs):  
CURSO “MEDIADORES DE LEITURA NA BIBLIODIVERSIDADE”: CAMINHO PARA A COMPETÊNCIA LEITORA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
A grande estrela deste V Colóquio de Leitura e Cognição, por sinal muito bem organizado, com ótima infraestrutura (inclusive com acesso à Internet nas salas de Comunicações) foi a professora Drª. Maria Lucia Santaellla Braga, autora que venho utilizando com frequência nos meus escritos, e que proferiu a conferência de abertura na noite de quarta-feira, intitulada "Leitores, Linguagens, Identidades:  Novos Lugares". Na manhã seguinte, o seminário avançado (também com a professora Lúcia Santaella) "O Pluralismo Cognitivo dos Leitores Contemporâneos" capturou os olhares e a atenção da sala lotada. Faço aqui menção à fala da professora Lúcia sobre a importância do olhar na relação professor/aluno, onde o mestre sabe, no contato olho-a-olho, se a plateia está atenta, com sono ou entediada. Ela também ressaltou inúmeras vezes a importância da "leitura de livros, onde o conhecimento está sedimentado e a atenção e a paciência são acionadas para o aprendizado eficaz." Suas falas foram recheadas de citações de suas obras e de livros de outros autores, o que enriqueceu o assunto em pauta e cativou a todos. Detalhe: ela não utilizou nenhum recurso, seja digital ou notas escritas. Somente sua memória e oratória.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

QUERIDOS PROFESSORES/ALUNOS DO PÓLO DE CAMARGO (RS)

TURMA QUE CONCLUIU DIA 14/6/11 O CURSO " MEDIADORES DE LEITURA NA BIBLIODIVERSIDADE"

Com a criação de 8 blogs voltados para atividades de leitura em diversas mídias (vídeos, textos, músicas, imagens), estes 35 professores com certeza estão bem mais preparados para lidar com as TICs, encantando seus alunos e a comunidade onde atuam com novas práticas leitoras multimidiais, narrando, ouvindo histórias e propiciando situações criativas para a produção textual, pois como diz Neves (2007, p. 24), [...] "o ato de ler está associado ao ato de escrever e vice-versa. Alguém escreve um texto, outro o lê”.

Assim, saúdo com muito orgulho e afeto esta turminha que vai, com certeza, fazer a diferença, conquistando o espaço que a leitura merece e cativando a comunidade escolar onde estão atuando...
PARABÉNS A TODOS PELAS CONQUISTAS!

Obs. - Ao centro, abaixada (blusa vermelha e manta branca), a prof.ª Marilene, em pé, (casaco preto, blusa branca e manta vermelha) uma das Coordenadoras do curso, profª  Eliane Moro, ao seu lado, a Coordenadora do Pólo UAB de Camargo, prof.ª Mariluz. Logo atrás (casaco preto) eu, Kátia, bibliotecária e tutora pedagógica e a Lisiane, tutora presencial (blusa lilás).

terça-feira, 14 de junho de 2011

PÓLO DE CAMARGO - "MEDIADORES DE LEITURA NA BIBLIODIVERSIDADE"

Canção dos Mediadores (paródia)
(CANTAR COM A MELODIA DO CANTO ALEGRETENSE)

Aos colegas professores mediadores
Aqui estamos satisfeitos pra valer;
Aprendemos a importância da leitura
Pra melhor este mundo compreender.

A poesia faz parte da nossa vida
Estudando, trabalhando ou no lazer;
Brincadeiras com palavras já fazemos
E as crianças ensinamos com prazer.

Somos os mediadores de leitura
Professores envolvidos com amor;
Aprendemos muita coisa neste curso
E a não ter medo do computador.

Nossa prática está sendo inovada
Este mundo nós queremos melhorar;
Com afeto formaremos bons leitores
Pra que saibam criticar, pensar e amar.

Professores instrutores deste curso
Nós queremos a vocês agradecer;
Pelo apoio, pela ajuda que tivemos
Com certeza não iremos esquecer.

Alberi, Fabiane, Iraci, Janete e Josué.
Disponível em:http://confrariadaleitura1.blogspot.com/2011/06/cancao-dos-mediadores-parodia.html. Acesso em: 14 jun. 2011.   

Hoje, encerrou-se mais uma etapa (grupo B) do Curso "Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade", desta vez na simpática cidade de Camargo (RS). Este curso, elaborado com muito carinho por professores do IFRS e da FABICO/UFRGS, sob a Coordenação das queridas professoras Eliane Moro - que assistiu ao encerramento -, Iara Neves e Lizandra Estabel,  é uma parceria com os Pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que está levando práticas leitoras inovadoras aos professores do ensino básico no interior de nosso estado.
Muito me orgulho de ter sido tutora pedagógica deste curso e de ter participado, aprendido,  ensinado e compartilhado, junto com os queridos professores/alunos de Camargo e outros municípios vizinhos a valorização de todas as formas de leitura e produção textual, releituras de contos ("A Cartomante, de Machado de Assis) participações em fóruns, chats e a inserção no mundo virtual, com a criação em grupos de 8 blogs!
Os trabalhos finais apresentando projetos de "Práticas Leitoras Multimidiais" dos 8 grupos foram ótimos, muito criativos e bem diversificados, envolvendo declamação de poesias, música, integração do grande grupo, contação de histórias por uma criança, o resgate das tradições gaúchas, da religiosidade (teatro: Festa Junina), trabalhos com os neo-leitores, tradução em libras (acessibilidade para surdos)...
* Voltarei com fotos e mais notícias!

sábado, 29 de janeiro de 2011

CURSO MEDIADORES DE LEITURA NA BIBLIODIVERSIDADE - PÓLO UAB RESTINGA SÊCA

A seguir, mais fotos do encontro presencial do curso Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade, desenvolvido em EAD em nove Pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em convênio com a UFRGS, através da Secretaria de Ensino a Distância. Nossa equipe mediou a aprendizagem dos alunos de Restinga Sêca e é formada pela prof.ª Marilene, e tutoras: presencial: Janete; tecnológica: Cristiane; pedagógica: Kátia.
Bibliotecária Kátia (tutora pedagógica), prof.ª Laura (Pólo de Agudo ) - em pé:
Professoras Marilene e Coordenadora do Pólo de Restinga Sêca, prof.ª Antonina
  
Nossa querida prof. ª Marilene saudando os professores/alunos do Pólo de Restinga Sêca

Apresentação dos grupos dos blogs

Na tardinha do dia 18 de janeiro, estivemos em Restinga Sêca, onde fomos muito bem recepcionadas pela Coordenadora do Pólo UAB, prof.ª Antonina, a nossa tutora presencial, Janete e pelos professores/alunos que se apresentaram, contando um pouco de sua experiência profissional e a influência que o curso "Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade" teve/terá em sua prática, principalmente neste ano letivo que se inicia...


Também os blogs, criados em grupo, foram mostrados na noite do dia 18/1. Foram relatadas as dificuldades iniciais no uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), ideias para os títulos desta ferramenta da Web 2.0, postagens e recursos multimídias envolvendo a leitura e a produção textual em vários gêneros, como poesias, crônicas, releituras de contos, em diversos suportes (imagens, textos, vídeos, músicas...).


Alunos/professores Suzete, Rita de Cássia (com a filhota), Lucas e Adriana

Na manhã do dia 19/01/11, os alunos apresentaram projetos de práticas de leitura, com material riquíssimo elaborado em sala de aula (fotos abaixo):


Prof.ª Marilene, alunas Cleana, Vera e Darlene e tutora Kátia












Aluna Andressa, prof.ª Marilene, alunas Celer,                                       Ao centro, alunas Clareci, Silvina e Thaysa
Cláucia, Ana Beatriz, Ana Lúcia e tutora Kátia

Aluna Gláucia, prof.ª Marilene, aluna Mirta Liziane e tutora Kátia

Alunas Márcia Juliana, Aparecida Eliane, Maria Nelcinda, Beatriz - sentadas: tutora Kátia e prof.ª Marilene

Mesmo sendo época de férias escolares, o empenho dos queridos professores/alunos do Pólo de Restinga Sêca proporcionou momentos de interação com as crianças que declamaram poesias, caracterizadas como personagens do Sitio do Picapau Amarelo e palhacinho - um encanto:



Estamos encerrando esta jornada de aprendizagens, trocas e muita interação entre todo o grupo que atuou em Restinga Sêca. Sentimo-nos orgulhosos do crescimento e das realizações dos queridos alunos/professores que, com certeza, farão diferença em seus locais de trabalho, como Mediadores da Leitura para diversos públicos, cativando a sua comunidade para o gosto e o prazer de ler!
À  toda equipe de apoio e às queridas professoras Coordenadoras do curso Eliane Moro, Lizandra Estabel e Iara Neves, fica a certeza de que o empenho e a dedicação de todos proporcionou momentos únicos de aprendizagem mediados pelo afeto que aproxima e une colaborativamente os envolvidos neste projeto em EAD.

LISTAGEM DOS BLOGS ELABORADOS COLETIVAMENTE PELOS NOSSOS ALUNOS:


http://vera-mediadoresdeleitura.blogspot.com/

http://restingasecaterradeiberecamargo.blogspot.com/

Para ver mais (imagens e as produções apresentadas neste encontro), visite os blogs!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

CURSO "MEDIADORES DE LEITURA NA BIBLIODIVERSIDADE" - HOMENAGEM NA SEAD/UFRGS

Hoje, quarta-feira (17/11/10), a Coordenação do curso "Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade" participa às 14h de cerimônia na Sala Faharion (2º andar da Reitoria da UFRGS)  para homenagem e Menção honrosa, conforme o convite recebido pelas queridas professoras Coordenadoras:

Iara Conceição Bitencourt Neves
Eliane Lourdes da Silva Moro
Lizandra Brasil Estabel

Abaixo está o convite, reproduzido da página do Curso "Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade":
Prezados professores coordenadores de cursos Modalidade a Distância,

Reconhecendo o seu comprometimento e dedicação ao trabalho acadêmico na área de Educação a Distância, é com grande satisfação que a SEAD/UFRGS convida-o(a) para receber Menção Honrosa pelo trabalho realizado. A homenagem terá lugar durante o evento de comemoração dos 10 anos do Fórum de EAD/UFRGS, a realizar-se no dia 17 de novembro(quarta-feira) às 14h30min, na sala Fahrion, 2º andar da Reitoria.

Salientamos que a entrega do documento Menção Honrosa realizar-se-á das 14h às 14h30min e que após o evento será oferecido um coquetel de confraternização.

Esperando contar com a sua presença, agradecemos antecipadamente.

Na terça-feira, dia 16 de novembro, a programação será divulgada na página da SEAD, disponível em http://paginas.ufrgs.br/sead/

Atenciosamente,
Equipe SEAD

Aproveito este espaço para deixar o meu abraço carinhoso a todas as pessoas (coordenadores, professores, colegas tutores - e aos nossos queridos alunos) que trabalharam e estão empenhados em fazer o melhor para que o nosso curso Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade seja um sucesso!



A EAD ENCURTANDO DISTÂNCIAS E PROMOVENDO O CONHECIMENTO E O APRENDIZADO!

Referências:
Disponível em: http://www6.ufrgs.br/mediadoresdeleitura/. Acesso em: 16 nov. 2010. (Logotipo)
Disponível em: http://paginas.ufrgs.br/sead/news/forum-de-educacao-a-distancia-comemora-10-anos. Acesso em: 16 nov. 2010. (Programa oficial)
Disponível em: http://www.radiestesia.net/produtos-2/curso-radiestesia-a-distancia Acesso em: 17 nov. 2010. (Imagem)

JOÃO E MARIA CHICO & SIVUCA (INTÉRPRETES: NARA LEÃO & CHICO)

Uma das atividades do Curso "Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade", a postagem de um vídeo do You Tube com um clipe musical dizendo o porquê da escolha do grupo, foi um belo desafio para nossos professores/alunos. Todos encararam o desafio proposto e vários grupos de alunos do Pólo de Restinga Sêca, onde sou tutora pedagógica, postaram vários estilos musicais, com poesias belíssimas, mostrando muita sensibilidade...
E eu resolvi realizar a mesma atividade solicitada aos nossos queridos alunos, de tão gostosa que a mesma me pareceu!
Espero que vocês também curtam - e trabalhem com seus alunos - esta bela letra de Chico e Sivuca, que evoca tantas recordações dos contos de fadas e outras narrativas que ouvimos na infância... 
Além disto, em passeio feito à praia de Torres, em 2003 (ainda trabalhando em outra escola, na Zona Sul de Porto Alegre) acompanhando as turmas de terceiros anos do E. Médio, estávamos em uma pizzaria com música ao vivo, era meu níver de ...(ops, quase que me entrego...) e fui homenageada pelos colegas que sabiam de meu gosto musical, o que, na ocasião, me emocionou...
E, como dizem, "recordar é viver!"


Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=y8F95a6Pjuw. Acesso em: 16 nov. 2010.

João e Maria
Chico Buarque/Sivuca
Interpretação: Chico e Nara Leão

Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você além das outras três
Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava o rock para as matinês

Agora eu era o rei
Era o bedel e era também juiz
E pela minha lei
A gente era obrigado a ser feliz
E você era a princesa que eu fiz coroar
E era tão linda de se admirar
Que andava nua pelo meu país

Não, não fuja não
Finja que agora eu era o seu brinquedo
Eu era o seu pião
O seu bicho preferido
Vem, me dê a mão
A gente agora já não tinha medo
No tempo da maldade acho que a gente nem tinha nascido

Agora era fatal
Que o faz-de-conta terminasse assim
Pra lá deste quintal
Era uma noite que não tem mais fim
Pois você sumiu no mundo sem me avisar
E agora eu era um louco a perguntar
O que é que a vida vai fazer de mim?

Disponível em: http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45140/. Acesso em: 16 nov. 20010.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

MEDIADORES DE LEITURA NA BIBLIODIVERSIDADE - CURSO EXTENSÃO EM EAD (FABICO/UFRGS/UAB)


Inciando esta semana o Curso de Extensão Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade. Utilizando uma invenção vocabular que nos remete ao conceito de 'Biodiversidade', a proposta deste curso, originado no Grupo de Pesquisa LEIA da FABICO/UFRGS - cujo blog Leia é o veículo de comunicação - é oportunizar a reflexão e o debate relacionados à dinâmica da mediação da leitura em sala de aula, na biblioteca, na família e em outros espaços comunitários, envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos, leitores, neo-leitores e não leitores.  Será oferecido na modalidade Educação Aberta e a Distância (EAD) mediada por computador.

O público alvo é formado por professores de Educação Básica, coordenadores/supervisores pedagógicos, gestores do sistema de ensino público federal, estadual e municipal e pesquisadores na área.


POLOS UAB DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL


O curso que tem 90h (noventa horas) de carga horária, em cinco módulos, será oferecido nos seguintes polos UAB do Rio Grande do Sul: Agudo; Camargo; Cerro Largo; Constantina; Cruz Alta; Faxinal do Soturno; Herval; Hulha Negra; Jacuizinho; Mostardas; Restinga Seca; Santana da Boa Vista; Santana do Livramento Seberi; Sobradinho; Tapejara; Tio Hugo; Três de Maio.
A atividade final de integração deverá mostrar diversas produções envolvendo a mediação de leitura em vários suportes e contará com a presença dos professores e tutores.
Será, sem dúvida, uma grande festa literária e cultural para as comunidades! Ótimo curso a todos nós!
Outras informações: http://www.ufrgs.br/mediadoresdeleitura/
Adaptado de: Leia (FABICO/UFRGS)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA