Mostrando postagens com marcador terra. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador terra. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

7 BILHÕES! RECURSOS & ESPAÇO PARA TODOS?

Capa Revista Veja (fonte)

 O nascimento do 7.º bilionésimo bebê do mundo se dará por volta do Halloween, hoje, 31/10/11 Como discursou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon a líderes mundiais em Nova York, no mês passado, o 7.º bilionésimo bebê provavelmente será pobre e habitará uma terra maltratada pelos estragos de aquecimento global, desertificação e escassez de alimentos. (Leia mais aqui, no site do IHU).
Lembro a todos os leitores deste blog que esta matéria completa (bem como as demais) estará disponível a partir do lançamento da próxima edição da Revista Veja, no Acervo Digital (clica para acessar).

domingo, 26 de junho de 2011

ECLIPSE LUNAR







Lua ruiva. Para quem não viu o eclipse da lua no dia 15 de junho, eis aí uma foto espetacular, feita na Bélgica, pelo Atomium. Nosso satélite se reveste da cor ruiva que caracteriza este tipo de fenômeno, muito diferente do eclipse solar, já que a Lua não é encoberta pelo Sol mas coberta pela sombra da Terra durante quarenta minutos. Inofensivos, os eclipses lunares podem ser vistos a olho nu, eles acontecem uma ou duas vezes por ano. O próximo acontecerá no dia 10 de dezembro.

Foto: Geertvanden Wijngaert/AP/SIPA
Fonte (texto e imagem)


Israel, @Reuters

Malta, @Reuters

Fonte (ambas as imagens). Clique para visitar o site "Astrônomo Amador"; vale a pena!

terça-feira, 12 de abril de 2011

"A TERRA É AZUL" - 50 ANOS

Disponível em: http://joelbueno.blog.uol.com.br/. Acesso em: 12 abr. 2011.

Há exatos cinquenta anos, Yuri Gagarin, astronauta russo, proferiu a frase acima, pois foi o primeiro homem a ver a Terra do espaço, envolta em sua atmosfera azulada...

Yuri Gagarin (1934-1968) foi o primeiro homem no espaço, em um vôo orbital de 48 minutos, a bordo da nave Vostok I. O vôo de Gagarin ocorreu em 12 de Abril de 1961.
Disponível em: http://astropt.org/blog/2009/04/12/homem-no-espaco/. Acesso em: 12 abr. 2011.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

JUÍZO FINAL - TU ESCOLHES O TAMANHO DO IMPACTO!

Tiro ao alvo
Cientistas criaram um site cujo objetivo é simular a destruição da Terra...
Tu podes destruir nosso querido planeta ao teu modo: desde que seja usando um "pedregulho" espacial.
A mira já está pronta, não há como errar! O usuário só tem que escolher o diâmetro, a densidade e a velocidade do cometa ou asteroide... e clicar para ver o tamanho do estrago.

Simulção interativa: impacto de meteoro em nosso planeta

 
O site, que é um melhoramento de uma outra simulação do fim do mundo, divulgada em 2004, é resultado das pesquisas de Robert Marcus (Harvard), Jay Melosh (Purdue) e Gareth Collins (College London). Eles estão entre o grupo de pesquisadores que defende que foi o impacto de um meteorito no México que causou a extinção dos dinossauros.

Os processos envolvidos na simulação incluem a entrada de um objeto na atmosfera, geologia da formação de crateras, expansão explosiva, radiação termal, deposição de resíduos do impacto, abalos sísmicos e propagação da onda choque na atmosfera.

Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=simulador-juizo-final&id=010150101105. Acesso em: 17 nov. 2010.

Experimente! Este é o link para o simulador:
Disponível em: www.purdue.edu/impactearth/. Acesso em: 7 dez. 2010.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

VERÃO 2009-2010 - SOLSTÍCIO DE VERÃO NO BRASIL

Disponível em
<http://divitempo.blogspot.com/2007_12_01_archive.html>. Acesso em: 21 dez. 2009.


Uma particularidade do movimento Terra - Sol muito importante: além de ter direção fixa, o eixo de rotação da Terra é inclinado de 23,5o em relação à normal ao plano da translação da Terra.

Como conseqüência disso, hora um hemisfério está voltado para o Sol; seis meses depois é o outro hemisfério que está voltado para o Sol.


Essas posições da Terra em relação ao Sol são conhecidas como Solstícios: Solstício de Verão para o hemisfério voltado para o Sol; Solstício de Inverno para o hemisfério voltado contra o Sol. (Note que um mesmo solstício é chamado de Solstício de Inverno em um hemisfério enquanto é chamado de Solstício de Verão no outro hemisfério; e vice-versa.)

O verão tem início nesta segunda-feira (21) às 14h47 (15h47 no horário de verão), segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos.
No Sul e em parte do Sudeste, o volume de chuvas deve ser maior do que o normalmente registrado nessa época.
O verão termina às 8h44 do dia 20 de março, quando começa o outono.
Dsiponível em:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA