Mostrando postagens com marcador alimentação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador alimentação. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 6 de abril de 2015

DIA MUNDIAL DA SAÚDE - EVENTOS NA ETS

As turmas do Curso Técnico em Nutrição e Dietética estão programando algumas ações, sob a orientação da professora Jane Alves da Silva:
"Tenha uma Boa Saúde" - pesquisa demonstrativa teórico-prática sobre como evitar doenças transmitidas por alimentos (DTA).
Data -  8/4/15 (quarta-feira) 
Horário - entre 15h e 16h
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
"Como Está a sua Saúde?" Prevenção é o melhor remédio: evento em prol da saúde e da qualidade de vida, demonstração de como detectar e prevenir algumas doenças.
Data - 9/4/15
Horário - entre 9h e 11h   

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

PAISAGENS FEITAS DE ALIMENTOS

Navio Mercante típico chinês (Fonte)

O fotógrafo Warner e seu sócio Paul Baker usaram Wong Kee Pian, uma erva seca chinesa para o navio,  folhas secas de lótus como velas e mastros feitos de paus de canela. As lanternas são feitas de physalis (fruta pequena laranja). As ondas e o céu tempestuoso são bok choy, kai choy e couves, e em primeiro plano eles utilizaram uma miscelânea de alimentos:  lichias,  mini kumquats,  baby lula, ovos e rolos de presunto como carga do navio.

Compras e balões  (Fonte)

Uma de suas peças de maior sucesso, "Compras e balões" foi projetado para um supermercado popular no Reino Unido. A agência queria igual quantidade de frutas e legumes - um desafio já que Warner não trabalha normalmente com frutas - mas após sérias considerações, ele teve a ideia de usar frutas como balões de ar quente com nozes como as cestas, flutuando sobre campos de milho, pepino, vagem, aspargo e folhas de couve. O carro é feito de biscoitos e cogumelos - queijos fazem o pequeno vilarejo.

Veja mais Paisagens de Alimentos neste blog (aqui).

terça-feira, 18 de outubro de 2011

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO (16 A 22 DE OUTUBRO)

Semana da Alimentação

A Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul é uma celebração ao Dia Mundial da Alimentação, instituído na data de 16 de outubro pela FAO. Na edição desse ano, ela ocorre de 16 a 22 de outubro e tem como tema estabelecido pela FAO: “Alta dos preços dos alimentos: da crise à estabilidade”. Promoção do CRN2, a Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul conta com uma programação diversificada e aberta ao grande público (veja aqui).

Entidades co-promotoras: EMATER/RS; CONSEA/RS; AÇÃO da Cidadania RS; FESANS/RS; Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social/RS.


sexta-feira, 17 de junho de 2011

BOLOS ARTÍSTICOS

O paladar dos convidados certamente será aguçado de forma lúdica ao visualizar as formas originais e, muitas vezes  engraçadas, destes bolos artísticos...
A minha avó tinha uma destas! O pé está na minha sala, com um tampo de mármore.
E aí: é para comer ou só para olhar? 

Um escudo com detalhes primorosos. Pena que está em um idioma desconhecido (penso em alfabeto cirílico, talvez grego... Quem souber qual é a língua, me avisa, certo?)

Este é bem literal... alguém que já usa ou que precise de uma...


Lembram das antigas caixas registradoras? A turminha mais jovem nem conhece tais antiguidades...


Para estudar os astros...

...e o interior do corpo humano.

Será que alguém toca tarol, com seu som claro e vibrante, na banda da escola?

Nada como o conforto e o aconchego do lar! 


 Mas há quem prefira sair para divertir-se!

E, quando a sede bate, nada como um refri geladinho!
 
Agradeço à professora Maria de Lourdes, aqui da ETS (e do PAP), que me enviou este apetitoso e-mail.
Veja aqui, mais arte comestível, desta vez em formato de bebês (docinhos).

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

HORA DO ALMOÇO - OU SERÁ JANTAR?

Agradeço à minha colega, professora Maria de Lourdes (ETS/PAP) pelo belíssimo e-mail enviado. Vou postando aos poucos as fotos de animais em diversas situações. Espero que vocês também gostem...

terça-feira, 15 de junho de 2010

NUTRIÇÃO: DIABETES & ARROZ BRANCO


Consumir arroz branco frequentemente favorece o aparecimento do diabetes tipo 2, enquanto o risco de ter a doença é reduzido com o consumo de arroz integral, revela um estudo americano publicado em 14/06/10.
Cientistas da Escola de Saúde Pública de Harvard acompanharam o consumo de arroz branco e integral por 157.463 mulheres e 39.765 homens, que foram seguidos em três estudos diferentes durante 14 a 20 anos.
O diabetes tipo 2, insulino-dependente, se manifesta em geral na idade adulta. Há quase 24 milhões de diabéticos nos Estados Unidos (8% da população).
Os cientistas de Harvard descobriram que as pessoas que consumiam arroz branco cinco vezes por semana tinham 17% mais chances de desenvolver diabetes tipo 2 que aqueles que o comiam uma vez por semana apenas.
"Nós acreditamos que substituir o arroz branco e outros grãos refinados por grãos integrais, como o arroz integral, ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 2", disse o autor do estudo, Qi Sun, da Escola de Saúde Pública de Harvard.

Disponível em:

http://nickmartins.com.br/atualidades/?tag=alimentos-que-nao-engordam>. Acesso em: 15 jun. 2010.


"Há séculos o arroz é um alimento de base nos países asiáticos", destacaram os cientistas.
"Mas desde o século XX, os progressos feitos nas tecnologias do tratamento do cereal possibilitaram uma produção em massa de cereais refinados. Durante este processo, a casca do grão, assim como as partes intactas do germen, são retiradas para produzir arroz branco que, de fato, consiste em um endospermo cheio de amido", afirmam os autores.
Mais de 70% do arroz consumido nos Estados Unidos é arroz branco.
O estudo foi publicado nos Archives of Internal Medicine.

REFERÊNCIAS:

Disponível em:

http://www.almanaqueculinario.com.br/receita/prato-unico/arroz-branco-9804.html>. Acesso em: 15 jun. 2010. (arroz)

Disponível em:

sábado, 16 de janeiro de 2010

FRUTAS MOLDADAS

Disponível em:
<http://www.comoehquetala.com.br/blog/page/22>. Acesso em: 16 jan. 2010.

Um produtor chinês tem moldado suas peras desde 2003 com a simples técnica de envolver a fruta com um molde durante seu desenvolvimento.
Disponível em: <http://gourmet.updateordie.com/design/2009/11/pera-moldada/>. Acesso em: 16 jan. 2010.

Melancias quadradas facilitam o transporte e o armazenamento das frutas.
Disponível em: <http://www.zaroio.com.br/br/imagem/12474/melancia_quadrada_fruta_japones/>. Acesso em: 16 jan. 2010.

Agricultores japoneses formatam as melancias como corações:

Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL1116446-6091,00.html>. Acesso em: 16 jan.2010.

Haja criatividade!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

ARTE COM BATATAS


A imaginação de um artista não tem limites: onde nós, pessoas comuns enxergamos apenas batatas, ele vê rostos, com diferentes expressões faciais...

Las Papas é uma instalação feita pelo artista Ginou Choueiri.

Disponível em:

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

BEBÊS DOCINHOS

Bem, eu não sei quem os fez, a pessoa é um (a) artista...
 











































 





































São lindos e feitos de açúcar, mas...
TU COMERIAS ESTES DOCINHOS?

Recebido por e-mail; valeu, Valesca!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

OLHA A FILA!

Foto recebida por e-mail
Não vale furar a fila... Os espertos gatinhos estão literalmente bebendo na fonte!

domingo, 26 de abril de 2009

UTILIDADE PÚBLICA: CAMPEÕES EM AGROTÓXICO

Os campeões em agrotóxico
O pimentão foi o alimento que apresentou o maior índice de agrotóxico entre 17 variedades de produtos comuns na mesa dos brasileiros analisados em 2008 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De 101 pimentões coletados em supermercados para o exame toxicológico, 65 (64,36%) continham agrotóxicos em quantidade muito superior ao que é permitido – um miligrama por quilo, com exigência de 14 dias entre a aplicação e o consumo, de acordo com a legislação internacional, adotada pelo Brasil.

Produtos com mais agrotóxico e o percentual da amostra analisada

Pimentão (54,36%)
Morango (36,05%)
Uva (32,67%)
Cenoura (30,39%)









Não foi só isso. Chamou a atenção da Anvisa o uso de agrotóxicos não permitidos em todas as culturas analisadas. Ingredientes ativos banidos nos países desenvolvidos, como o acefato, o metamidofós e o endossulfam, foram encontrados de forma irregular em abacaxi, alface, arroz, batata, cebola, cenoura, laranja, mamão, morango, pimentão, repolho, tomate e uva.
Desde 2008 o Brasil é o país que mais consome agrotóxico no mundo – disse o gerente de toxicologia da Anvisa, José Agenor.
Ao todo, a Anvisa analisou no ano passado 1.773 amostras de 17 alimentos. Desde 2001 é feito o monitoramento, mas no começo da experiência poucos Estados participavam e eram coletados apenas nove tipos de produtos.
No ano passado o controle passou a ser feito em todo o país.


BOAS NOTÍCIAS
# A popular dupla arroz e feijão, pela primeira vez monitorada, está com índices baixos – 4,41% e 2,92%, respectivamente.
# Em 2007, 44,72% das amostras de tomate tinham resíduos de agrotóxicos acima do permitido. No último ano, esse percentual caiu para 18,27%.
# A batata é outro alimento que teve uma queda acentuada na contaminação por agrotóxico: de 22,2% em 2007, está agora com 2%.
# A banana, que em 2007 tinha 6,53% de presença de produtos tóxicos, em 2008 ficou com 1,03%.
REFERÊNCIAS:
Disponível em:
<
http://receitasdetodososdias.blogspot.com/2008/06/pimentes-confira-as-diferenas-entre.html>. Acesso em: 26 abr. 2009. (pimentões)
Disponível em:
<
http://www.badaueonline.com.br/2008/4/24/Pagina30024.htm>. Acesso em: 26 abr. 2009. (morango)
Disponível em:
<
http://www.loja.jardicentro.pt/product_info.php?products_id=3077>. Acesso em: 26 abr. 2009. (cenoura)
Disponível em:
<
http://valeriareis.blogspot.com/2009/02/visitante-podera-conhecer-os-diversos.html>. Acesso em: 26 abr. 2009. (uvas)
Disponível em:

sexta-feira, 3 de abril de 2009

DIA DA SAÚDE E NUTRIÇÃO - 31 DE MARÇO

Quando pensamos em Saúde e Nutrição associamos logo a uma alimentação saudável e qualidade de vida. No entanto, na correria do mundo atual, muitas vezes esquecemos de colocar esses conceitos em prática. O dia 31 de março - quando se celebra o Dia da Saúde e Nutrição - é uma data oportuna para refletirmos sobre os nossos hábitos e atitudes, principalmente com relação à alimentação usual.
O uso frequente de alimentos industrializados com alta densidade calórica (fast-foods, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados etc.), associado a práticas como omissão de refeições e baixa ingestão de frutas, legumes e verduras vêm se mostrando um “coquetel” de risco para as doenças cardiovasculares.

SAÚDE É VITAL. São Paulo: Abril, n. 298, maio 2008.

Disponível em: <http://biomedicinaunip.blogspot.com/2008_05_01_archive.html>. Acesso em: 3 abr. 2009.

Na Biblioteca da ETS temos a assinatura mensal da revista acima para leitura no local.

É cientificamente comprovado que a mudança nos hábitos alimentares, associada a mais tempo dedicado à atividade física, pode influenciar fortemente - e de maneira benéfica - vários fatores de risco na população tais como obesidade, hipertensão arterial, alteração nos níveis de glicose sanguínea e colesterol, entre outros.

TEXTO:

Disponível em:

<http://itu.com.br/noticias/detalhe.asp?cod_conteudo=17698>. Acesso em: 3 abr. 2009.


Disponível em:

<http://www.faceal.com.br/comunicacao/noticias/2008/4o-bimestre/saude-na-terceira-idade/>. Acesso em: 3 abr. 2009.

Portanto, cuidar da ingesta de alimentos saudáveis e exercitar-se contribuem para a melhor qualidade de vida e a saúde em geral!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA