Ao ler a Zero Hora do dia 10/09, achei muito interessante - e visualmente bonita - a matéria sobre as novas fotos do Hubble, o poderoso telescópio da Nasa (Agência Espacial dos EUA). Recentemente reformado, foram investidos mais de U$ 220 milhões para melhor equipar o Hubble que pode, então, captar com mais nitidez as maravilhas do cosmos.
Visitando o site da Nasa, tem até um modelito do satélite Wise para imprimir, recortar e montar. Clique aqui:
Dsiponível em:

Crédito da imagem: X-ray: NASA/CXC/CfA/D.Evans et al.; Optical/UV: NASA/STScI; Radio: NSF/VLA/CfA/D.Evans et al., STFC/JBO/MERLIN
Disponível em:

Disponível em: <http://wise.ssl.berkeley.edu/gallery_eagle_nebula.html>. Acesso em: 18 set. 2009.
Acima, imagem infravermelho de M16, "Eagle Nebula" (Nebulosa Águia) tirada pelo satélite ESA/ISO. Esta nebulosa é um local ativo deformação de estrelas na Galáxia Via Láctea. WISE observará a região com o mesmo tipo de lentes e iluminação para ver a poeira que frequentemente encobre as estrelas que se formam nestes locais. (trad./adapt. por Kátia)




Para ver o slide show completo:
Disponível em:
<http://www.nasa.gov/templateimages/redesign/image_gallery/slideshow.html?currentImageIndex=0&masterXml=/mission_pages/hubble/multimedia/ero/topimages_GalleryXml.xml>. Acesso em: 18 set. 2009.
Mais sobre o Ano Internacional da Astronomia neste blog: tag astronomia em "Pesquisar blog"ou clicar abaixo:
Biblioteca ETS: GALILEU: TELESCÓPIO - 400 ANOS "ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA"#links#links
Biblioteca ETS: ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA - 2009#links#links