Mostrando postagens com marcador Sítio do Pica-pau Amarelo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Sítio do Pica-pau Amarelo. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 19 de abril de 2012

ABRIL: MÊS DA LEITURA

 O logo da Festipoa Literária 2012 lembra muitos livros abertos, sendo manuseados e lidos; livros coloridos, cheios de aventuras, fantasia e poesias... Para brincar com a nossa imaginação e enriquecer nossa vida!
Clique aqui e veja a programação. (fonte imagem)
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||

 
Monteiro Lobato e suas criaturas do Sítio do Pica Pau Amarelo (fonte)


Nesta imagem do Sítio, tu podes clicar nos personagens para saber mais sobre eles (fonte)

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado no dia 18 de abril, em homenagem ao criador de Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia, Dona Benta, Visconde de Sabugosa e tantos outros personagens que fizeram a alegria de crianças há muitas gerações, iniciando nos livros e migrando para os seriados televisivos, brinquedos, jogos, vídeos...
Afinal, quem não foi a uma festinha de aniversário  infantil onde a recreacionista  estava fantasiada de Boneca Emília?
Veja mais na Wikipedia.
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||

Ilustração da obra de Andersen A Princesa e a Ervilha (fonte)

Dia Internacional do Livro Infantil celebra-se no dia 2 de abril em homenagem a Hans Christian Andersen, escritor que nasceu a 2 de Abril do ano de 1805. Algumas histórias inesquecíveis escritas pelo dinamarquês: Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Princesa e a Ervilha...


sábado, 18 de abril de 2009

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL - MONTEIRO LOBATO





"Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar."
Monteiro Lobato (foto: 2)


Monteiro Lobato (18.04.1882 em Taubaté/4.7.1948 em São Paulo) começou escrevendo pequenos contos para jornais da região. Mas a primeira aparição de Narizinho em suas produções se deu no Natal de 1920, e desde então a turma do Sítio do Picapau Amarelo não parou de ter aventuras. Afinal de contas, são histórias infantis com todo um gostinho brasileiro, com personagens do folclore do interior do país que a gente conhece bem, como o saci. E ele mistura ainda com personagens do cinema (da época), mitologia e quadrinhos! (texto e il. personagens: 1)

A autonomia dos personagens de Lobato é uma de suas marcas principais. Eles propõem os problemas e tarefas e eles próprios impõem as realizações e os objetivos a serem alcançados, ficando nos limites do possível de cada um.
Os heróis buscam ser, realizar seus desejos e não o ter comprometido com o consumismo. O que se opõe aos heróis, o grande vilão do homem, não é um personagem e sim o desconhecido e o desafio de desvendá-lo.
As aventuras vividas dependem da colaboração de cada personagem em especial, formam um grupo em prol de um mesmo objetivo. Cada um traz sua colaboração: Visconde oferece sua intelectualidade, Dona Benta, a experiência de vida, Emília traz sua esperteza e assim por diante. (texto e il. abaixo: 3)
REFERÊNCIAS:

1) Disponível em:
<http://blog.acessasp.sp.gov.br/index.php?itemid=366&catid=10>. Acesso em: 18 abr. 2009.

2) Disponível em: <http://www.telehistoria.com.br/thnews/colunas_integra.asp?id=3428>. Acesso em: 18 abr. 2009.

3) Disponível em: <http://sitiopicapauamarelo.blogspot.com/2007/09/personagens-do-stio-monteiro-lobato.html>. Acesso em: 18 abr. 2009.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA