Mostrando postagens com marcador Iberê Camargo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Iberê Camargo. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 14 de junho de 2011

PÓLO DE CAMARGO - "MEDIADORES DE LEITURA NA BIBLIODIVERSIDADE"

Canção dos Mediadores (paródia)
(CANTAR COM A MELODIA DO CANTO ALEGRETENSE)

Aos colegas professores mediadores
Aqui estamos satisfeitos pra valer;
Aprendemos a importância da leitura
Pra melhor este mundo compreender.

A poesia faz parte da nossa vida
Estudando, trabalhando ou no lazer;
Brincadeiras com palavras já fazemos
E as crianças ensinamos com prazer.

Somos os mediadores de leitura
Professores envolvidos com amor;
Aprendemos muita coisa neste curso
E a não ter medo do computador.

Nossa prática está sendo inovada
Este mundo nós queremos melhorar;
Com afeto formaremos bons leitores
Pra que saibam criticar, pensar e amar.

Professores instrutores deste curso
Nós queremos a vocês agradecer;
Pelo apoio, pela ajuda que tivemos
Com certeza não iremos esquecer.

Alberi, Fabiane, Iraci, Janete e Josué.
Disponível em:http://confrariadaleitura1.blogspot.com/2011/06/cancao-dos-mediadores-parodia.html. Acesso em: 14 jun. 2011.   

Hoje, encerrou-se mais uma etapa (grupo B) do Curso "Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade", desta vez na simpática cidade de Camargo (RS). Este curso, elaborado com muito carinho por professores do IFRS e da FABICO/UFRGS, sob a Coordenação das queridas professoras Eliane Moro - que assistiu ao encerramento -, Iara Neves e Lizandra Estabel,  é uma parceria com os Pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que está levando práticas leitoras inovadoras aos professores do ensino básico no interior de nosso estado.
Muito me orgulho de ter sido tutora pedagógica deste curso e de ter participado, aprendido,  ensinado e compartilhado, junto com os queridos professores/alunos de Camargo e outros municípios vizinhos a valorização de todas as formas de leitura e produção textual, releituras de contos ("A Cartomante, de Machado de Assis) participações em fóruns, chats e a inserção no mundo virtual, com a criação em grupos de 8 blogs!
Os trabalhos finais apresentando projetos de "Práticas Leitoras Multimidiais" dos 8 grupos foram ótimos, muito criativos e bem diversificados, envolvendo declamação de poesias, música, integração do grande grupo, contação de histórias por uma criança, o resgate das tradições gaúchas, da religiosidade (teatro: Festa Junina), trabalhos com os neo-leitores, tradução em libras (acessibilidade para surdos)...
* Voltarei com fotos e mais notícias!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO - MATERIAL NA BIBLIOTECA DA ETS


Acima, o belíssimo prédio da Fundação Iberê Camargo. O museu é maravilhoso, uma obra muito sofisticada do arquiteto português Alvaro Siza Vieira. Construído em 2008 para abrigar o acervo de mais de 4.000 obras do artista gaúcho Iberê Camargo, tornou-se um lugar obrigatório de visitação, não só por conta das obras do pintor, mas também pela experiência de circular por suas salas e incríveis túneis, que ligam um andar a outro - e pela visão que se tem do rio Guaíba, tão lindo ao por do sol...
Disponível em:
<http://rumos2009.wordpress.com/2009/05/04/bah-cronicas-de-um-rumeiro-em-porto-alegre-i/>. Acesso em: 18 set. 2009. (Imagem e texto)

Abaixo, material recebido pela professora de artes que acompanhou a turma de estudantes da ETS em visita guiada à Fundação Iberê Camargo. Com reproduções das obras do artista que dá nome ao museu e completo estudo sobre a obra de Iberê e de vários outros artistas que já articiparam de exposições na Fundação, esta pasta encontra-se à disposição de todos os usuários da Biblioteca da ETS, incluido a comunidade externa à escola, para consulta local.











Fotografias: Kátia/2009.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA