Mostrando postagens com marcador biblioteca escolar. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador biblioteca escolar. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

NOVIDADE NAS ESTANTES DA BIBLIOTECA!

As estantes da nossa biblioteca estão sendo sinalizadas com cores! 
Esta sinalização auxilia na localização dos livros e de outros materiais na estante. 
Parte do acervo já se encontra tombado, ou seja, o livro tem seu número de registro informatizado e identificado na lombada, acompanhado da cor que identifica o assunto (exemplo: Literatura Brasileira - Romance, identificado pelas cores azul, verde e branca na lombada). 
A cor na placa de identificação acompanhará a cor apresentada na lombada do livro. 
Futuramente, todos o acervo estará sinalizado desta forma.

Fonte: fotos do acervo pessoal

Postagem realizada por Regina Orlandi da Silva, futura Técnica em Biblioteconomia e aluna do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Câmpus Porto Alegre).

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

FÓRUM GAÚCHO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES: ALVORADA (RS)

No dia 24/8, o Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares e Públicas estará em Alvorada.


Desejo muito sucesso para este evento tão importante para o crescimento e qualificação das Bibliotecas do interior de nosso estado!

sábado, 17 de dezembro de 2011

LANÇAMENTO DE LIVRO NO IV FÓRUM DE BIBLIOTECAS ESCOLARES

Capa do livro que será lançado no IV Fórum Nacional de Bibliotecas Escolares
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
ANO 117 Nº 79 - PORTO ALEGRE, DOMINGO, 18 DE DEZEMBRO DE 2011

Fórum debate bibliotecas escolares

"Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-10), Grupo de Pesquisa Leia/Fabico/Ufrgs, Goethe Institut Porto Alegre e Instituto Federal do RS/Campus Porto Alegre promovem o IV Fórum Nacional de Bibliotecas Públicas Escolares. O encontro será dia 19/12, no teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, na Capital." [...]
"Um dos destaques do Fórum será o lançamento do livro "Biblioteca Escolar: presente!" (foto), que será distribuído aos participantes."
Mais informes/inscrições: fone (51) 3232-2880; blog http://forumbibliotecasrs.wordpress.com; e e-mails fiscaletica@crb10.org.br ou crb10@crb10.org .br.

Leia a notícia completa:

http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=79&Caderno=0&Noticia=372246

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

IV FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Local: Teatro Dante Barone - Assembleia Legislativa (RS) 
Fonte da imagem

Com uma programação na medida para o último encontro do ano, a presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia - e idealizadora dos Fóruns - bibliotecária Nêmora Arlindo Rodrigues, "A Barca dos Livros" (SC) e o convidado paulista (ECA-USP) prof. Dr. Luiz Augusto Milanesi conferem o status de "Nacional" a estes eventos que estão movimentando as Bibliotecas Escolares e Públicas do Rio Grande do Sul. Conferencista de mão cheia, Milanesi (veja Wikipedia) é também bibliotecário e escritor, sendo responsável pelo volume "O Que é Biblioteca" (Col. Primeiros Passos da Brasiliense, atualizado em 2002 pela Ed. Ateliê), o qual tenho até hoje. Também li "O Paraíso Via Embratel", na década de 80, em tempos pré-Web, tendo, na época, assistido a várias palestras que ele proferiu por aqui...
À tarde, o painel II trará as queridas e sempre presentes profs. Drªs. Eliane Moro e Lizandra Estabel, a coordenadora dos Fóruns, bibliotecária Loiva Serafini e o bibliotecário do Goethe, Uli  Kaup. O painel III trará as boas práticas da Barca dos Livros (Florianópolis) e de Rio Grande.
A interiorização tão necessária tem-se feito presente pelo fato dos Fóruns irem aos municípios distantes, para que todos conheçam as diversas realidades que temos em nosso estado. Ao lado de Taquara, que investiu em um novo prédio e em concurso para bibliotecário, apresentam-se municípios com bibliotecas abandonadas pelo poder público, em prédios escondidos ou precisando de reformas. Sem falar na acessibilidade...

Mas o próximo dia 19 vai encerrar, com louvor, os muitos eventos - promoções conjuntas do CRB-10, FABICO/UFRGS, IFRS, Instituto Goethe, e dos alunos (tanto graduandos como futuros técnicos) e profissionais que atuam e são apaixonados por bibliotecas escolares, públicas, acessíveis: no final da tarde, haverá o lançamento do livro 
BIBLIOTECA ESCOLAR: PRESENTE!
realizado a muitas mãos e do qual tenho orgulho de  ter participado, levando o nome da nossa Escola Estadual Técnica em Saúde (ETS) a todos que o lerem...
Estão todos convidados! É só se inscrever (veja como, clicando no cartaz)

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

CULTURA - CONVITES (PORTO ALEGRE)

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
CONVITE
O Conselho Regional de Biblioteconomia – CRB-10, o Grupo de Pesquisa LEIA/FABICO/UFRGS, o Goethe Institut Porto Alegre e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre convidam para  o
IV FÓRUM NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS E ESCOLARES¨
Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
Porto Alegre, Praça Marechal Deodoro, nº 101
19 de dezembro de 2011
PROGRAMAÇÃO
8h30 Recepção e Inscrições
9h Abertura Oficial
Sensibilização e Entrega de  Premiações
10h30 Painel I - A Presença das Bibliotecas Públicas e Escolares na For-mação do Leitor
Mediadora  Prof. Dra. Iara Bitencourt Neves da FABICO /UFRGS
Painelistas
Bib.Nêmora Arlindo Rodrigues -PresidenteCFB
Prof. Dr. Luiz Milanesi da  ECA/USP
12h30min – Almoço
14h – Painel II - Biblioteca Escolar: presente!
Mediadora– Nêmora Arlindo Rodrigues – Presidente do CFB
Painelistas
Prof. Eliane Moro- DCI/FABICO/UFRGS,
Prof.Lizandra Estabel – IFRS/Campus POA
Bib. Loiva Serafini - Coordenadora FGMBE
Bib. Uli Kaup - Goethe  Institut
16h – Painel  III – Relatos de Experiências em Bibliotecas Escolares e  Promoção da Leitura
Mediador - Nelson Oliveira - Presidente  CRB-10
Painelistas - Tania Piacentini da Barca dos Livros de Florianópolis/SC
Dr. Cláudio Omar Nunes e Bib. Rosane Machado da Divisão de Bibliotecas de Rio Grande
Bibliotecas Escolares da SMED/ Porto Alegre:
17h30 -  Lançamento do livro "Biblioteca Escolar: presente!" com sessão de autógrafos e distribuição gratuita de um exemplar aos participantes inscritos
18h – Encerramento
PROGRAMAÇÃO PARALELA: Exposição de Trabalhos realizados pelas Bibliotecas das Escolas da SMED Porto Alegre / Exposição Biccateca no Vestíbulo Nobre do Teatro Dante Barone
nformação e Inscrições  -  Conselho Regional de Biblioteconomia
Fones: (51) 3232-2880  ou 3232-2856 - (das 9h às 18h)
Emails:  fiscaletica@crb10.org.br ou crb10@crb10.org .br
BLOG http:// forumbibliotecasrs.wordpress.com
Apoio: Conselho Federal de Biblioteconomia; Comissão de Educação da Assembleia Legislativa; Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre;
Biccateca.
Fonte da imagem

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

26º FÓRUM GAÚCHO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES NA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE/RS



A Feira do Livro de Porto Alegre¹ está sendo montada em uma Praça da Alfândega* toda remodelada, com o paisagismo e o calçamento originais da época de sua inauguração, graças ao Projeto Monumenta*, do Governo Federal, que vem revitalizando os prédios históricos, a vegetação os jardins e o entorno do Centro Histórico* da capital gaúcha.
Clica para saber mais.
Praça da Alfândega restaurada é entregue para a montagem dos estandes da 57ª Feira do Livro

sábado, 24 de setembro de 2011

1º FÓRUM BI-NACIONAL BRASIL/URUGUAI & 25 FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES


A importância da mobilização pela melhoria das bibliotecas escolares, que temos acompanhado desde o seu início, pode ser vista no aumento de concursos para profissionais bibliotecários e técnicos, na sensibilização do poder público dos diversos municípios pelos quais os fóruns já transitaram, envolvendo também as Universidades, as Bibliotecas Públicas Municipais e as Bibliotecas Comunitárias. A ênfase na elaboração dos Planos Municipais do Livro e Leitura (PMLL) e a difusão das boas práticas e trocas de experiências, juntamente com o aporte teórico apresentado pelas queridas professoras Eliane Moro e Lizandra Estabel também são relevantes e devem ser considerados, ressaltados e cada vez mais difundidos pelo nosso Estado e - até mesmo - em outras unidades da Federação, pois aqui no Rio Grande do Sul, com muito orgulho, estas ações vingaram e desdobram-se em uma conscientização maior a respeito da importância das Bibliotecas Escolares para a formação de leitores críticos e futuros pesquisadores.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

24º FÓRUM GAÚCHO - PASSO FUNDO (RS)


Durante a realização de mais uma consagrada Jornada Literária, na cidade de Passo Fundo, estará acontecendo também o 24º Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares, que tem levado a discussão sobre a importância das Bibliotecas Escolares, Públicas e Comunitárias, bem como do incentivo à leitura em todos os espaços - sejam privados ou públicos - a vários municípios do interior de nosso estado.
Sucesso à Jornada e ao Fórum! 

quarta-feira, 27 de julho de 2011

POSTAGEM Nº 1OOO! A ARTE DE BRITTO VELHO

Amigos seguidores, caros leitores deste blog: é com imensa satisfação que chegamos ao 1000º post! Certamente com o mesmo entusiasmo do início, embora com menos tempo, em função do acúmulo de atividades dos últimos tempos...
Continuem prestigiando, lendo, visitando e colaborando!
E lembrem-se de VOTAR, clicando no selo "TOP BLOG 2011"  bem aí ao lado... Vamos colocar a cultura, a biblioteca da nossa escola, os livros e a informação entre os 100 mais votados na categoria "Variedades" neste certame nacional!
CONTO COM O TEU VOTO E DIVULGAÇÃO ENTRE OS TEUS CONTATOS!
... E desde já agradeço a tua colaboração ;-)

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨@¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨


Bem, vamos ao post sobre o artista gaúcho Britto Velho!
Hoje à tarde, resolvi conhecer a Galeria La Photo e apreciar a exposição deste que é um dos artistas mais conceituados aqui dos sul, com um trabalho colorido, de formas orgânicas, misturando elementos do ser humano, deslocando olhos, pés, narizes... e de animais, em composições metamórficas, de sonho, em um colorido caleidoscópio...
Galeria La Photo e as obras de Britto Velho

Regina, uma das proprietárias da Galeria La Photo, é muito simpática e prontamente permitiu que eu usasse algumas imagens das obras de Britto Velho retiradas do blog da galeria...Agradeço! 
Leia aqui o que a curadora, prof.ª Paula Ramos (IA/UFRGS) escreveu sobre a obra do artista.
Disponível em: http://galerialaphoto.blogspot.com. Acesso em: 27 jul. 2011. (imagens)
VALE MUITO A VISITA!

Galeria La Photo - Travessa da Paz, 44-B - Porto Alegre/RS

quarta-feira, 29 de junho de 2011

DIVULGANDO AS DOAÇÕES RECEBIDAS


CURRAN, John. Agatha Christie: A captura de Cérbero: inclui os bastidores do conto. São Paulo: Leya, 2010.
"Em 2004, um incrível legado foi revelado: descobertos entre outros objetos deixados na casa da família de Christie estavam seus diários - 73 cadernos escritos à mão com notas, listas e desenhos que representavam seus planos para diversos livros, peças e contos. Entre essas relíquias, observações, pistas e notas sobre seus famosos livros que fascinam gerações de leitores." (contracapa)


DOYLE, Arthur Conan. Aventuras Inéditas de Sherlock Holmes. Porto Alegre: L&PM, 1997.

Peter Hanning organizou uma antologia  com 12 contos relatando as aventuras do célebre detetive, enriquecendo cada uma das histórias com comentários e estudos meticulosos. (adapt. contracapa)

Agradecemos a doação destas obras que estão disponíveis na Biblioteca da ETS.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES (1º/7/11)

Recebido do CRB-10 via e-mail

Desta vez, nossa caravana vai a Venâncio Aires (RS) e o enfoque será para a criação do Plano Municipal do Livro e Leitura (PMLL), com apresentações da Professora Drª Iara Neves, da Vereadora e Bibliotecária Fernanda Melchiona e do Coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Bibliotecário Ricardo Afonso.
Além deste assunto, boas práticas e os trabalhos já feitos em bibliotecas locais serão apresentados.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

TAQUARA/RS: FÓRUM DE BIBLIOTECAS ESCOLARES (MAIO/2011)

Em maio, o Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares vai a Taquara (RS) para divulgar as boas práticas que são feitas nas Bibliotecas Escolares das várias localidades por onde esta atividade itinerante passa. Esperamos que por este nosso Brasil, muitas atividades similares sejam criadas, com a cooperação das Associações ProfissionaisConselhos Regionais e Universidades - além, é claro, das escolas e prefeituras bem como da comunidade em geral!
Vamos a mais um Fórum!

domingo, 10 de abril de 2011

OFICINA "WEB 2.0 & RECURSOS DO GOOGLE" - SÁBADO (9/4/11) NA ETS

BIBLIOTECA DA ETS PROMOVE OFICINA
Neste sábado, a ETS teve um dia letivo diferente: dividida em duas turmas, a comunidade escolar compareceu para trocar experiências sobre recursos disponíveis na WEB.
No Laboratório de Informática, a professora Lúcia Helena e o voluntário Mário Sérgio (técnico em biblioteconomia e atual graduando da UFRGS)  ficaram com os alunos, em turmas maiores devido à maior quantidade de equipamentos.  Djalma (atual estagiário do IFRS), que está iniciando suas atividades na Biblioteca da ETS, também participou da Oficina.
Todos se envolveram nos preparativos: a equipe diretiva, o setor pedagógico (responsável pela divulgação e inscrições), a professora da informática e a equipe da Biblioteca. E, claro, nossos alunos, professores e funcionários...

 Foram atendidos 20 professores na Biblioteca, alguns trouxeram seus laptops... Colegas que entendem muito de informática, seus recursos e programas auxiliaram quem sabia menos.
Aplicamos previamente um pequeno questionário de múltipla escolha. Ao final foi respondida uma pergunta aberta, para que se possa aprimorar as próximas Oficinas
Foi bastante produtivo e diferente este sábado letivo...
Na Biblioteca da ETS, secretárias, professores e a bibliotecária (eu) trocaram informações sobre recursos do buscador Google (como o Docs, Mapssites, links que podem ser interessantes repassar aos alunos, como participar da interatividade proporcionada pelos blogs, o novo site da ETS, com acesso direto por este blog e vários outros assuntos.
Esperamos que todos tenham gostado!

Até uma próxima oficina...


Por falta de tempo, estas fotos são de apenas uma das duas turmas dos professores...Que pena!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

UFRGS: LEITURAS OBRIGATÓRIAS - VESTIBULAR 2012

Como acontece já há alguns anos, a UFRGS renova sua listagem de "Leituras Obrigatórias para o Vestibular" substituindo os últmos quatro livros da lista de 2011, de modo que a maioria das obras permaneça, mas com inovações.
Para o Vestibular 2012, as novas Leituras Obrigatórias são:


1. João Cabral de Melo Neto - A Educação pela Pedra;

2. José Saramago - História do Cerco de Lisboa;

3. Moacyr Scliar - O Centauro no Jardim;

4. João Simões Lopes Neto - Contos Gauchescos;

5. Guimarães Rosa - Manuelzão e Miguilim (Campo Geral e Uma estória de amor);

6. Dias Gomes - O Pagador de Promessas;

7. Rubem Fonseca - Feliz Ano Novo;

8. Cristóvão Tezza - O Filho Eterno;

9. Basílio da Gama - O Uraguai;

10. José de Alencar - Lucíola;

11. Poemas de Álvaro de Campos, de Fernando Pessoa - ( 1. Mestre, Meu Mestre Querido!, 2. Ao Volante do Chevrolet pela Estrada de Sintra , 3. Grandes São os Desertos, e Tudo é Deserto, 4. Lisboa com suas Casas, 5. Todas as Cartas de Amor São, 6. Ode Triunfal, 7. Lisbon Revisited (1923), 8. Tabacaria, 9. Aniversário, 10. Poema em linha reta );

12. Machado de Assis - Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Disponível em: http://www6.ufrgs.br/portaldenoticias/noticias.php?id=3791.  Acesso em: 1 abr. 2011.  

A Biblioteca da ETS tem todos os livros acima para empréstimo aos associados.
BOAS LEITURAS!

domingo, 27 de março de 2011

21º FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Recebido via e-mail

Na próxima sexta-feira, 1º de abril de 2011, reiniciam-se as reflexões proporcionadas pelos Fóruns Gaúchos de Bibliotecas Escolares, promoção conjunta do Sistema CRB-10/CFB, FABICO/UFRGS, IFRS e Instituto Goethe, que encamparam esta mobilização em prol da capacitação e melhoria das nossas bibliotecas escolares.
Eu já estava com saudades!

domingo, 14 de novembro de 2010

19º FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Clique na imagem para ler a programação.
(Recebido por e-mail do CRB-10)

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

BIBLIOTECA DA ETS: NOVAS AQUISIÇÕES (RADIOLOGIA/SAÚDE)


Em quatro volumes - doados pelo representante da editora - as obras trazem vários assuntos relacionados aos cursos de nossa escola, desde anatomia/fisiologia, parasitologia e outras doenças bacterianas e virais, célula, aspectos profissionais, saúde, doenças e exames específicos da radiologia.
Disponíveis para consulta local em nossa Biblioteca

NÓBREGA, Almir Inacio (Org.). Tecnologia Radiológica e Diagnóstico por Imagem: guia para ensino e aprendizagem. 4. ed. São Caetano do Sul: Difusão, 2010.  4 v.  

Agradecimentos especiais ao fotógrafo Mário Sérgio (estagiário do IFRS e estudante de  Biblioteconomia -FABICO/UFRGS)

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

18º FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS (29/10/10)

Retirei do blog Biblioteconomia e Patrimônio

Iniciando a Feira do Livro de Porto Alegre, o Fórum mensal promovido por diversas entidades ligadas ao livro, às bibliotecas e à Ciência da Informação estará no Cais do Porto para receber a comunidade interessada em trocar experiências nesta área.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

DIA INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR (25/10/10)


No dia 25 de outubro comemora-se o Dia Internacional da Biblioteca Escolar. Bom para se refletir sobre este setor fundamental da escola, que tem como principal meta trabalhar em estreita colaboração com os mestres a fim de facilitar a aprendizagem dos alunos. É atribuição da Biblioteca Escolar a promoção da leitura prazerosa e lúdica para todos os integrantes da comunidade escolar, disponibilizando obras/informações em diferentes suportes. Através da informação, encontrada nestes espaços, há efetivação da inclusão social e digital dos educandos.
Recentemente, em nosso país, a Lei  nº12.244 prevê a instalação e  funcionamento de Bibliotecas Escolares em todas as escolas em um prazo máximo de dez anos.
Vamos, portanto, batalhar para que tal decisão se torne realidade!
Leia mais sobre o Projeto Mobilizador, lançado há dois anos pelo Conselho Federal de Biblioteconomia e sobre o Mês Internacional da Biblioteca Escolar.



 
 
 
 
 
 

Disponível em: http://www.cm-avis.pt/autarquia/biblioteca/biblioteca.htm. Acesso em: 25 out. 2010. (Imagem à direita)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA