Mostrando postagens com marcador Rio de Janeiro. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Rio de Janeiro. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

JOGOS OLÍMPICOS - LONDRES 2012/RIO 2016


QUADRO Final DE MEDALHAS       


PaísOuroPrataBronzeTotal

EUA
462929104

China
38272287

Grã-Bretanha
29171965

Rússia
24253382

Coreia do Sul
138728
22º
Brasil
35917
     
À direita acima, Brasil é medalha de ouro no judô feminino, com a judoca brasileira Sarah Menezes.


Agora é a vez do Rio!
Ontem (12/8), na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, após a execução do hino da Grécia e do hino olímpico, como manda o ritual dos Jogos, começou a participação brasileira na Cerimônia de Encerramentoa. A bandeira dos jogos foi passada para o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. O hino brasileiro foi executado e a bandeira nacional, hasteada. O Estádio Olímpico, com efeitos luminosos, tornou-se verde e amarelo

Ao som de "Aquele Abraço", cantado por Marisa Monte e homenageado (acima) com imagens do calçadão de Copacabana, o Rio retribuiu com uma bandeira gigante (abaixo) de dois mil metros quadrados que foi estendida na manhã deste domingo (12/8) nas areias de Copacabana, na zona sul do Rio


A cerimônia de encerramento, assim como na abertura, foi embalada por um caleidoscópio de músicas britânicas. Das Spice Girls a John Lennon, vários foram homenageados. Ao som de samba, maracatu e capoeira, com músicas e performances,  Marisa Monte, Seu Jorge, BNegão, Alessandra Ambrósio e Pelé representaram o Brasil e contagiaram o público do Estádio Olímpico de Londres.


Agora, a parte séria:
(fonte: AGORA é o Rio.  Metro, Porto Alegre, 13 ago. 2012, p. 14-15)

11 bilhões de dólares é o que o Rio de Janeiro deve gastar em infraestrutura e melhorias para sediar a próxima Olímpiada: transporte, hospedagem e fluxo nos aeroportos - além da segurança, é claro;

Incentivos fiscais para a rede hoteleira talvez sejam insuficientes para suprir a demanda em 2016: o Rio conta atualmente com cerca de 29.000 leitos e o Comitê Olímpico Internacional (COI) exige 48.000 para a competição. O Rio promete 6 navios para acomodar cerca de 10.0000 pessoas;

Já em funcionamento, a linha expressa BRT Transoeste (R$ 800 milhões). A Transcarioca (R$ 1,58 bilhão) e a Transolímpica (R$ 1,55 bilhão) estão com a s obras adiantadas. Mas a Transbrasil ainda não começou a ser construída - a previsão é para julho de 2013. A construção da Linha 4 do Metrô (R$ 4,2 bilhão) que ligará Barra da Tijuca a Ipanema enfrenta muitos empecilhos e polêmicas. Por enquanto, apenas o trecho Barra/São Conrado está em obras.


Espera-se que tudo esteja pronto e funcionando a tempo e que a 'nossa Olimpíada' seja um sucesso!


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CORRUPÇÃO NO BRASIL: VASSOURAS EM COPA!

Vi no Instituto Humanitas Unisinos
(clica para aumentar a imagem)
Mobilização. Segunda-feira, dia 19-09-2011, a praia de Copacabana, um dos cartões postais do Rio de Janeiro, amanheceu com 594 vassouras verdes e amarelas - as cores do país e representando os 513 deputados e 81 senadores - colocadas na areia e com um imenso banner com a a mensagem "Congresso Nacional, ajude-nos a acabar com a corrupção no Brasil".
Foto: Sergio Moraes/REUTERS
Fonte: IHU
A população carioca revive, com o bom humor que lhe é característico, outros movimentos sociais - como o dos "cara-pintadas", este na década de 90, responsável pela derrocada de Collor e seu impeachment.
É HORA DE NOS MOBILIZARMOS!

terça-feira, 8 de março de 2011

CARNAVAL 2011


RECIFE (PERNAMBUCO):

O bloco "Galo da Madrugada" foi criado por Enéas Freire em 1978 e surgiu na rua Padre Floriano nº 43, no bairro de São José, na cidade de Recife (capital de Pernambuco).

Em 2009, o desfile do bloco "Galo da Madrugada", no centro de Recife, arrastou mais de 2 milhões de foliões. É considerado pelo Guinness Book – o livro dos recordes – o maior bloco de carnaval do mundo.

Veja mais: http://www.galodamadrugada.org.br/
 
 
Recife - Galo da Madrugada
Disponível em: http://portalbraganca.com.br/blogdosamba/galo-da-madrugada-ja-tem-pronta-a-programacao-para-o-carnaval-2011/%. Acesso em: 8 mar. 2011.

Em 2009, este blog falou sobre o início do carnaval no Brasil: corso, entrudo, a primeira escola de samba... Fizemos também um passeio por alguns países: Alemanha, Veneza com suas belas máscaras e New Orleans (EUA), com o Mardigras...
Ano passado, várias curiosidades a respeito desta festa foram lembrados (limões de cheiro, D. Pedro, lança perfume...).

sexta-feira, 4 de março de 2011

CRISTO REDENTOR - OBRAS DE RESTAURAÇÃO & LUZ

Cristo Redentor: restaurado e iluminado!


Esta semana, no dia  1º de março, a cidade do Rio de Janeiro completou 446 anos. Lembrei-me, então, de um e-mail recebido quando da restauração do Cristo, no ano passado... 
Um amigo "cariúcho" enviou-me correspondência detalhando as reformas pelas quais passou recentemente o monumento... Valeu, PY3SDT!
Visto de longe era humanamente impossível ver o desgaste das pastilhas que cobrem o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, monumento inaugurado em 1931. Contudo, chegando mais perto, era possível ver os estragos causados pela ação do tempo. O Cristo, eleito em 2007 uma das "Sete Maravilhas do Mundo Moderno", entrou em reforma em 2010 para recuperar o brilho.

O repórter fotográfico Wilton Junior visitou as obras e produziu imagens de detalhes do monumento bem pouco conhecidos.


O tempo deixou marcas principalmente nos braços e no rosto do Cristo Redentor. Faltavam pedaços nas pontas dos dedos das mãos, na cabeça e nos supercílios, rachados por raios que atingem principalmente as extremidades da estátua.

Aos pés do monumento, a empresa responsável pela obra testou substâncias que foram usadas na limpeza de manchas da superfície. Um trabalho minucioso de restauração dos cerca de 1,5 milhão de pastilhas de pedra-sabão que revestem a estátua, com um cuidado inspirado na medicina.

Detalhes de partes danificadas do monumento
"Costumamos dizer que somos médicos das obras de arte, e usamos termos da medicina e da odontologia para identificar esse processo de recuperação dos monumentos", diz a arquiteta Márcia Braga.
O monumento, localizado no morro do Corcovado, dentro do Parque Nacionalda Tijuca, sofreu a sua maior reforma desde a inauguração. Ao custo de R$ 7 milhões, os técnicos concluíram a reposição do mosaico de pedra-sabão, consertos de rachaduras e infiltrações, a reparação das escadas rolantes que levam os visitantes até os pés do Cristo e a instalação de câmeras de segurança, além de alguns consertos no interior da estrutura. Para finalizar, a obra ganhou nova iluminação, que varia conforme a data e/ou homenagens prestadas.
Em dezembro de 2009, o Cristo Redentor foi tombado como patrimônio nacional. Atualmente, figura no Guiness, o livro dos records, como a maior estátua de Jesus Cristo existente no mundo.
 
Acesso em: 4 mar. 2011. (últimos parágrafos/1ª imagem do Cristo)

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

LIXO EXTRAORDINÁRIO: DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO CONCORRE AO OSCAR 2011



A arte de Vic Muniz, artista reconhecido internacionalmente, mostra-se engajada ao retratar a realidade  da comunidade que sobrevive dos restos armazenados no Jardim Gramacho (maior lixão da América Latina), localizado em Duque de Caxias, na capital carioca. 

Disponível em: http://www.partesdesign.com.br/ms/2006/dezembro_2006/. Acesso em: 7 fev. 2011.

O filme foi dirigido por Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim e já levou diversos prêmios em 2010/11. Esta coprodução Brasil/Reino Unido teve a participação de Fernando Meirelles na produção executiva. Sua produção deu-se entre agosto de 2007 e maio de 2009 e mostra como vivem pessoas que tiram do lixo seu sustento e sua moradia.

Nas palavras do artista - cuja obra figura há meses na abertura da novela global Passione - "se você é um artista visual, o lixo se torna um material muito interessante para se trabalhar, porque ele é o mais não visual dos materiais. Você está trabalhando com algo que você normalmente tenta esconder".

Outros filmes em que o lixo foi protagonista:
  • Ilha das Flores (Jorge Furtado);
  • À Margem do Lixo (Evaldo Mocarzel);
  • Estamira (Marcos Prado);
  • Boca de Lixo (Eduardo Coutinho);
  • Os Catadores e Eu (Agnès Varda)
Veja mais sobre Lixo Extraordinário aqui. 


REFERÊNCIAS:
LIXO na Tela do Cinema. Zero Hora, Porto Alegre, 7 fev. 2011. Nosso Mundo Sustentável, ano 1, n. 30, p. 3. (Texto adaptado)
Disponível em: http://bethccruz.blogspot.com/2011/02/lixo-extraordinario.html. Acesso em: 7 fev. 2011. (Imagem Lixo Extraordinário)

Como descartar o lixo eletrônico?  Clica para ver post neste blog.

domingo, 4 de outubro de 2009

RIO 2016...

Meme no Google (2/10/09)



O Rio superou assim as candidaturas de Madrid (esta na votação final) Chicago (EUA) e Tóquio (Japão).
Pela primeira vez na história, uma cidade sul-americana foi escolhida pelos membros do Comitê Olímpico Internacional para acolher os Jogos Olímpicos.

Esta competição chegará ao Brasil dois anos depois da organização, pelo País, do Campeonato do Mundo de futebol, de 2014.

Será bom, certeza!
Mas para isto, teremos que ter resolvidas as nossas mazelas: a impunidade, os escândalos no Congresso Nacional, a roubalheira que grassa em todas as esferas, a falta de segurança, de preparo e de infraestrutura para receber tantas delegações/pessoas/costumes diferentes...
Será que dará tempo?
Fica em aberto para refletirmos...

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

BAUHAUS - 90 ANOS DE CRIAÇÃO


Disponível em:
As linhas modernas do edifício da Bauhaus em Dessau (projeto de Gropius).

"A histórica escola Bauhaus, berço do design moderno, conhecida por muitos apenas em livros e nas universidades de design e arquitetura pelo mundo não está morta.
Fundada em 1919 por Walter Gropius, a Bauhaus teve um primeiro cliclo de vida até o ano de 1933, quando por questões políticas foi fechada (leia mais sobre a história aqui).
Mas o interessante mesmo é que a Fundação Bauhaus da cidade de Dessau não apenas está funcionado, (desde 1998, sob a direção do Professor Omar Akbar) como reassumiu seu compromisso com o “movimento Bauhaus”. Algo como unir as diferentes capacidades - a arte e a tecnologia - repensando as questões humanas, em busca de um novo caminho - desafiar o pré-fabricado com o saber-fazer dos artistas e construir novas alternativas para o mundo moderno.
Enfim, eles têm feito um ótimo trabalho, ainda muito concentrado nas questões urbanísticas, principalmente entre Berlim e Dessau, mas inclusive já vieram ao Rio de Janeiro realizar um projeto de revitalização. Muitos projetos ligados às cidades, à mobilidade urbana. Estão, acima de tudo, seguindo um novo rumo, desafiando as ciências contemporâneas como a computação e os novos paradigamas da comunicação.
O movimento Bauhaus segue vivo, e não mais preso ao modernismo e muito menos dependente do passado." (Retirado do site abaixo - leia mais)

Disponível em: <http://www.imamdesign.com.br/blog/?paged=3>. Acesso em: 7 fev. 2009.




















Disponível em:
<http://www.schools.net.au/edu/lesson_ideas/optics/optics_opart1.html>. Acesso em: 10 fev. 2009. (esquerda)
Disponível em: <http://tipografos.net/bauhaus/bauhaus-moveis.html>. Acesso em: 10 fev. 2009. (direita)

Acima, à esquerda, Johannes Itten: Die Begegnung (1916) e à direita, projeto de Marcel Breuer, cadeira modelo No. B32 (1928/31). Material: estrutura de aço tubular cromado, assento e costas em palhinha.

___________________________

"A Bauhaus combatia a arte pela arte e estimulava a livre criação com a finalidade de ressaltar a personalidade do homem."

"Mais importante que formar um profissional, segundo Gropius, era formar homens ligados aos fenômenos culturais e sociais mais expressivos do mundo moderno. Por isso, entre professores e alunos havia liberdade de criação, mas dentro de convicções filosoficas comuns.




Disponível em: <vide.strangeattractors.com/.../bauhaus_archive/>. Acesso em: 10 fev. 2009.

Bauhaus Archives (1979) - projeto arquitetônico de Walter Gropius e Alexander Cvijanovi.

_____________



"O ensino era suficientemente elástico, com a participação, na pesquisa conjunta, de artistas, mestres de oficinas e alunos.

Para Gropius, a unidade arquitetônica só podia ser obtida pela tarefa coletiva, que incluía os mais diferentes tipos de criação, como a pintura, a música, a dança, a fotografia e o teatro.

Sem demora se definiu um estilo aos seus produtos despidos de ornamentos, funcionais e econômicos, cujos protótipos saíam de suas oficinas para a execução em série na indústria.


Mestres:




















Disponível em:
Disponível em: <inspiredby-life.livejournal.com/2089.html>. Acesso em 10 fev. 2009.

Acima, obras dos artistas e professores da Bauhaus: Paul Klee (esquerda) e Lyonel Feininger (direita).

Lyonel Feininger (pintor americano), Gerhard Marks (escultor e gravador alemão), Johannes Itten (pintor suíço) foram os artistas que iniciaram a escola, logo juntando-se aos mesmos: Oscar Schlemmer, Paul Klee, Wassili Kandisnski, László Moholy-Nagy, Mies van der Rohe, Josef Albers e Marcel Breuer."


















Projetos de Mies van der Rohe: à esquerda cadeira Barcelona (1929) e à direita, D42 (1927), objetos clássicos até hoje comercializados em todo o mundo.

Referência:
NOVA Enciclopédia Barsa. Rio de Janeiro: Encyclopaedia Britannica, 1997. Bauhaus, v.2., p. 380-382.

domingo, 14 de dezembro de 2008

sábado, 13 de dezembro de 2008

13 DE DEZEMBRO - DIA DO CEGO

Disponível em: <http://www.uesb.br/ascom/noticias/imagens/Braile.jpg>. Acesso em: 13 dez. 2008.

Algumas entidades que promovem a inclusão social de Portadores de Necessidades Especiais (PNEs com visão reduzida ou cegos) em nosso país:

"O Instituto Benjamin Constant (IBC - Rio de Janeiro) é um órgão do Ministério da Educação que tem suas ações destinadas às questões relacionadas à Deficiência Visual.
Fundado em 1854, com o nome de Imperial Instituto dos Meninos Cegos, o IBC foi a primeira instituição de educação especial da América Latina, e hoje possui atividades voltadas para o atendimento das necessidades acadêmicas, reabilitacionais, médicas, profissionais, culturais, esportivas e de lazer da pessoa cega e portadora de visão subnormal."
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-do-cego.htm>. Acesso em: 13 dez. 2008.



Esta é a fachada da Sociedade de Assistência aos Cegos, fundada em 1942, em Fortaleza (CE)

Esta entidade, além do atendimento na área da saúde, promove cursos de capacitação profissional e também presta apoio aos familiares de Portadores de Necessidades Especiais - como por exemplo, cursos de Braille e o uso de programas especiais que integram os PNEs às novas Tecnologias da Informação:
"O DOSVOX é um sistema de interface sonorizado especialmente desenvolvido para cegos pela Universidade do Rio de Janeiro que possibilita ao deficiente visual a utilização de microcomputadores integrando os mesmos na era da informática, permitindo-lhes inclusive o acesso a Internet.
Um convênio assinado com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos está proporcionando empregos a 12 deficientes visuais treinados pelo Curso de Telefonia. A gerência do regional do Ceará está satisfeita com os resultados."
Fachada da SAC e texto:
Disponível em: <http://www.sac.org.br/APRESENT.HTM>. Acesso em: 12 dez. 2008.


"A União de Cegos do Rio Grande do Sul (UCERGS - Porto Alegre RS), fundada em 16/12/84, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito estadual.
Está localizada desde 13/05/95, em terreno próprio com 1500 m2 onde se encontra em andamento a construção do prédio para a instalação de sua escola: Colégio União: Escola de Educação Inclusiva.
No ano de 2007, em função de parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) iniciamos o Programa de Educação Visual Precoce destinado às crianças de 0 a 6 anos que deverá atender 20 crianças este ano com uma demanda de atendimento crescente.
Trabalhamos também com atividades sociais, visando integrar as pessoas deficientes visuais e a comunidade. Participamos também de eventos que tratam de assuntos das pessoas com deficiência visual, bem como da articulação e construção de políticas para as estas pessoas, por meio de Conselhos em âmbito municipal, estadual e da participação nas federações riograndense e brasileira de Entidades de e para Cegos. A diretoria é composta unicamente por pessoas com deficiência visual, sendo que 3 tem Pós-graduação em Educação Especial.
UNIÃO DE CEGOS DO RIO GRANDE DO SUL Rua Frei Henrique Golland Trindade, 425;
Bairro: Boa Vista - Cep: 90480-140 - Porto Alegre - RS;
Fone/fax: (51) 3328-1644."
Ilustração e texto:
Disponível em: <http://www.ucergs.org.br/>. Acesso em: 13 dez. 2008.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

BIBLIOTECAS BRASILEIRA, COLOMBIANA E CHILENA














Veja mais: <http://www.bperj.rj.gov.br/>. Acesso em: 20/10/2008.
FOTOS: Setores da Biblioteca Pública do Estado do Rio (BPERJ) de cima para baixo:
1. Guanabarina;
2. Empréstimo;
3. Leitura Geral;
4. Periódicos.
(Existem outros setores, em uma área de 10.000m², no Centro do Rio de Janeiro).
Seg, 20 Out, 11h00
Acostumada a visitar as tradicionais bibliotecas européias e norte-americanas, Ana Lígia Medeiros, diretora da Biblioteca Pública do Estado do Rio (BPERJ), empolgou-se ao ver de perto as bem-sucedidas experiências de nossos vizinhos Colômbia e Chile. Em março, numa viagem de trabalho a Bogotá, Medellín e Santiago, ela se deparou com espaços monumentais e, paradoxalmente, acolhedores, que atraem milhares de pessoas, e de todas as idades. "Num sábado à tarde, vi uma biblioteca colombiana coalhada de pais e crianças. Isso é lindo", diz Ana Lígia, que sonha ver a cena replicada no Rio.
"A Biblioteca Luis Ángel Arango, em Bogotá, recebe 9 mil visitantes por dia. Pessoas que vão atrás não só de livro, mas de entretenimento. É possível na Colômbia e Chile e aqui também vai ser. Biblioteca é para todo mundo. No Brasil, virou quase uma coisa escolar. Mas o conceito ultrapassa isso", diz Ana Lígia. Na Colômbia, as bibliotecas são braços dos programas de combate à violência. Bem decoradas, coloridas e convidativas, oferecem exposições, shows de música, brinquedoteca e debates todos os dias.
A bibliotecária desenvolveu um projeto de modernização da BPERJ, criada em 1873 por d. Pedro II, que está saindo do papel depois de três anos. A entidade, vinculada à Secretaria Estadual de Cultura, receberá R$ 15 milhões. Metade virá do Ministério da Cultura e a outra, da secretaria.
O dinheiro, que deve ser liberado nos próximos três anos, será usado para recuperar o prédio que tem infiltrações, aquisição de acervo atualizado, e para deficientes visuais, instalação de equipamentos de segurança, compra de CDs, DVDs, jornais e revistas, e ainda adaptação arquitetônica para tornar mais atraente o seu interior. A primeira parcela deve chegar ainda este ano e a medida mais urgente é a recuperação do telhado.
Além do Rio, São Paulo e Pará também devem receber investimentos do MinC ainda este ano, assim como a Biblioteca Pública de Niterói. A idéia é que cada Estado tenha um equipamento estadual que sirva de referência para o sistema municipal de bibliotecas. "A gente quer mudar a idéia de biblioteca que se tem no Brasil. Tem de ser um centro cultural, atraente, moderno, em que o livro conviva com outros suportes", explica Jéferson Assumção, coordenador-geral de Livro e Leitura do MinC. Além dos repasses às grandes, o MinC está liberando também R$ 55 mil para melhorias em bibliotecas de 410 cidades pequenas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA