sábado, 13 de dezembro de 2008

13 DE DEZEMBRO - DIA DO CEGO

Disponível em: <http://www.uesb.br/ascom/noticias/imagens/Braile.jpg>. Acesso em: 13 dez. 2008.

Algumas entidades que promovem a inclusão social de Portadores de Necessidades Especiais (PNEs com visão reduzida ou cegos) em nosso país:

"O Instituto Benjamin Constant (IBC - Rio de Janeiro) é um órgão do Ministério da Educação que tem suas ações destinadas às questões relacionadas à Deficiência Visual.
Fundado em 1854, com o nome de Imperial Instituto dos Meninos Cegos, o IBC foi a primeira instituição de educação especial da América Latina, e hoje possui atividades voltadas para o atendimento das necessidades acadêmicas, reabilitacionais, médicas, profissionais, culturais, esportivas e de lazer da pessoa cega e portadora de visão subnormal."
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-do-cego.htm>. Acesso em: 13 dez. 2008.



Esta é a fachada da Sociedade de Assistência aos Cegos, fundada em 1942, em Fortaleza (CE)

Esta entidade, além do atendimento na área da saúde, promove cursos de capacitação profissional e também presta apoio aos familiares de Portadores de Necessidades Especiais - como por exemplo, cursos de Braille e o uso de programas especiais que integram os PNEs às novas Tecnologias da Informação:
"O DOSVOX é um sistema de interface sonorizado especialmente desenvolvido para cegos pela Universidade do Rio de Janeiro que possibilita ao deficiente visual a utilização de microcomputadores integrando os mesmos na era da informática, permitindo-lhes inclusive o acesso a Internet.
Um convênio assinado com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos está proporcionando empregos a 12 deficientes visuais treinados pelo Curso de Telefonia. A gerência do regional do Ceará está satisfeita com os resultados."
Fachada da SAC e texto:
Disponível em: <http://www.sac.org.br/APRESENT.HTM>. Acesso em: 12 dez. 2008.


"A União de Cegos do Rio Grande do Sul (UCERGS - Porto Alegre RS), fundada em 16/12/84, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito estadual.
Está localizada desde 13/05/95, em terreno próprio com 1500 m2 onde se encontra em andamento a construção do prédio para a instalação de sua escola: Colégio União: Escola de Educação Inclusiva.
No ano de 2007, em função de parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) iniciamos o Programa de Educação Visual Precoce destinado às crianças de 0 a 6 anos que deverá atender 20 crianças este ano com uma demanda de atendimento crescente.
Trabalhamos também com atividades sociais, visando integrar as pessoas deficientes visuais e a comunidade. Participamos também de eventos que tratam de assuntos das pessoas com deficiência visual, bem como da articulação e construção de políticas para as estas pessoas, por meio de Conselhos em âmbito municipal, estadual e da participação nas federações riograndense e brasileira de Entidades de e para Cegos. A diretoria é composta unicamente por pessoas com deficiência visual, sendo que 3 tem Pós-graduação em Educação Especial.
UNIÃO DE CEGOS DO RIO GRANDE DO SUL Rua Frei Henrique Golland Trindade, 425;
Bairro: Boa Vista - Cep: 90480-140 - Porto Alegre - RS;
Fone/fax: (51) 3328-1644."
Ilustração e texto:
Disponível em: <http://www.ucergs.org.br/>. Acesso em: 13 dez. 2008.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA