segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS - 1º DE DEZEMBRO

O dia 1º de dezembro foi escolhido como a data-símbolo do combate a uma doença que pode ser considerada um dos males do século: a Aids (síndrome da imuno-deficiência adquirida).

Slogan deste 20ª Dia de Combate à Aids: "realizar, responsabilizar, ativar.

A doença nada mais é que é o conjunto de sintomas e infecções em seres humanos resultantes do dano específico do sistema imunológico ocasionado pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Quando o sistema imunológico é atacado, o portador do vírus fica mais suceptível às chamadas doenças oportunistas (como a gripe por exemplo) e a tumores, que podem levar a pessoa à morte em poucos dias. O único tratamento existente até agora consiste em conter a carga viral no organismo do paciente. Isso aumenta a resistência do portador, mas a cura efetiva ainda não foi encontrada.


Disponível em: <http://www.agenciaaids.com.br/>. Acesso em: 1 dez. 2008.

Com 33 milhões de pessoas atingidas atualmente pelo HIV, a Aids, doença controlada por triterapias que só fazem o vírus dormir, continua sendo uma epidemia de primeiro plano.
Estamos longe de um acesso universal aos tratamentos porque uma maioria de pessoas contaminadas, essencialmente na África, não têm acesso a eles.
No mundo, quando uma pessoa entra em tratamento, três são contaminadas.

A esperança de encontrar uma vacina foi no ano passado reduzida a zero após um fracasso total dos testes clínicos realizados pelo laboratório farmacêutico Merck.
A prevenção consiste no uso de preservativos e de um acompanhamento da mulher portadora quando de sua gravidez, para evitar que o vírus passe para o corpo do recém-nascido. Também é feita a conscientização dos usuários de drogas injetáveis, para que esses evitem o compartilhamento de seringas.




Disponível em: <criticaindependente.blogspot.com/2008/06/aids...>. Acesso em: 1 dez. 2008.

Todas essas ações são, em sua maioria, responsabilidade das secretarias de saúde de cada município. Entretanto, o vírus vem se disseminando de tal forma que a responsabilidade passa para toda a sociedade. Centros comunitários, associações, entre outras entidades não governamentais, vem ajudando nessa campanha pela conscientização, que é o primeiro passo para evitar que a doença se propague.

A luta contra a AIDS não deve ser só de um dia, pelo contrário, ela deve ser constante. Entretanto, é interessante a data, para que se possa sempre relembrar que a doença está aí, e que é preciso fazer algo para contê-la.

Informações retiradas de:

Disponível em: <aflordapele.wordpress.com/200.7/12/>. Acesso em: 1 dez. 2008.

Disponível em:<http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/081129/saude/sa__de_aids_5>. Acesso em: 1 dez. 2008.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA