Mostrando postagens com marcador escola. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador escola. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

sexta-feira, 1 de julho de 2011

RESULTADOS DO PROCESSO SELETIVO ETS (2011/2)



O resultado do Sorteio, primeira etapa do Processo Seletivo 2011/2, realizado pela Secretaria de Educação (SEC) em 29/6, encontra-se disponível no site da ETS (aba ARQUIVOS).
A listagem definitiva ficou pronta esta madrugada, por isto estamos divulgando hoje, aqui no blog - link abaixo - e também pelos telefones e e-mails da escola (disponíveis no cabeçalho deste espaço).:
Para mais detalhes, ver o EDITAL (também disponível no site da ETS):

PROVAS - PROCESSO SELETIVO ETS (2011/2)
As informações sobre a Prova, segunda etapa do Processo Seletivo 2011/2 encontram-se na barra lateral deste blog. Recomenda-se que os candidatos cheguem cedo, pois após o toque do sinal, o acesso dos retardatários será vedado.

A TODOS OS CANDIDATOS, UMA BOA PROVA!

terça-feira, 6 de julho de 2010

"VOCÊ CONHECE A CÉLULA?" CURSO GRATUITO NA UFRGS


O Curso de Férias é um projeto social que tem como objetivo aproximar a comunidade escolar do meio acadêmico e cientiífico através de um curso de caráter prático. Durante o curso, os participantes realizam experimentos para tentar responder perguntas sobre um tema principal, além de outras atividades como a visitação aos Laboratórios do Programa de Pós Graduação em Biologia Celular e Molecular.

Período das aulas: 19 a 23 de julho (professores do ensino fundamental e médio) e de 23 a 30 de julho (alunos do ensino médio)


INSCRIÇÕES GRATUITAS - DEVEM SER FEITAS PELO SITE (abaixo)

Veja mais detalhes:


Fonte da imagem

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

ETS: NOTÍCIAS

# 27/10/09 - SEMINÁRIO DE PATOLOGIA
Realizado com muito sucesso no Auditório Carlos César de Albuquerque do HCPA, trazendo assuntos de interesse para a área, destacando-se os trabalhos das professoras da ETS Maria do Carmo Guedes (vice-diretora da manhã): "Estágio Curricular em Técnicas Histológicas na Patologia Forense" e Valquíria Ackermann: "A Importância do Controle de Qualidade no Laboratório Clínico".
Parabéns à turma PT2 (Projeto Emancipar) pela organização deste evento!;

# 28/10/09 - ELEIÇÃO PARA A DIREÇÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS
Hoje, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul confirmam as Equipes Diretivas ou escolhem novos colegas para a gestão do triênio 2010-2012.
Vamos votar, sua participação é fundamental!;

# Até 30/10/09 - INSCRIÇÃO PARA AS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO PÚBLICO
Quem deseja cursar um dos cursos técnicos da área da saúde oferecidos pela ETS deve acessar o site da escola para obter maiores informações: <http://www.ets-hcpa.com.br/>

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

FRENTE PARLAMENTAR - INCENTIVO À LEITURA

DATA: 24/09/09;
HORÁRIO: 9h;
LOCAL: Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre - 2º andar.

Disponível em:
<http://leia-fabicoufrgs.blogspot.com/>. Acesso em: 23 set. 2009.
Depois da excelente palestra Bremer LeseLust (“Vontade de ler na cidade de Bremen”)* que tive a oportunidade de assistir, no Instituto Goethe, em Porto Alegre, na segunda-feira p.p. (21/09/09) sobre as ações efetuadas na cidade de Bremen (Alemanha), usando os conhecidos personagens da fábula homônima para encantar e atrair as crianças - e a população em geral - para atividades onde a leitura e a contação de histórias são as estrelas e usando o empenho e criatividade da professora Ulrike Hövelmann e a participação de toda a comunidade para alcançar um objetivo comum, ou seja: "a melhoria dos índices de leitura dos estudantes da cidade, cujo desempenho foi muito baixo no último exame PISA", esperamos que a classe política de nossa cidade se una, com a sociedade civil, empresários e gestores escolares, em ampla frente supra partidária para que Porto Alegre consiga mobilizar-se para, também aqui, incrementar nossas políticas de leitura, criação de mais bibliotecas e assim melhorar a qualidade de vida de nossos estudantes - e futuros profissionais, através do prazer de ler.


Boa sorte à Frente Parlamentar de incentivo à Leitura!


Sucesso!
Disponível em:

quarta-feira, 1 de julho de 2009

INSCRIÇÕES ENEM 2009 - ATÉ 17 DE JULHO

O Exame Nacional do Ensino Médio está diferente. Agora, ele servirá como processo seletivo para ingresso nas universidades e nos institutos federais. A prova está mais abrangente, com questões mais próximas da realidade dos estudantes. O novo exame também ajudará a melhorar a qualidade do ensino médio. As inscrições para a prova deste ano, que será realizada em outubro, estão abertas até 17 de julho e devem ser feitas no portal do Ministério da Educação (site abaixo):
Disponível em:
<http://www.enem.inep.gov.br/index.php?option=com_wrapper&Itemid=126>. Acesso em: 1 jul. 2009.

CÓDIGO ENEM PARA A ETS: 43109314
MUNICÍPIO: 4314902

Nos dias 3 e 4 de outubro próximo serão aplicadas as provas do novo ENEM, em 1619 municípios.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

BRASIL & ANALFABETISMO






Disponível em: <http://eliane10.blogspot.com/2009_03_01_archive.html>. Acesso em: 14 maio 2009.

Brasil concentra mais de um terço dos analfabetos da América Latina, diz organização
Dados da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (Clade) indicam que em todo o mundo vivem 800 milhões de adultos não alfabetizados. Desse total, 35 milhões estão em nações latino-americanas. O Brasil – que é o país mais populoso da região – também concentra mais de um terço da população analfabeta da América Latina, 14 milhões de pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler e escrever, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2007, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A reportagem é de Amanda Cieglinski e publicada pela Agência Brasil, 13-05-2009.

Segundo o levantantamento da Clade, divulgado em 2007, no grupo de países da América Latina e do Caribe, Cuba apresenta a menor taxa de analfabetismo: o problema atinge 0,2% da população. Já na Guatemala, que tem os piores indicadores, o problema afeta quase um terço (30,9%) das pessoas com mais de 15 anos.
Nesse ranking, o Brasil ocupa a 14ª posição, em um total de 19 países. De acordo com dados da Clade, com um percentual de 11,4% de analfabetos entre a população com mais de 15 anos de idade, a média brasileira fica atrás, por exemplo, dos índices do México (9,10%), Equador (9%), Panamá (8,10%) e da Colômbia (7%).
A Clade é uma rede de organizações da sociedade civil que atua em defesa do direito ao ensino público gratuito e de qualidade.
Segundo a Pnad, o índice de analfabetismo entre os brasileiros com mais de 15 anos é de 10%. Para o educador peruano e consultor internacional José Rivero, uma das explicações para a persistência do problema, tanto na América Latina quanto no Brasil, são as grandes desigualdades sociais da região.


“O Brasil é a primeira potência em matéria econômica, mas tem questões de pobreza que são incompatíveis com essa qualidade. Essa bipolaridade tem possibilitado a existência de uma camada muito grande de analfabetos”, analisa.
Rivero acredita que a redução do analfabetismo só ocorrerá quando houver menos injustiça social. E o enfrentamento desse problema, segundo ele, é papel do Estado e da sociedade civil.
Recentemente, os presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, e Evo Morales, da Bolívia, declararam que os dois países estão livres do analfabetismo. Para isso, utilizaram a metodologia do programa cubano de alfabetização Yo, sí Puedo, criado pelo governo de Fidel Castro. O método usa programas de rádio e de televisão para alfabetizar jovens e adultos.
“Há mais esperanças na medida em que há mais consciência de que não se pode seguir como era antes. Há programas muito interessantes, mas é preciso que [os países] se organizem sabendo quanto custa alfabetizar. Não basta o político dizer que precisa alfabetizar, é preciso saber o preço”, alerta.
O relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para Educação, Vernor Muñoz, cita as ações da Venezuela e da Bolívia como “exemplos de opções concretas”. Para ele, o Brasil tem um “compromisso enorme”, mas as conquistas ainda não refletem esse esforço.
José Rivero teme que a campanha de alfabetização encampada pelos países latino-americanos possa ser afetada pela crise financeira internacional.
“Essa crise está afetando a América Latina, que vai ficar mais pobre. Nesse sentido, não há como prever quando o problema realmente vai acabar. Às vezes nos esquecemos de que não pode existir um bom futuro em matéria de alfabetização se a escola pública não for fortalecida, ela é a grande alfabetizadora. E para isso é preciso dinheiro”, afirma.

Disponível em:
<
http://www.unisinos.br/_ihu/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=22242>. Acesso em: 14 maio 2009.
Disponível em: <http://www.hottopos.com/videtur29/silvia.htm>. Acessso em: 14 maio 2009.

terça-feira, 28 de abril de 2009

DIA DA EDUCAÇÃO - 28 DE ABRIL

Disponível em:

Geralmente, quando se fala em educação, pensamos imediatamente em escolas, alunos, professores, livros, materiais pedagógicos.
Ou seja, a palavra remete ao universo escolar.
No entanto, a escola não é o único lugar onde a educação acontece.
A educação existe tanto em sociedades tribais de povos caçadores, agricultores ou nômades, quanto em sociedades de países desenvolvidos e industrializados.
O dia 28 de abril é dedicado a este importante elemento de aquisição e de transmissão de cultura.
Disponível em:
<http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abril/dia-da-educacao.php>. Acesso em: 28 abr. 2009. (texto e ilustração)

CAMPANHA TODOS PELA EDUCAÇÃO
A EDUCAÇÃO SOZINHA NÃO ACABA COM A VIOLÊNCIA. NEM COM A DESIGUALDADE. MAS EXPERIMENTE TENTAR RESOLVER ESSES PROBLEMAS SEM ELA.
Com esta chamada, ANJ e Grupo RBS se angajam em uma campanha de cunho social, que conclama todos os brasileiros a colaborarem, para mudar os índices alarmantes de analfabetismo funcional, evasão escolar e baixa qualificação.

O que é "Todos pela Educação"

Movimento de diversos setores da sociedade que tem por objetivo efetivar o direito a educação de qualidade para todos e estabeleceu 5 metas que o Brasil deve alcançar até 2022:

Meta 1. Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola;
Meta 2. Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos;
Meta 3. Todo aluno com aprendizado adequado à sua série;
Meta 4. Todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos;
Meta 5. Investimento em Educação ampliado e bem gerido.

Veja mais:
Disponível em:
<http://www.todospelaeducacao.org.br/Metas.aspx?LocalID=0>. Acesso em: 28 abr. 2009. (logo/o que é Todos pela Educação)

domingo, 19 de abril de 2009

DIA DO ÍNDIO - 19 DE ABRIL


ARTE PLUMÁRIA
Disponível em: <http://www.rosanevolpatto.trd.br/enfeitar4.jpg>. Acesso em: 19 abr. 2009.

RESENHA:
'Sehaypóri: O Livro Sagrado do Povo Saterê-Mawé' é uma homenagem aos pajés de sua nação, que buscam no espírito natural a resposta para as dúvidas da alma. Como seus antepassados, Yaguarê narra as memórias de sua gente para preservar sua tradição de uma geração para outra. As lendas e fábulas de animais aqui reunidas ensinam a origem das coisas, apresentando ao leitor a cultura e o imaginário deste grupo.
(Referência: ver post do dia 17.04.2009, penúltimo item)

Iniciativa da Educação cumpre a lei vigente e amplia qualidade de vida e inclusão social de cinco etnias:
Em Mongaguá, no litoral sul paulista, a aldeia Aguapeú recebeu no início de 2005 o prédio da escola solicitado ao Núcleo de Educação Indígena (NEI), da Secretaria Estadual de Educação (SEE). O edifício complementou o trabalho realizado pelos índios guaranis desde o ano 2000 e ampliou a formação cultural e educacional das crianças, jovens e adultos da comunidade.
No Estado, o Núcleo responde pela educação dos indígenas. São cinco as etnias atendidas (guarani, tupi-guarani, krenak, terena e kaingang). Este serviço atende à legislação brasileira vigente e é restrito às comunidades étnicas moradoras de reservas florestais da União.
Além do conteúdo pedagógico, a escola indígena funciona também como centro cultural. Durante as aulas, são resgatadas tradições como a pintura nos corpos, danças, arte plumária e contos e mitos sobre antepassados.


TEXTO E FOTO:

Disponível em: <http://www.rogeriosilveira.jor.br/reportagem2007_10_23_educacao_indigena_aldeia_guarani_aguapeu_mongagua.php>. Acesso em: 19 abr. 2009.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

PSEUDO INTELECTUAL - CHARGE


Charge e texto no site abaixo - clique e leia mais!

"Muitas Instituições de Ensino estão enfrentando problemas de marketing.

Muitas enfrentam o alto número de alunos inadimplentes, a baixa demanda pelos cursos oferecidos e a grande concorrência. O resultado disso é que os gestores estão sendo forçados a estudar cuidadosamente o marketing que está sendo efetivado em sala de aula, pois esse sim é o mais relevante."


Disponível em:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA