Mostrando postagens com marcador Maurício de Souza. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Maurício de Souza. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

GIBI TURMA DA MÔNICA & ACESSIBILIDADE

Turma da Mônica publica edição especial sobre acessibilidade


Maurício de Souza, o autor dos conhecidos personagens da turma da Mônica, já havia introduzido anteriormente a Dora, menina cega baseada na fundadora da Fundação Dorina Nowill. Também já aparecera um menino usando muletas, um cadeirante e um menino com autismo. 
Maurício conta que o convite para criar uma revista sobre acessibilidade trouxe uma responsabilidade muito grande, ao traduzir um tema complexo para uma linguagem que uma criança pudesse entender. Depois, entretanto, o sentimento foi de satisfação ao poder usar o carisma de seus personagens em prol de uma campanha tão importante.
O autor comenta que “A turma da Mônica é um grupo de personagens que vive e age como nossos filhos ou conhecidos, e todos nós temos amigos com algum tipo de deficiência, num convívio harmônico e dinâmico. Aprendemos as regras da inclusão aí. Consequentemente, não poderíamos deixar de apresentar, no universo dos nossos personagens, amiguinhos da turma que também tivessem deficiências. Até acho que demorei muito para perceber esse vazio nas nossas histórias".

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA

A imigração japonesa no Brasil tem como marco inicial a chegada do navio Kasato Maru, em Santos, no dia 18 de junho de 1908. Nele vieram 781 imigrantes mais 12 passageiros independentes. Leia mais em: <http://www.centenario2008.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=17&Itemid=30>. Acesso em: 20/10/2008.
Para comemorar o Centenário da Imigração Japonesa em nosso país, muitas comemorações foram preparadas ao longo de 2008, entre elas, a colocação de uma enorme escultura em área próxima ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, elaborada pela renomada artista plástica Tomie Ohtake.

Tomie Ohtake. Nascida em Kioto, no Japão, em 1913, a artista plástica chega ao Brasil em 1936 e se naturaliza nos anos 60. Começa a pintar só aos 40 anos de idade, e conquista fama internacional. Participa de cinco edições da Bienal Internacional de São Paulo. Três de suas obras estão espalhadas por São Paulo: no metrô Consolação, na Avenida 23 de Maio e na Ladeira da Memória. Fonte: http://www.institutotomieohtake.org.br/

Veja mais descendentes de japoneses que se tornaram famosos em suas respectivas áreas de atuação, em nosso país: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2008/imigracaojaponesa/nikkeis.shtml>. Acesso em: 20/10/2008.

VAMOS VER OUTRAS INFLUÊNCIAS JAPONESAS NA CULTURA DE NOSSO PAÍS:

* Mangá: Recentemente, Maurício de Souza utilizou os traços típicos dos desenhos HQ japoneses em seus famosos personagens (olha a Mônica jovem):* Origami: É a arte das dobraduras de papel, que formam as mais diferentes figuras:

VEJA MAIS EM: <http://origami.em.blog.br/archives/origami-e-figuras-humanas/>. Acesso em: 20/10/2008.

De que outros costumes japoneses presentes em nossa cultura tu te lembras? Clica em "comentários" e deixa tua opinião!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA