Mostrando postagens com marcador praça. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador praça. Mostrar todas as postagens

sábado, 18 de julho de 2009

IMAGEM É TUDO? LEIA!

Opernplatz - Frankfurt am Main (Alemanha) - fotos/texto de Marcelo Nóbrega:


Disponível em:
É cercada por universidades e bibliotecas.
Foi usada, em maio de 1933, para queimar 20 mil livros do Instituto de Sexualidade e da Universidade Humbolt. Entre os artistas banidos estavam Thomas Mann, Erich Maria Remarque, Heinrich Heine, Karl Marx e H.G. Wells.
Na Opernplatz tem um monumento enorme em homenagem aos livros:
Disponível em:
<http://www.flickr.com/photos/nobrega/141205801/in/photostream/>. Acesso em: 18 jul. 2009.

Obelisco dos Livros - Morro Reuter (RS):


Disponível em:

Monumento em homenagem ao livro, o principal símbolo de Morro Reuter (RS).
A cidade mantém o título de 2º município com maior índice de alfabetização do Brasil.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

DESATIVADA A ESTANTE PÚBLICA Nº 1



"A Estante Pública n°1 teve o seu tempo.
Conviveu com o bairro elegantemente, era companheira dos trabalhadores e estudantes que esperavam seu transporte. Foi soberana a chuva e resistiu aos ventos. Mas, como toda matéria viva, sofreu as mudanças do tempo. Depois de 2 meses já apresentava sinais de desgaste."
Leia mais:
Disponível em: <http://www.estantepublica.blogspot.com/>.Acesso em: 12 fev. 2009.




Ao tirar estas fotos no dia 11 de janeiro deste ano, observei que, além dos danos causados pelo tempo, o acervo estava bem diferente do seu início, ou seja, o povo estava levando as obras literárias e deixando revistas velhas, antigos manuais, almanaques e muitos livros didáticos. Dez dias depois, a Estante foi desativada.
O projeto foi utópico e, por isso, maravilhoso...
É claro que aproveitar o tempo de espera em uma parada de ônibus lendo faz bem ao corpo (distrai, baixa o nível de stress) e à mente (desenvolve o intelecto, a sensibilidade, educa, provoca a desacomodação, dentre outros benefícios da leitura). Fiquei sabendo de projetos semelhantes em outras capitais, mas não sei detalhes dos mesmos.
Aqui em Porto Alegre temos parcerias que proporcionam praças, parques e canteiros bem cuidados e limpos. Só para citar alguns exemplos: Parcão (Supermercado Zaffari e Hospital Moinhos de Vento), Praça da Encol (Sistema de Saúde Mãe de Deus), Parque Germânia/Jardim Europa (Construtora Goldsztein)...
Não seria o caso de algum gestor cultural encampar esta ideia e, através de PPP (parceria público-privada) dar forma a um sistema que espalhasse paradas de ônibus com "Estantes Públicas" por toda a nossa cidade? A médio prazo, espraiando a ideia para o interior - em cidades com infra-estrutura já pronta (transporte coletivo implantado)?
Em vez de gastar nosso dinheiro na compra/manutenção de avião, por que não investir em divulgar a leitura lúdica, prazerosa à população intoxicada de big brothers?
Para isto, uma grande equipe deveria ser formada, com representantes de vários segmentos da sociedade: Universidades (Biblioteconomia, Administração, Comunicação e outros cursos), Escolas Técnicas, Secretarias de Estado, Câmara Rio Grandense do Livro, Sistemas Fiergs, Sesi, Sesc, Rotary, Clubes, Associações de Bairro, de Classe, empresários, voluntários...
Utopia? Certamente... Mas são os sonhos de hoje que nos mobilizam em busca da realidade de amanhã!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA