Mostrando postagens com marcador Galileu. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Galileu. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 25 de agosto de 2009

GALILEU: TELESCÓPIO - 400 ANOS "ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA"

2009: ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA - INVENÇÃO DO TELESCÓPIO POR GALILEU GALILEI
Disponível em:<http://www.google.com.br/>. Acesso em: 25 ago. 2009.
O ano de 2009 foi escolhido pela UNESCO e pela União Astronômica Internacional para a realização do Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009).

Disponível em: <http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-94770996-_JM >. Acesso em: 25 ago. 2009. (*)


O uso do telescópio, inventado há 400 anos por Galileu, ampliou os horizontes de observação das fontes celestes e, assim, revolucionou a Astronomia.
Disponível em: <http://www.telescopiosastronomicos.com.br/refratores.html>. Acesso em: 25 ago. 2009.

Acima: modelo do telescópio refrator usado por Galileu Galilei no ano de 1610. O telescópio de Galileu era bem rudimentar e mesmo assim Galileu Galilei realizou várias descobertas importantes tais como: crateras e montanhas na Lua, as manchas solares, os quatro principais satélites de Júpiter, as fases de Vênus e a constituição estelar da Via Láctea.

O QUE É SER ASTRÔNOMO?

O astrônomo exerce atividades de pesquisa, ensino e divulgação sobre os objetos celestes. O astrônomo precisa saber coletar, reduzir e analisar dados astronômicos como imagens, espectros e resultados de simulações. Essas atividades quase sempre envolvem tecnologias de informação, como ferramentas de armazenamento, distribuição, processamento e análise em computador.


Texto: folder do Museu da UFRGS.


MUSEU DA UFRGS: EXPOSIÇÃO "EM CASA, NO UNIVERSO"



Disponível em: <http://www.museu.ufrgs.br/museu/programacao.php?messelec=7&&anoselec=2009>. Acesso em: 25 ago. 2009.

Visitação: De 21 de julho de 2009 a 21 de maio de 2010;

Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h;
Agendamento de grupos: telefones 33083159 ou 33083933 ou pelo site http://www.museu.ufrgs.br/

Veja outro post neste blog: 1º ago. 2009 (tags: astronomia, Galileu, museu, UFRGS)

Já visitei esta exposição: está maravilhosa, com muitas informações tanto históricas (inclusive com mostra de obras raras) quanto atuais, novas descobertas, utilização de tecnologias bem recentes e fotos belíssimas. Muita interatividade, peças tridimensionais...

Vale a pena!

(*) Exemplar disponível na Biblioteca da ETS (consulta local)

sábado, 1 de agosto de 2009

ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA - 2009

O mais longo eclipse solar que durou 6 minutos e 39 segundos numa região pouco povoada do Pacífico. Este recorde será batido somente em 2132.
Disponível em:
Em Casa, no Universo - Exposição no Museu da UFRG
No ano em que se completam quatro décadas da chegada do homem à Lua – data comemorada pela Unesco declarando 2009 o Ano Internacional da Astronomia, o Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277) apresenta uma exposição para lembrar que o cosmos é a mais ampla residência da raça humana.
Disponível em:
<
http://www.evanog.com/press/wp-content/uploads/2008/03/via_lactea.jpg>.Acesso em: 31 jul. 2009.

A mostra Em Casa, no Universo recupera parte da História da Astronomia, de Galileu Galilei até as pesquisas contemporâneas em astrofísica e as modernas imagens captadas por ultrapotentes telescópios de observatórios e sondas espaciais.
A exposição celebra também os quatro séculos de uso do telescópio (inventado por Galileu em 1609).
A mostra fica montada até o dia 21 de maio de 2010.
Pode ser visitada pelo público em geral, com entrada franca;
Horário: de 9h às 18h;
Grupos e escolas podem agendar visita pelos telefones (51) 3308-3390 ou 3308-3050 ou pelo e-mail: museu@museu.ufrgs.br.
Disponível em:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA