Mostrando postagens com marcador Augusto Boal. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Augusto Boal. Mostrar todas as postagens

domingo, 31 de maio de 2009

AUGUSTO BOAL E O "TEATRO DO OPRIMIDO"

Disponível em:
Faleceu neste mês, no dia 2, o grande teatrólogo, diretor, dramaturgo e ensaísta brasileiro, Augusto Boal, fundador do "Teatro do Oprimido" que alia o teatro à ação social e que exerceu seu ofício de conscientizar as plateias através de espetáculos engajados, difundindo suas técnicas e práticas pelo mundo, notadamente nas três últimas décadas do século XX, sendo largamente empregadas não só por aqueles que entendem o teatro como instrumento de emancipação política mas também nas áreas de educação, saúde mental e no sistema prisional.

Boal foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2008, em virtude de seu trabalho com o Teatro do Oprimido.

Em março de 2009, foi nomeado pela Unesco embaixador mundial do teatro.

"O Teatro do Oprimido é o teatro no sentido mais arcaico do termo. Todos os seres humanos são atores - porque atuam - e espectadores - porque observam. Somos todos 'espect-atores'."


AUGUSTO BOAL

Disponível em: <http://teatrodobeco.blogspot.com/>. Acesso em: 31 maio 2009.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA