Mostrando postagens com marcador Porto Alegre. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Porto Alegre. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 30 de março de 2012

CAPITAL GAÚCHA: REVITALIZAÇÃO DO CAIS DO PORTO

O bondinho para passeio turístico aparece ao fundo

A iluminação será privilegiada, colorindo a noite portoalegrense















                                                                                       
                                                                        O pórtico do Cais do Porto














O estacionamento prevê teto verde


Ainda comemorando os 240 anos da "Mui leal e valorosa cidade de Porto Alegre", mostro para os caros leitores como ficará o nosso Cais do Porto, tão tradicional e tão mal aproveitado mas que, com este projeto de revitalização será, com certeza, motivo de orgulho e um belíssimo cartão postal da capital gaúcha! (veja mais aqui)

sábado, 24 de março de 2012

MARIA RITA CANTA ELIS: PORTO ALEGRE FAZ 240 ANOS!

Maria Rita em Porto Alegre no show "Viva Elis" 24/3/12: presente para a cidade!

Maria Rita está em Porto Alegre para cantar, pela primeira vez na carreira, um repertório composto exclusivamente por canções famosas de sua mãe, Elis Regina (1945-1982). A turnê “Viva Elis”, que inicia pela capital gaúcha,  marca os 30 anos da morte da cantora gaúcha e faz parte das comemorações do aniversário da cidade, que completa 240 anos na segunda-feira (26/3/12). O show está programado para as 18h, no Anfiteatro Pôr do Sol. A entrada é gratuita.

Elis Regina (fonte)


"VIVA ELIS" - veja abaixo as datas e locais das apresentações:
Porto Alegre
Quando: 24 de março, às 18h
Onde: Anfiteatro Pôr-do-Sol - Av. Edwaldo Pereira Paiva, s/n. Parque Maurício Sirotsky Sobrinho.
Quanto: Entrada franca
Recife
Quando: 1º de abril, às 16h
Onde: Parque Dona Lindu – Praia de Boa Viagem (acesso principal) – Boa Viagem
Quanto: Entrada franca
Belo Horizonte
Quando: 8 de abril, às 16h
Onde: Parque das Mangabeiras - Rua Caraça, 900 (acesso principal) – Mangabeiras
Quanto: Entrada franca
São Paulo
Quando: 22 de abril, às 11h
Onde: Auditório do Ibirapuera - Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n. – Moema
Quanto: Entrada franca
Rio de Janeiro
Quando: 29 de abril, às 16h
Onde: Aterro do Flamengo - R. Buarque de Macedo, s/n. – Flamengo
Quanto: Entrada franca

Ainda no pacote das comemorações, uma centena de atividades esportivas e culturais cobrirão diferentes pontos da cidade de sábado (24/3) até o dia 31, quando ocorre o tradicional Baile da Cidade, na Redenção. Serão 24h de Cultura em salas de espetáculo, praças e centros culturais. Confira a programação completa no site da prefeitura. (fonte)

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

INSTITUTO DO CÂNCER INFANTIL (ICI) - BAZAR DE NATAL

Recebi da querida Bernadete, que realizou estágio aqui na Biblioteca da ETS e sempre divulga esta campanha do bem:

quarta-feira, 27 de julho de 2011

DINOSSAUROS EM PORTO ALEGRE! (27/7/11 a 28/8/11)

De 27 de julho a 28 de agosto, o Barrashopping Sul, na capital gaúcha, expõe réplicas de dinossauros que viveram na Patagônia.  Bom programa- gratuito - para crianças, jovens e adultos.
 Fotos: Diego Vara

Mais detalhes (clique no link).

sexta-feira, 24 de junho de 2011

LIVROS QUE ABALARAM O MUNDO (2)


Recebido via e-mail


Estão abertas as inscrições para o módulo II do seminário Livros que abalaram o mundo. A atividade recomeça no dia 2 de julho, com mais oito obras que tiveram grande relevância histórica e consagraram-se como marcos de suas épocas.
As inscrições podem ser feitas na Coordenação do Livro e Literatura (CLL - Av. Erico Veríssimo, 307) ou no primeiro dia do módulo II, na bilheteria do Teatro Renascença. Os valores para todo módulo são R$50 para o público geral e R$25 para estudantes, professores, maiores de 60 anos e funcionários da PMPA (apresentar comprovante). Quem participou do módulo I tem direito a 20% de desconto na inscrição. Os encontros acontecerão no Teatro Renascença, das 9h às 12h.

Mesmo para quem não vai poder participar, a lista de obras literárias é bastante saborosa e serve de guia para futuras leituras.

Confira a programação:

2 de julho
A Peste (Albert Camus) por Regina Zilberman
Vinte Poemas de Amor (Pablo Neruda) por Ariel Schattini 
Mediador: Luiz Gonzaga Lopes
9 de julho
A Origem das Espécies (Charles Darwin) por José Roberto Goldim
O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry) por Daniel Link 
Mediador: Marcia Ivana
16 de julho
Drácula (Bram Stoker) por Paola Cortes Rocca
O Segundo Sexo (Simone de Beauvoir) por Jane Tutikian
Mediador: Sergius Gonzaga
23 de julho
A Interpretação dos Sonhos (Sigmund Freud) por Lucia Serrano Pereira
O Apanhador no campo de centeio (J. D. Salinger) por Eduardo Wolf 
Mediador: Carlos André Moreira




quinta-feira, 16 de junho de 2011

"ZH DOMINICOW" - COW PARADE (OUTUBRO/2010)

Tarcio Lener, 27 anos, de Montenegro, é o vencedor da promoção "ZH Dominicow no Planeta Atlântida". Ele fez a foto mais criativa com a vaquinha da Zero Hora e levou de barbada um iPad!

Caros leitores deste blog que estiveram por aqui acompanhando a "Cow Parade" ano passado: a mais popular das 79 vaquinhas expostas na capital gaúcha, a "ZH Dominicow", bateu recorde brasileiro ao ser arrematada pelo Grupo RBS por R$ 90.000,00, montante doado a dez instituições filantrópicas do nosso Estado, dentre estas, o Funcriança, mantido pela RBS.
Exposta na esquina da Panvel do Parcão (Av. 24 de Outubro, Porto Alegre/RS)
 
"ZH Dominicow", obra do artista plástico Rodrigo Oliveira, auxiliou o "rebanho" a alcançar a maior arrecadação dentre todos os estados brasileiros: R$ 1.36 milhão no leilão realizado em dezembro!
A vaquinha intelectual e sua expressão de prazer ao ler!

Veja mais Cow Parade neste blog!
Fontes:
GRUPO RBS. Balanço Social 2010: versão resumida.

Disponível em: http://www.flickr.com/photos/luperez/5076666021/sizes/z/in/photostream/. Acesso em: 16 jun. 2011. (ZH Dominicow)
Disponível em:http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/kzukars/19,0,3209489,Confira-o-vencedor-da-promocao-ZH-Dominicow-no-Planeta.html. Acesso em: 16 jun. 2011. (ZH Dominicow: engraxando cascos)

sexta-feira, 3 de junho de 2011

ETS: COMEMORAÇÃO DOS 20 ANOS! (22/06/11)


ESCOLA ESTADUAL TÉCNICA EM SAÚDE NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE
CENTRO ESTADUAL DE REFERÊNCA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

CONVITE

A Direção convida para o jantar dançante de comemoração do aniversário de 20 anos da ETS, a realizar-se no dia 22 de junho de 2011, à 20 horas, no Grêmio Expedicionário Geraldo Santana, sito à Rua Luís de Camões, 337, bairro Santo Antônio, Porto Alegre.

Sua presença é muito importante para nós!
Gentileza confirmar presença até o dia 20/06/2011 por e-mail: ets1cre@seduc.rs.gov.br.  
ou pelo fone: 3321=3599.
    Valores: 25,00 (alunos)      R$ 30,00 (professores/funcionários e comunidade)


A ETS (Escola Estadual Técnica em Saúde, no HCPA -  Centro Estadual de Referência em Educação Profissional) comemorou, em abril deste ano, seus vinte anos de fundação. A ETS começou a atender seus alunos em abril de 1991,  dentro do próprio Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Vista do Salão Panorâmico:

No dia 22 de junho próximo, Prepare-se para saborear um delicioso cardápio, disposto em sistema de Buffet. As saladas serão: maionese de legumes, mix de folhas verdes, salpicão, salada caprese e salada tropical.
Os pratos frios constarão de presunto caramelizado, torta fria dentre outros. Quanto aos pratos quentes, haverá escalopes ao molho madeira, filé de frango com molho aos quatro queijos, arroz branco, arroz com castanhas, batatas suíça e duchese, além de massa penne com molho aos quatro queijos.
De sobremesa, uma deliciosa torta de aniversário!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

DANÇA - PILOBOLUS


Pilobolus é uma Companhia Americana de Dança e Teatro criada em 1971.
Seus diretores artísticos são: Robby Barnett, Michael Tracy e Jonathan Wolken.



Recebido via e-mail






Disponível em: http://finearts.wichita.edu/performing/dance/guestartists.htm. Acesso em: 2 jun. 2011.

Muitos movimentos quase impossíveis, teatro de sombras, equilíbrio, contorcionismo... Poesia dos corpos em completa interação!
Porto Alegre está recebendo novamente a Companhia de Dança Pilobolus, que completa este ano 40 anos de estrada.




sábado, 21 de maio de 2011

LIVROS QUE ABALARAM O MUNDO - SEMINÁRIO (POA/RS)

Recebido via e-mail da Coordenação do Livro e Literatura (Prefeitura de Porto Alegre/RS)

Mais uma ideia genial da CLL (Coordenação do Livro e Leitura) da Prefeitura de Porto Alegre: excelentes palestrantes conversando sobre livros que impactaram e influenciam até hoje a cultura ocidental.
Não perca!

A partir do dia 28 de maio será realizado o seminário Livros que Abalaram o Mundo, com 16 títulos que serão analisados e debatidos por estudiosos e especialistas das áreas de história, letras, psicologia e filosofia. O evento será dividido em dois módulos e os encontros serão sempre aos sábados pela manhã, das 9h às 12h, no Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307).
Mais detalhes e inscrições:

Coordenação do Livro e Literatura (Av. Erico Verissimo, 307 - subsolo da biblioteca).
De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Livraria Palmarinca (Rua Jerônimo Coelho, 281 - 1º andar).
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30 e aos sábados 10h30 às 14h.

Os valores por módulo são de R$ 50 para o público geral e R$ 25 para estudantes, professores, maiores de 60 anos e funcionários da PMPA.
Inscrições:
Para fins de obtenção do certificado será observada a freqüência mínima de 75% do número total de 12 horas.
 

INFORMAÇÕES:
32898072/8071

sexta-feira, 29 de abril de 2011

GONZAGUINHA - 20 ANOS SEM O POETA...

Fonte: Submarino

29/04/1991 - Morre Gonzaguinha, compositor e cantor brasileiro.

Acredito na Rapaziada
Gonzaguinha

Eu acredito é na rapaziada
Que segue em frente e segura o rojão
Eu ponho fé é na fé da moçada
Que não foge da fera e enfrenta o leão
Eu vou à luta com essa juventude
Que não corre da raia a troco de nada
Eu vou no bloco dessa mocidade
Que não tá na saudade e constrói
A manhã desejada


Aquele que sabe que é negro
o coro da gente
E segura a batida da vida o ano inteiro
Aquele que sabe o sufoco de um jogo tão duro
E apesar dos pesares ainda se orgulha de ser brasileiro
Aquele que sai da batalha
Entra no botequim, pede uma cerva gelada
E agita na mesa logo uma batucada
Aquele que manda o pagode
E sacode a poeira suada da luta e faz a brincadeira
Pois o resto é besteira
E nós estamos pelaí...


Eu acredito é na rapaziada
Que segue em frente e segura o rojão
Eu ponho fé é na fé da moçada
Que não foge da fera e enfrenta o leão
Eu vou á luta com essa juventude
Que não corre da raia a troco de nada
Eu vou no bloco dessa mocidade
Que não tá na saudade e constrói
A manhã desejada


Aquele que sabe que é negro
o coro da gente
E segura a batida da vida o ano inteiro
Aquele que sabe o sufoco de um jogo tão duro
E apesar dos pesares ainda se orgulha de ser brasileiro
Aquele que sai da batalha
Entra no botequim, pede uma cerva gelada
E agita na mesa logo uma batucada
Aquele que manda o pagode
E sacode a poeira suada da luta e faz a brincadeira
Pois o resto é besteira
E nós estamos pelaí...

Eu acredito é na rapaziada

Agora, para recordar, o músico interpreta "Explode Coração" de sua autoria. Tive o prazer de assistir a um show de Gonzaguinha aqui em Porto Alegre. Não lembro em que ano foi. Inesquecível...



Disponível em: http://jovempan.uol.com.br/jukebox/explode-coracao-28486,1,0. Acesso em: 29 abr. 2011.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

A GATA E O BEM-TE-VI

Uma amizade inacreditável
Gata adotou bem-te-vi que caiu de ninho e o protege como a um filhote
(SÍLVIA LISBOA)
"Em condições normais, Chiquita devoraria Pitico. Mas Chiquita não é uma gata qualquer, nem Pitico é um bem-te-vi comum. Em vez de uma relação de caça e caçador, os dois vivem um improvável caso de amizade em um pátio do bairro Jardim Planalto, na Capital gaúcha.

Quando Pitico caiu do ninho há três anos, tombando no terreno da dona de casa Nair de Souza, a moradora tratou de protegê-lo de Chiquita, temerosa de que o felino fosse abocanhá-lo. A avezinha estava duplamente indefesa. Além de passarinho, alvo dileto dos felinos, o bem-te-vi tinha um problema de nascença: suas asas não se desenvolveram como a de seus irmãos, que na mesma época deixaram o ninho voando. Conseguia apenas dar pulinhos, recurso ineficiente em caso de um ataque de Chiquita.

Ainda filhote, Pitico vivia dentro de uma caixinha, sob o olhar atento de dona Nair. Os receios não se justificaram. Para a surpresa da dona de casa de 51 anos, desde o primeiro dia em que se conheceram, Pitico e Chiquita não se estranharam. Pelo contrário, a cada dia que passava, sempre sob vigilância, os dois animais criavam afinidade. Passaram a comer no mesmo prato - Pitico virou até carnívoro por causa da amiga.
- Ele come tudo o que ela come - diz Nair.
Dormem no sofá da sala, trocam carícias e passam o dia brincando no pátio. Pitico até ensaia vôos para impressionar Chiquita. Apesar da afeição pelo bem-te-vi, a gata não perdeu o apetite por passarinhos. Esperta, usa o companheiro como isca para atacar pardais que se aventuram no pátio.
- Ela deixa o pardal se aproximar do Pitico, e quando ele está próximo, pula por cima dele e abocanha o pardal - conta a dona.
A dupla só se separa quando Pitico vai tomar seus banhos - o bem-te-vi toma até três banhos por dia na sua "piscina", uma bacia improvisada pelos donos. Nestes momentos, Chiquita admira, de longe, o estranho hábito do melhor amigo com a indiferença peculiar dos felinos."
Disponível em: http://animaisfilhosdosol.zip.net/. Acesso em: 13 abr. 2011.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

LIBERDADE NA ERA DIGITAL - XXIV FÓRUM DA LIBERDADE (PUCRS: 11/12 ABRIL)

A liberdade é perseguida como um ideal pela humanidade desde tempos imemoriais. É o fim político supremo e a condição necessária para o sucesso das interações sociais. No entanto, na medida em que o mundo muda, a percepção e a vivência da liberdade também mudam.
A chamada era digital começa a derrubar os limites conhecidos para a liberdade – é quase uma quinta dimensão, na qual as barreiras conhecidas e todos os freios para a ação humana são derrubados, um a um.


Disponível em: http://www.substantivoplural.com.br/category/internet/. Acesso em: 11 abr. 2011.
A internet é, como diria Hayek, uma ordem espontânea, um espaço no qual a interação humana gerou um ambiente que não foi resultado do projeto de ninguém. Ninguém planejou que a internet chegasse a ter tantos usos, e não podemos traçar com precisão como será o amanhã. Simplesmente agimos na rede, e percebemos que o resultado de nossas ações terminou por causar uma revolução no acesso à informação. Para aqueles que pensavam que uma ordem derivada de múltiplas e indeterminadas interações e comportamentos humanos era impossível de ser concretizada de forma organizada e sem intervenção, a era digital se apresenta como uma quebra de paradigmas.
Mas os novos meios de comunicação digitais não são apenas formas mais rápidas de acessar informação. Há uma novidade que é maior, e que influirá na cultura da liberdade de modo muito mais decisivo: o processo de educação é agora autodirigido. Cada indivíduo, com seu celular, seu computador, é o gestor do seu aprendizado. À frente, estão infinitas portas, todas as oportunidades e informações do mundo – e o caminho de descobertas traçado na nuvem de informação é único para cada um.
O indivíduo é agora o agente máximo de seu aprendizado. Mas não é só isso. O comércio, que já era global e atravessava fronteiras, agora as ignora – e todos comerciam diretamente, sem aduanas e atravessadores. A democracia também muda, e mais opiniões se espalham. Cada pessoa pode gerar conteúdo para todo o mundo. Mas há uma contrapartida: até onde vai o poder do Estado em um mundo em que toda a informação está disponível?
Recebido via e-mail

O Big Brother, de George Orwell, está mais próximo do que nunca.
Todas essas questões nos trazem a um novo mundo, em que o velho ideal de liberdade mantém sua natureza, mas se apresenta de formas inovadoras, em espaços antes fechados e para pessoas antes apartadas.
Fruto da capacidade de cada um, e de todos ao mesmo tempo, a internet apresenta-se como uma revolução no conhecimento, e nos leva a questionar as consequências que afetarão as liberdades econômicas, políticas e civis. A nova geração traz em si a cultura da liberdade? Quais os limites e os desafios da liberdade nesse novo mundo?
Bem-vindos ao Fórum da Liberdade de 2011.

Veja mais sobre as obras de George Orwell que temos na Biblioteca da ETS.
Disponível em: http://www.forumdaliberdade.com.br/fl24/xxiv-edicao/. Acesso em: 10 abr. 2011. (texto)

sexta-feira, 18 de março de 2011

SEMINÁRIO EM HOMENAGEM A MOACYR SCLIAR - 21, 22 E 23 DE MARÇO

Um presente para Porto Alegre!

Na semana de Porto Alegre e contando com um time de palestrantes de primeira, a Coordenação do Livro e da Literatura presta homenagem ao grande escritor, médico e membro da Academia Brasileira de LetrasMoacyr Scliar, que nos deixou recentemente...

Como participar?
Basta enviar uma mensagem confirmando sua inscrição para: cll@smc.prefpoa.com.br
Ou pelo telefone: 32898072.

E o melhor: este evento é gratuito!

veja neste blog, outros posts sobre Scliar:
http://bibliotecaets.blogspot.com/2011/02/27-de-fevereiro.html (sobre sua morte e obras disponíveis na Biblioteca da ETS);
http://bibliotecaets.blogspot.com/2009/09/mulher-que-escreveu-biblia-autor-moacyr.html (Livro: A Mulher que Escreveu a Bíblia).

quarta-feira, 16 de março de 2011

POA 2502 - REVISTA VIRTUAL



Obra de Luisa Furman (SP)
Disponível em: http://pedalinas.wordpress.com/. Acesso em: 16 mar. 2011.

Vi na Zero Hora (14/03/11) e adaptei:
A repercussão do atropelamento coletivo de ciclistas, ocorridos recentemente em Porto Alegre ganhou repercussão mundial, graças à divulgação na Web. Um grupo de artistas, chocados com este fato, reuniu colaboradores virtuais (escritores, poetas, ilustradores, artistas gráficos) para publicarem online uma revista. Os 30 colaboradores "não necessariamente ciclistas, mas invarialvelmente humanos" lançaram, então, uma revista virtual com o intuito de narrar, protestar e comentar os tristes fatos: POA 2502 (visite, vale a pena!).

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

PORCELANAS NA PAREDE


Decoração: borboletas de porcelana

Amo pratinhos de porcelana na parede...Tenho vários, espalhados por diversos ambientes da minha casa e por vezes, garimpo-os no Brique da Redenção (Porto Alegre/RS) aos domingos... 
Mas esta alegre e delicada revoada de borboletas, eu nunca tinha visto antes!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

PORTO ALEGRE - NATAL COM SHOW "AQUALUME" (16 A 26 DEZ. 2010)

Vi na ZH de hoje, 14/12/10, p. 22:

Um show de luzes, cores e alta tecnologia chega à capital gaúcha nesta temporada de Natal.

Disponível em:

Quem vê o Aqualume das margens do rio Guaíba, na Prainha do Gasômetro, não imagina a tecnologia empregada e os equipamentos submersos que estão por trás da mirabolante projeção em cortina de água: sistemas hdráulicos de altíssima pressão, balsa com estabilizadores e plataforma submarina são necessários para manter o painel em forma de leque onde o show acontece. Um conjunto de projetores lança na cortina de água mais de dois milhões de pixels em uma área de 800 m², tornando o espetaculo visível a grandes distâncias...
"Assim surgiu o Aqualume, onde a engenharia se transforma em fantasia a serviço da imaginação..."
Saiba mais:
Disponível em: http://www.aqualume.com.br/. Acesso em: 14 dez. 2010.

Disponível em:

Através de beleza e tecnologia, o Aqualume transforma um dos cartões postais da cidade em um enorme cinema ao ar-livre.
As pessoas podem participar do projeto enviando seus vídeos, curtas, clipes, animações e fotografias de temática natalina através do site http://www.aqualume.com.br/ , basta clicar no botão “participe” do menu lateral.

Participem !

Disponível em: http://mirabolantes.net/?p=438. Acesso em: 14 dez. 2010.

O Aqualume já foi realizado no Rio de Janeiro em 2007, durante os Jogos Pan Americanos e, em 2008, durante as Olimpíadas de Pequim.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PEQUENAS CRIATURAS - EXPOSIÇÃO DE GUSTAVO NAKLE

Desta vez usando vidro e bronze, o artista plástico uruguaio - residente em nossa capital - Gustavo Nakle retoma as exposições em Porto Alegre para mostrar suas "Pequenas Criaturas"  na Agência de Leilões e Espaço Cultural aqui da capital gaúcha (de 7 a 24 de dezembro).
Tive o prazer de ver uma de suas mais impactantes exposições, durante a XIX Bienal Internacional de São Paulo, em 1987, com a obra "Juízo, Purgatório e Paraíso dos Farofeiros", no qual o artista construiu enormes cenários com dezenas de figuras em papier mache... Inesquecível! 
"Nakle fusiona o homem com o animal, ou o contorna ou superpõe. Zoomorfisa parte do humano; cabeça ou membros."








Disponível em: http://agenciadeleiloes.blogspot.com/2010/12/montagem-da-exposicao-pequenas.html. Acesso em: 7 dez. 2010.

Agência de Leilões e Espaço Cultural
Rua Câncio Gomes, 661 - Porto Alegre - RS, Brasil. Tel: +5551 3061 5017.
E-mail: atendimento@agenciadeleiloes.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA