Mostrando postagens com marcador aids. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador aids. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

DIA DE COMBATE À AIDS - 1º DE DEZEMBRO

O dia 1º de dezembro foi escolhido como Dia Mundial de combate à AIDS.
Nesta data,  o mundo une forças para a conscientização sobre esta doença. Desde o final dos anos 80, o Dia Mundial de combate à AIDS vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do planeta.
Colabora tu também com esta mobilização, divulgando na família e no teu local de trabalho!  

Disponível em: http://www.lojamotos.com.br/blog/post_cat.php?pageNum_post=4&totalRows_post=58&idCat=5. Acesso em: 1 dez. 2010.

Ver mais, neste blog (clica no link)

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS NA ETS


Disponível em:

O dia 1º de dezembro é dedicado ao combate a esta síndrome, surgida no último quarto do século XX e que se alastrou por todo o planeta, tornando-se responsável por óbitos em todas sociedades.

A ETS engajou-se nesta luta, distribuindo mensagem com um preservativo a toda a comunidade escolar:
"A AIDS NÃO TEM CURA, SÓ PREVENÇÃO"

Portanto, faça a sua parte!

terça-feira, 7 de julho de 2009

CAZUZA - MORTE EM 7 DE JULHO DE 1990

Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza, (Rio de Janeiro , 4 de abril de 1958 — Rio de Janeiro, 7 de julho de 1990).

Disponível em:
<http://ouvirever.blogspot.com/2009/02/as-musicas-de-cazuza-no-you-tube-ao.html>. Acesso em: 7 jul. 2009.

Cazuza, cujo pai é o produtor fonográfico João Araújo, sempre teve contato com a música. Influenciado desde pequeno pelos grandes nome da música brasileira, ele tinha preferência pelas canções dramáticas e melancólicas (Cartola, Noel, Dolores Duran, Lupicínio e Maysa). Era também grande fã da roqueira Rita Lee, para quem chegou a compor a letra da canção "Perto do fogo", que Rita musicou.
Por volta de 1965, ele começou a escrever letras e poemas, que mostrava à avó.
Cazuza cresceu em volta dos maiores nomes da MPB, como Caetano, Elis, João Gilberto, Gal, Novos Baianos, Gil, entre outros. A mãe, Lucinha Araújo, também cantava e gravou três discos.

Em 1972, tirando férias em Londres, Cazuza conhece as canções de Janis Joplin, Led Zeppelin e Rolling Stones, e logo tornou-se um grande fã.

Em 1980 ele retornou ao Rio, onde ingressou no grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trmbone no Circo Voador. Foi nessa época que Cazuza cantou em público pela primeira vez.

Disponível em: <http://casademidias.blogspot.com/>. Acesso em: 7 jul. 2009.

Léo Jaime, convidado para integrar uma nova banda de rock de garagem que se formava no bairro carioca do Rio Vermelho, não aceitou, mas indicou Cazuza aos vocais. Daqueles ensaios surgiu o "Barão Vermelho", cuja parceria entre Cazuza e Frejat rendeu várias letras de sucesso.

A letra para o filme "Bete Balanço" (1984), com a conquista do "Disco de Ouro" e a participação no Rock in Rio (1985) - neste festival, "O Maior da América do Sul", a apresentação da banda tornou-se antológica por coincidir com a eleição do presidente Tancredo Neves e com o fim da ditadura. Cazuza anuncia esse fato ao público presente e para comemorar, cantou "Pro Dia Nascer Feliz". Estes fatos consolidaram o sucesso do grupo. E aí entrou a AIDS...

Em apenas nove anos de carreira, Cazuza deixou 126 canções gravadas, 78 inéditas e 34 para outros intérpretes. De sua obra, tanto com o Barão quanto solo, destacamos algumas: Exagerado, Codinome Beija-Flor, Ideologia, Brasil, Faz Parte do Meu Show, O Tempo Não Pára, Só se For a Dois...

Além das músicas

O artista deixou um grande legado: após a morte de Cazuza, os pais fundaram a Sociedade Viva Cazuza em 1990. A Sociedade Viva Cazuza tem como intenção proporcionar uma vida melhor às crianças soropositivas através de assistência à saúde, educação e lazer.

Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Cazuza#Biografia>. Acesso em: 7 jul. 2009.

Ver post do dia 10/11/2008:

Letra de "Codinome Beija-Flor" - intérprete: Cazuza/Composição: Cazuza, Reinaldo Arias e Ezequiel Neves.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS - 1º DE DEZEMBRO

O dia 1º de dezembro foi escolhido como a data-símbolo do combate a uma doença que pode ser considerada um dos males do século: a Aids (síndrome da imuno-deficiência adquirida).

Slogan deste 20ª Dia de Combate à Aids: "realizar, responsabilizar, ativar.

A doença nada mais é que é o conjunto de sintomas e infecções em seres humanos resultantes do dano específico do sistema imunológico ocasionado pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Quando o sistema imunológico é atacado, o portador do vírus fica mais suceptível às chamadas doenças oportunistas (como a gripe por exemplo) e a tumores, que podem levar a pessoa à morte em poucos dias. O único tratamento existente até agora consiste em conter a carga viral no organismo do paciente. Isso aumenta a resistência do portador, mas a cura efetiva ainda não foi encontrada.


Disponível em: <http://www.agenciaaids.com.br/>. Acesso em: 1 dez. 2008.

Com 33 milhões de pessoas atingidas atualmente pelo HIV, a Aids, doença controlada por triterapias que só fazem o vírus dormir, continua sendo uma epidemia de primeiro plano.
Estamos longe de um acesso universal aos tratamentos porque uma maioria de pessoas contaminadas, essencialmente na África, não têm acesso a eles.
No mundo, quando uma pessoa entra em tratamento, três são contaminadas.

A esperança de encontrar uma vacina foi no ano passado reduzida a zero após um fracasso total dos testes clínicos realizados pelo laboratório farmacêutico Merck.
A prevenção consiste no uso de preservativos e de um acompanhamento da mulher portadora quando de sua gravidez, para evitar que o vírus passe para o corpo do recém-nascido. Também é feita a conscientização dos usuários de drogas injetáveis, para que esses evitem o compartilhamento de seringas.




Disponível em: <criticaindependente.blogspot.com/2008/06/aids...>. Acesso em: 1 dez. 2008.

Todas essas ações são, em sua maioria, responsabilidade das secretarias de saúde de cada município. Entretanto, o vírus vem se disseminando de tal forma que a responsabilidade passa para toda a sociedade. Centros comunitários, associações, entre outras entidades não governamentais, vem ajudando nessa campanha pela conscientização, que é o primeiro passo para evitar que a doença se propague.

A luta contra a AIDS não deve ser só de um dia, pelo contrário, ela deve ser constante. Entretanto, é interessante a data, para que se possa sempre relembrar que a doença está aí, e que é preciso fazer algo para contê-la.

Informações retiradas de:

Disponível em: <aflordapele.wordpress.com/200.7/12/>. Acesso em: 1 dez. 2008.

Disponível em:<http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/081129/saude/sa__de_aids_5>. Acesso em: 1 dez. 2008.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA