Mostrando postagens com marcador mangá. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador mangá. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

40 ANOS: MOUSE E MÔNICA



* Mouse:


"Em 1º dezembro 1968, em São Francisco (oeste dos EUA), o engenheiro Douglas Carl Engelbart, hoje com 83 anos, realizou a primeira demonstração pública do X-Y Position Indicator for a Display System, que pouco depois foi chamado de mouse.
O protótipo tinha quase o dobro do tamanho dos que são fabricados atualmente. Possuía apenas um botão de comando e seu corpo era feito todo em madeira, além de ter um cabo que o conectava ao computador instalado na parte traseira.
Engelbart patenteou o mouse em 1970 e cedeu os direitos para o Instituto de Pesquisa da Universidade de Stanford, que, mais tarde, os vendeu à Apple.
Essa negociação marcou a história do dispositivo, que pegou carona no sucesso do Apple Lisa, de 1983, primeiro PC a surgir no mercado munido de um mouse, e, um ano depois, com o Macintosh 128.
Um levantamento feito junto às principais fabricantes de mouses, como Logitech e Microsoft, aponta que sejam comercializados no mundo cerca de 400 milhões de mouses por ano."
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2008/mouse40anos/>. Acesso em: 12 dez. 2008.




Acesso em: <http://quadro-magico.blogspot.com/2008/08/turma-da-mnica-40-anos-depois_08.html>. Acesso em 12 dez. 2008.

* Mônica:

Criada há 40 anos por Maurício de Sousa, a HQ da Turma da Mônica foi atualizada em traços de mangá (ver post de 20 de outubro 2008).

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA

A imigração japonesa no Brasil tem como marco inicial a chegada do navio Kasato Maru, em Santos, no dia 18 de junho de 1908. Nele vieram 781 imigrantes mais 12 passageiros independentes. Leia mais em: <http://www.centenario2008.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=17&Itemid=30>. Acesso em: 20/10/2008.
Para comemorar o Centenário da Imigração Japonesa em nosso país, muitas comemorações foram preparadas ao longo de 2008, entre elas, a colocação de uma enorme escultura em área próxima ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, elaborada pela renomada artista plástica Tomie Ohtake.

Tomie Ohtake. Nascida em Kioto, no Japão, em 1913, a artista plástica chega ao Brasil em 1936 e se naturaliza nos anos 60. Começa a pintar só aos 40 anos de idade, e conquista fama internacional. Participa de cinco edições da Bienal Internacional de São Paulo. Três de suas obras estão espalhadas por São Paulo: no metrô Consolação, na Avenida 23 de Maio e na Ladeira da Memória. Fonte: http://www.institutotomieohtake.org.br/

Veja mais descendentes de japoneses que se tornaram famosos em suas respectivas áreas de atuação, em nosso país: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2008/imigracaojaponesa/nikkeis.shtml>. Acesso em: 20/10/2008.

VAMOS VER OUTRAS INFLUÊNCIAS JAPONESAS NA CULTURA DE NOSSO PAÍS:

* Mangá: Recentemente, Maurício de Souza utilizou os traços típicos dos desenhos HQ japoneses em seus famosos personagens (olha a Mônica jovem):* Origami: É a arte das dobraduras de papel, que formam as mais diferentes figuras:

VEJA MAIS EM: <http://origami.em.blog.br/archives/origami-e-figuras-humanas/>. Acesso em: 20/10/2008.

De que outros costumes japoneses presentes em nossa cultura tu te lembras? Clica em "comentários" e deixa tua opinião!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA