Mostrando postagens com marcador Tramandaí. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Tramandaí. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ETS: NOTÍCIAS - MEP/2012

A MEP 2012 teve participações bem relevantes de nossa escola. A seguir, material sobre os três projetos que participaram do evento, em Tramandaí, litoral sul do nosso estado:

PROJETO TIFAS

INTRODUÇÃO
Elaborou-se o Projeto TIFAS (Terapia Integrada dos Funcionários da Área da Saúde), com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos profissionais que atuam na área da saúde, diretamente com o público em geral. É do conhecimento de todos que a saúde hoje no nosso estado tem passado por diversos problemas, dentre tantos um dos mais preocupantes:“o caos na saúde pública” (médicos mal pagos, falta de leitos, superlotação, pacientes e familiares de pacientes indignados com o descaso na saúde pública e com planos de saúde).
Esse projeto consiste em utilizar terapias alternativas: debates, discussões, brincadeiras, jogos, exercícios físicos, palestras..., com o compartilhamento de experiências. Percebe-se que muitos conflitos são similares, principalmente no que diz respeito ao relacionamento com o outro, e a TIFAS (Terapia Integrada dos Funcionários da Saúde) trabalha para encontrara melhor maneira de lidar com o público e os próprios colegas de trabalho.
O Projeto TIFAS (Terapia Integrada dos Funcionários da Saúde) busca através do uso de programas de terapia (jogos, brincadeiras, teatro, relaxamento, palestras, debates, reflexões, etc.) a prática e o envolvimento dos profissionais de saúde com o intuito de proporcionar seu bem-estar organizacional e pessoal, refletindo-se os resultados deste programa na sociedade e na instituição para qual atua, impactando diretamente e positivamente na qualidade dos serviços de atendimento prestados, ao público e nas instituições de saúde.

OBJETVOS

1- GERAL
Criar e implementar um programa de Terapia integrada com os funcionários que trabalham na área de saúde e interagem diretamente com o público.

2- ESPECÍFICOS
> Oportunizar tratamento preventivo para os profissionais de saúde, gerenciando o estresse e a pressão do trabalho;
> Interação entre profissionais de saúde para compartilhar experiências e desabafar as aflições;
> Trabalhar juntos encontrando soluções para questões profissionais similares enfrentados no cotidiano profissional;
> Aprimorar as relações interpessoais entre os profissionais de saúde através do programa, proporcionando saúde, bem-estar e autoestima;
> Contribuir para uma melhor qualidade de atendimento na prestação de serviços de saúde.

RESULTADOS
Este projeto foi idealizado principalmente com base em observações. A experiência de quase quatro anos trabalhando como operadora de atendimento na área da saúde me permitiu observar, pesquisar e procurar soluções para um problema que afasta do trabalho boa parte dos funcionários da saúde por motivo de “Depressão”. Entre outros motivos de afastamento estão o estresse, as dores físicas, medos, baixa autoestima, insegurança, ansiedade...
Observou-se varias colegas de trabalho que adoeciam e se afastavam frequentemente.
Contudo, comprova-se que esses profissionais necessitam de apoio psicológico mesmo queeles mesmos não aceitem ou achem que não precisam. O gerenciamento dos conflitos e estresse merece sim um espaço privilegiado dentro destas instituições.
Apesar de a pesquisa apontar para a maioria a aceitação de uma terapia, muitos acham que não é necessário. Entende-seque, como esta pratica ainda não é bem conhecida e pouco divulgada, por não praticarem, desconhecem os benefícios gerados. Minha missão também foi essa, explicar o projeto e incentivar esta prática.
Através da pesquisa escrita e relatos, alguns participantes sugeriram algumas atividades, o que foi considerado bastante enriquecedor:
Atividades voltadas para a dificuldade de cada funcionário:
> Ginástica laboral;
> Shiatzu;
> Relaxamento e atividades que trabalhassem a autoestima;
> Discussões sobre o dia de trabalho;
> Criação de um grupo de teatro que representasse o dia-a-dia de trabalho;
> Biodança;
> Brincadeiras;
> Conversas em grupo




¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Projeto DICA - 2º lugar
(Dedicação ao Idoso com Carinho e Amor)
Projeto DICA (Dedicação ao Idoso com Carinho e Amor) visa criar um facilitador dentro do hospital voltado para o cidadão da melhor idade. Seu objetivo é personalizar o atendimento à melhor idade, a fim de que se evite atrasos e perda de consultas e procedimentos decorrentes da dificuldade que os mesmos têm em se localizar dentro do hospital.
Quem realizará este trabalho serão os estagiários na primeira etapa de seu estágio, aprendendo, assim, a logística do hospital e como se relacionar com as pessoas.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨




Tratamento de Saúde sem Risco (equipe, profs. Elige - Diretora da ETS - e Dóris, orientadora dos trabalhos de Gestão em Saúde)

A viagem para Tramandaí rendeu: O TIFAS saiu em primeiro lugar; o DICA em  segundo;  o Tratamento de Saúde sem  Risco em  sétimo lugar. Os primeiros e  segundos lugares foram classificados  à FECITEP, próxima etapa das mostras anuais de trabalhos elaborados pelas escolas técnicas, em nosso estado (RS).¨
Boa sorte a todos na FECITEP! Vamos aguardar mais premiações...
Fonte: recebido da Diretora da ETS, prof.ª Elige Lemos, via e-mail.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

McDIA FELIZ (28/8/10): INSTITUTO DO CÂNCER INFANTIL


Transforme um BIG MAC em sorrisos no dia 28 de agosto.

Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul mais uma vez participa do McDia Feliz, que neste ano acontece no dia 28 de agosto.

O McDia Feliz é coordenado a nível nacional pelo Instituto Ronald Mcdonald e é a maior campanha de combate ao câncer infanto–juvenil no Brasil. Neste dia toda a verba arrecadada com a venda de sanduíches Big Mac isoladamente ou na McOferta Nº 1 (exceto alguns impostos), das lojas de Porto Alegre, Cachoeirinha, Canoas, Gravataí e Tramandaí será destinada ao ICI-RS. Adquira já o tíquete antecipado que vale um sanduíche Big Mac, no valor unitário de R$8,50. Os tíquetes somente podem ser resgatados no dia 28 de Agosto. Convide todo mundo: família, vizinhos, amigos, colegas de trabalho, para também colaborarem com a campanha!


Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul


É instituição filantrópica criada em 1991 cuja missão é atuar na promoção da saúde da criança e do adolescente do Estado, através do aprimoramento da assistência médica e multiprofissional, com estímulo ao ensino, pesquisa, prevenção e diagnóstico precoce, visando aumentar os índices de cura e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.


O que já realizamos com o McDia Feliz?


• Construção da Unidade do Serviço de Oncologia Pediátrica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre;

• Implementação do programa de Transplante de Medula Óssea;

• Compra de equipamento de laboratório;

• Compra de materiais para a Recreação do Serviço de Oncologia Pediátrica;

• Assistência aos pacientes e familiares;

• Construção do Centro de Apoio;

• Finalização do gabinete odontológico;

• Bolsas para médicos residentes; serviços médicos terceirizados;

• Custeio de projetos desenvolvidos por bolsistas;

• Fundo de reserva para construção do novo Centro Integrado na Rua São Manoel;


PARTICIPE! AJUDE!

BOM APETITE!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

ACONTECEU EM TRAMANDAÍ - 23° SEMINÁRIO DE TÉCNICAS RADIOLÓGICAS

A Vice-diretora da Escola Estadual Técnica em Saúde, no HCPA, Professora Maria do Carmo M. Guedes, as professoras Maria Angelica Fontella e Marcia Cristina Fernandes da Silva e a aluna Ana Paula Protásio da Silva Rodrigues (Turma RM1), do Curso Técnico em Radiologia, participaram do 23° Seminário de Técnicas Radiológicas, que ocorreu em Tramandaí, nos dias 29 e 30 de novembro do corrente ano.
A ETS-HCPA, representada por sua Vice-diretora Professora Maria do Carmo, espera que o Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Radiologia continue investindo em eventos que proporcionem atualizações aos profissionas da área.
Parabéns ao Presidente do Sindicato, TR Waldemar Nunes da Silva Filho.

Fotos do Seminário:



O Presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Radiologia, TR Waldemar Nunes da Silva Filho e a Vice-diretora da ETS, Profª Maria do Carmo Guedes, em Tramandaí, no 23º Seminário de Técnicas Radiológicas.



A profª Maria Angélica Fontella e a aluna da Radiologia, Ana Paula, em frente ao local do Seminário.


As profªs. da ETS: Maria Angélica, Maria do Carmo e Márcia Cristina Fernandes da Silva no evento promovido pelo Sindicato de Radiologia RS, em Tramandaí, Rio Grande do Sul.



















Acima, à esquerda:

A Prof. Maria do Carmo, convidada a participar da mesa de abertura do evento, aproveitou a oportunidade para divulgar o VIII Seminário Técnico de Radiologia da ETS, que ocorrerá no dia 06/12/08, sábado próximo, das 8h às 15h.



À direita:

Aluna Ana Paula, do Curso Técnico em Radiologia da ETS, profªs. Maria do Carmo e Márcia Cristina.

*Por sugestão da profª Maria Angélica, estamos compartilhando o artigo do físico Marcos Vinicius que fala sobre o surgimento de novas tecnologias para diagnóstico de patologias mamárias:

(Clique no site abaixo e faça download para ler/imprimir):

http://www.4shared.com/file/74408581/4840bdf3/ARTIGO_FSICO_MARCOS_VINCIUS.html

O artigo encontra-se à disposição - em cópia impressa - na Biblioteca da ETS.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

23° SEMINÁRIO DE TÉCNICAS RADIOLÓGICAS - TRAMANDAÍ - RS

DATA: 29 e 30 de novembro de 2008;

LOCAL: Hotel Beira Mar - Tramandaí - RS;

PROMOÇÃO: Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Radiologia do Estado do Rio Grande do Sul;
INSCRIÇÕES/CONTATOS: (51)3341-5088/FAX: (51)3345-0440;

ENDEREÇO: SINTARGS/RADIOLOGIA: Rua Cristovão Pereira, 99 - conj. 301;

CEP: 91030-420 - PORTO ALEGRE - RS;

e-mail: sindiradiologia@ig.com.br - site: http://www.sindiradiologia.org.br/


Disponível em: <http://www.frrb.com.br/artigos.asp?dep=27&cod=26>. Acesso em: 28 nov. 2008.


PALESTRAS - DIA 28/11/08 (SÁBADO):

14h30min - NOVIDADES E O FUTURO DA RM: UMA VISÃO TECNOLÓGICA (Físico ALESSANDRO MAZOLLA - HOSPITAL MOINHOS DE VENTO (POA) - PHYMED);

15h20min: - PERSPECTIVAS FUTURAS EM RADIOLOGIA DIGITAL (Físico MARCOS VINICIUS BORTOLOTTO - FATIPUC/HOSPITAL CONCEIÇÃO);

16h10min - CINTILOGRAFIA: ASPECTOS GERAIS (Dr. EDUARDO HERZ BERDICHEVSKI e Dr. EDUARDO ROSITO DE VILAS - HOSP. SÃO LUCAS (PUC) e HOSP. CONCEIÇÃO);

COFFEE BREAK

17h10 - ESTUDOS DO SISTEMA GÁSTRICO INTESTINAL BAIXO (Téc. Rad. LUCIANO LIMISZIKI SUSSELA - HOSP. SÃO LUCAS (PUC) e HOSP. FÊMINA);

18h - BASES DO PET/CT (Físico JOÃO ALFREDO BORGES -Mestre em Ciências Médicas);

18h50min - O TÉCNICO EM RADIOLOGIA NO BLOCO CIRÚRGICO (Téc. Rad. LUIS ANTONIO DOS SANTOS - HOSP. CRISTO REDENTOR/ PREFEITURA MUNICIPAL POA).

21H30 - JANTAR FESTIVO DE CONFRATERNIZAÇÃO.

DOMINGO, DIA 30/11/08 - Dia livre.

Disponível em: <http://images.google.com.br/images?as_st=y&hl=pt-BR&q=radiologia&btnG=Pesquisar+imagens>. Acesso em: 28 nov. 2008.

PARTICIPAÇÃO DO CORPO DOCENTE DA ETS:

Nossa escola vai participar deste importante evento: a vice-diretora da manhã (e substituta legal) Maria do Carmo Guedes, as professoras Márcia Cristina Fernandes da Silva e Maria Angélica Mattos Fontella, todas lecionando na ETS, irão assistir a este Seminário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA