quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ETS: NOTÍCIAS - MEP/2012

A MEP 2012 teve participações bem relevantes de nossa escola. A seguir, material sobre os três projetos que participaram do evento, em Tramandaí, litoral sul do nosso estado:

PROJETO TIFAS

INTRODUÇÃO
Elaborou-se o Projeto TIFAS (Terapia Integrada dos Funcionários da Área da Saúde), com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos profissionais que atuam na área da saúde, diretamente com o público em geral. É do conhecimento de todos que a saúde hoje no nosso estado tem passado por diversos problemas, dentre tantos um dos mais preocupantes:“o caos na saúde pública” (médicos mal pagos, falta de leitos, superlotação, pacientes e familiares de pacientes indignados com o descaso na saúde pública e com planos de saúde).
Esse projeto consiste em utilizar terapias alternativas: debates, discussões, brincadeiras, jogos, exercícios físicos, palestras..., com o compartilhamento de experiências. Percebe-se que muitos conflitos são similares, principalmente no que diz respeito ao relacionamento com o outro, e a TIFAS (Terapia Integrada dos Funcionários da Saúde) trabalha para encontrara melhor maneira de lidar com o público e os próprios colegas de trabalho.
O Projeto TIFAS (Terapia Integrada dos Funcionários da Saúde) busca através do uso de programas de terapia (jogos, brincadeiras, teatro, relaxamento, palestras, debates, reflexões, etc.) a prática e o envolvimento dos profissionais de saúde com o intuito de proporcionar seu bem-estar organizacional e pessoal, refletindo-se os resultados deste programa na sociedade e na instituição para qual atua, impactando diretamente e positivamente na qualidade dos serviços de atendimento prestados, ao público e nas instituições de saúde.

OBJETVOS

1- GERAL
Criar e implementar um programa de Terapia integrada com os funcionários que trabalham na área de saúde e interagem diretamente com o público.

2- ESPECÍFICOS
> Oportunizar tratamento preventivo para os profissionais de saúde, gerenciando o estresse e a pressão do trabalho;
> Interação entre profissionais de saúde para compartilhar experiências e desabafar as aflições;
> Trabalhar juntos encontrando soluções para questões profissionais similares enfrentados no cotidiano profissional;
> Aprimorar as relações interpessoais entre os profissionais de saúde através do programa, proporcionando saúde, bem-estar e autoestima;
> Contribuir para uma melhor qualidade de atendimento na prestação de serviços de saúde.

RESULTADOS
Este projeto foi idealizado principalmente com base em observações. A experiência de quase quatro anos trabalhando como operadora de atendimento na área da saúde me permitiu observar, pesquisar e procurar soluções para um problema que afasta do trabalho boa parte dos funcionários da saúde por motivo de “Depressão”. Entre outros motivos de afastamento estão o estresse, as dores físicas, medos, baixa autoestima, insegurança, ansiedade...
Observou-se varias colegas de trabalho que adoeciam e se afastavam frequentemente.
Contudo, comprova-se que esses profissionais necessitam de apoio psicológico mesmo queeles mesmos não aceitem ou achem que não precisam. O gerenciamento dos conflitos e estresse merece sim um espaço privilegiado dentro destas instituições.
Apesar de a pesquisa apontar para a maioria a aceitação de uma terapia, muitos acham que não é necessário. Entende-seque, como esta pratica ainda não é bem conhecida e pouco divulgada, por não praticarem, desconhecem os benefícios gerados. Minha missão também foi essa, explicar o projeto e incentivar esta prática.
Através da pesquisa escrita e relatos, alguns participantes sugeriram algumas atividades, o que foi considerado bastante enriquecedor:
Atividades voltadas para a dificuldade de cada funcionário:
> Ginástica laboral;
> Shiatzu;
> Relaxamento e atividades que trabalhassem a autoestima;
> Discussões sobre o dia de trabalho;
> Criação de um grupo de teatro que representasse o dia-a-dia de trabalho;
> Biodança;
> Brincadeiras;
> Conversas em grupo




¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Projeto DICA - 2º lugar
(Dedicação ao Idoso com Carinho e Amor)
Projeto DICA (Dedicação ao Idoso com Carinho e Amor) visa criar um facilitador dentro do hospital voltado para o cidadão da melhor idade. Seu objetivo é personalizar o atendimento à melhor idade, a fim de que se evite atrasos e perda de consultas e procedimentos decorrentes da dificuldade que os mesmos têm em se localizar dentro do hospital.
Quem realizará este trabalho serão os estagiários na primeira etapa de seu estágio, aprendendo, assim, a logística do hospital e como se relacionar com as pessoas.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨




Tratamento de Saúde sem Risco (equipe, profs. Elige - Diretora da ETS - e Dóris, orientadora dos trabalhos de Gestão em Saúde)

A viagem para Tramandaí rendeu: O TIFAS saiu em primeiro lugar; o DICA em  segundo;  o Tratamento de Saúde sem  Risco em  sétimo lugar. Os primeiros e  segundos lugares foram classificados  à FECITEP, próxima etapa das mostras anuais de trabalhos elaborados pelas escolas técnicas, em nosso estado (RS).¨
Boa sorte a todos na FECITEP! Vamos aguardar mais premiações...
Fonte: recebido da Diretora da ETS, prof.ª Elige Lemos, via e-mail.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA