Disponível em: <http://www.lucianopires.com.br/idealbb/view.asp?topicID=7>. Acesso em: 19 fev. 2009.
Apesar de não ser uma festa religiosa, o carnaval tem sua data marcada pela Igreja: a Páscoa é sempre na primeira lua cheia depois do início da Primavera do hemisfério norte (dia 21 de março) e o carnaval acontece 47 dias antes desta data.
Disponível em: <http://purl.pt/4892/1/ >. acesso em: 18 fev. 2009.
O carnaval foi introduzido no Brasil pelos portugueses, provavelmente no século XVII, com o nome de entrudo. Essa forma de brincar, que persistiu durante a Colônia e a Monarquia, consistia num folguedo alegre mas violento. As pessoas atiravam umas nas outras água com bisnagas e o famoso limão-de-cheiro (uma bola de cera recheada com água perfumada — geralmente com fragrância de canela —, e atirada nas pessoas que passavam na rua) e depois pó, cal e tudo que tivessem às mãos. Combatido como jogo selvagem, o entrudo prevaleceu até aparecerem elementos de brincar menos agressivos, como o confete, a serpentina e o lança-perfume. Daí em diante, através dos tempos, o carnaval foi inovando.
Disponível em: <www.almanaquedacomunicacao.com.br/blog/?m=200801>. Acesso em: 20 fev. 2009.
Em 1840 realizou-se o primeiro baile. Entre 1846 e 1852 (data imprecisa) surgiu o Zé Pereira, personagem criado por um português - José Paredes - que sai às ruas tocando bumbo. Nesta época, surgem grupos de foliões de rua com bumbos e tambores que depois deram origem aos cordões, às sociedades carnavalescas, blocos e ranchos.
Disponível em: <http://luiscezar.blogspot.com/2008/01/carnaval-e-carro-clssico.html>. Acesso em: 21 fev. 2009.
O corso, hoje desaparecido, consistia num desfile de carros pelas ruas da cidade, todos de capota arriada, com foliões fantasiados atirando confetes e serpentinas uns nos outros.
Disponível em: <http://luiscezar.blogspot.com/2008/01/carnaval-e-carro-clssico.html>. Acesso em: 21 fev. 2009.
Em 1929 foi fundada a primeira escola de samba (Deixa Falar), no bairro carioca do Estácio, seguida de várias outras, no Rio de Janeiro e em outros estados.REFERÊNCIAS DO TEXTO:
Disponível em: <http://www.terrabrasileira.net/folclore/origens/portugal/entrudo.html>. Acesso em: 21 fev. 2009.
Disponível em: <http://www.vesoloski.eti.br/blogdagabi/labels/Festa_=C3=A9_Cultura.php>. Acesso em: 19 fev. 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário