sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

DIA DO DEFICIENTE AUDITIVO - 23 DE FEVEREIRO

Disponível em: http://flickr.com/photos/7328911@N07/2435280803. Acesso em: 20 fev. 2009.

O termo deficiência auditiva refere-se à incapacidade parcial ou total da audição. Entretanto, para a comunidade Surda, este termo está vinculado àqueles que não participam de Associações e não sabem Língua de Sinais.















Disponível em: <www.peabirus.com.br/redes/form/post?pub_id=10199>. Acesso em: 25 fev. 2009.

Algumas pessoas com perda parcial da audição se auto denominam como tendo uma deficiência auditiva, não gostando de serem chamados de surdos. Segundo a Federação Nacional de Surdos (FENEIS), a nomenclatura mais antiga e incorreta utilizada é a de surdo-mudo. O fato de uma pessoa ser surda, não significa que ela seja muda. No Brasil, surdo é o indivíduo que possui uma audição não funcional para todos os sons e ruídos do ambiente, impedindo-o de adquirir, naturalmente, a língua oral/auditiva e compreender a fala através do ouvido. Os surdos possuem uma identidade, uma cultura e uma língua. Para eles, o surdo não possui uma deficiência, mas sim, uma outra língua.

TEXTO E IL. À DIREITA:

Disponível em:
Acesso em: 20 fev. 2009.
Disponível em:
Acesso em: 21 fev. 2009.



Para saber mais (referências disponíveis no site acima/texto):

SÁ, Nídia Limeira. Os Estudos Surdos: cultura, poder e educação de surdos. São Paulo: Paulinas, 2006.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Vida Indepentente: história, movimento, liderança, conceito, filosofia e fundamentos. São Paulo: RNR, 2003.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA