terça-feira, 15 de junho de 2010

NUTRIÇÃO: DIABETES & ARROZ BRANCO


Consumir arroz branco frequentemente favorece o aparecimento do diabetes tipo 2, enquanto o risco de ter a doença é reduzido com o consumo de arroz integral, revela um estudo americano publicado em 14/06/10.
Cientistas da Escola de Saúde Pública de Harvard acompanharam o consumo de arroz branco e integral por 157.463 mulheres e 39.765 homens, que foram seguidos em três estudos diferentes durante 14 a 20 anos.
O diabetes tipo 2, insulino-dependente, se manifesta em geral na idade adulta. Há quase 24 milhões de diabéticos nos Estados Unidos (8% da população).
Os cientistas de Harvard descobriram que as pessoas que consumiam arroz branco cinco vezes por semana tinham 17% mais chances de desenvolver diabetes tipo 2 que aqueles que o comiam uma vez por semana apenas.
"Nós acreditamos que substituir o arroz branco e outros grãos refinados por grãos integrais, como o arroz integral, ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 2", disse o autor do estudo, Qi Sun, da Escola de Saúde Pública de Harvard.

Disponível em:

http://nickmartins.com.br/atualidades/?tag=alimentos-que-nao-engordam>. Acesso em: 15 jun. 2010.


"Há séculos o arroz é um alimento de base nos países asiáticos", destacaram os cientistas.
"Mas desde o século XX, os progressos feitos nas tecnologias do tratamento do cereal possibilitaram uma produção em massa de cereais refinados. Durante este processo, a casca do grão, assim como as partes intactas do germen, são retiradas para produzir arroz branco que, de fato, consiste em um endospermo cheio de amido", afirmam os autores.
Mais de 70% do arroz consumido nos Estados Unidos é arroz branco.
O estudo foi publicado nos Archives of Internal Medicine.

REFERÊNCIAS:

Disponível em:

http://www.almanaqueculinario.com.br/receita/prato-unico/arroz-branco-9804.html>. Acesso em: 15 jun. 2010. (arroz)

Disponível em:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA