terça-feira, 1 de junho de 2010

DIA DO ENXADRISTA: 31 DE MAIO

Disponível em:
http://cucamongabr.com/ajax/historia-do-xadrez/>. Acesso em: 1 jun. 2010.
Disponível em:

Certo Rei na Índia estava doente e lhe indicaram que deveria se distrair com algo agradável. Para ele, Dahir al-Hindi elaborou o jogo de xadrez. Depois de ter expressado sua alegria pela invenção, o Rei disse: "Peça uma recompensa". Dahir al-Hindi pediu um dirhem (moeda de prata utilizada pelos árabes na Idade Média) para a primeira casa do tabuleiro e que fosse dobrando progressivamente este número a cada uma das casinhas restantes, a que o Rei comentou:"Me assombra que um homem como você, capaz de criar um jogo tão maravilhoso, aceite recompensa tão pequena. Que receba o que pede". Mas quendo o assunto chegou aos ouvidos de seu Vizir, este se apresentou diante o Rei e disse: " Precisas saber, meu Rei, que mesmo vivendo mil anos e recolhendo para ti todos os tesouros da Terra, não poderá pagar o que lhe foi pedido.
A quantidade que resulta de dobrar o primeiro número para cada uma das casas do tabuleiro resulta em: 18.446.744.073.709.551.615.
Esta lenda, recontada de várias maneiras, ilustra os primórdios deste jogo, tão ligado à Matemática e ao raciocínio lógico. Saiba mais sobre o xadrez.

Pintura corporal fazendo o tabuleiro e as peças do jogo usadas como acessórios: bizarro!


Disponível em:
http://www.iplay.com.br/Imagens/Divertida/?Homem_tabuleiro_de_xadrez+5715&Grupo=10
>. Acesso em: 1 jun. 2010.

O jogo de estratégia para ajudar a relaxar antes da batalha real:

Disponível em:
http://www.iplay.com.br/Imagens/Divertidas/?Soldados_do_exercito_jogando_xadrez_para_relaxar_antes_de_entrar_em_combate+6216&Grupo=10>. Acesso em: 1 jun. 2010.

Para quem está com fome, o jogo feito de biscoitos deliciosos...


Disponível em:
http://www.iplay.com.br/Imagens/Divertidas/?Biscoitos_no_formato_de_pecas_e_de_tabuleiro_de_xadrez+9452&Grupo=10>. Acesso em: 1 jun. 2010.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA