quarta-feira, 16 de junho de 2010

WEB 2.0: MUNDO VIRTUAL & REALIDADE

Disponível em:

http://www.top30.com.br/news/web-completa-seus-20-anos-veja-como-muita-coisa-mudou>. Acesso em: 16 jun. 2010.

As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) avançam cada vez com maior rapidez, recursos e interatividade, apontando novos caminhos para a comunicação em diferentes meios, alcançando vários locais - sejam eles acadêmicos, culturais, educacionais, econômicos, etc. Olhando rapidamente as notícias veiculadas nos meios de comunicação nesta última semana, vemos alguns exemplos que já alcançam a realidade em nosso país:

* O próximo Simpósio Internacional do Instituto Humanitas Unisinos (IHU) da Universidade do Vale dos Sinos traz a opção de participação através de um avatar do Second Life:


Disponível em:

{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{

* Utilização de holograma em palestra à Distância (EAD):

O Seminário Internacional Fronteiras do Pensamento realiza, em Porto Alegre, dez conferências em 2010. Seu objetivo é fomentar um debate sobre o presente, possibilitando ao grande público o encontro com renomados cientistas, artistas e grandes intelectuais da atualidade, que se destacam pela ousadia do pensar a contemporaneidade. É um projeto cultural múltiplo, que serve como plataforma para geração de livros, documentários, materiais paradidáticos e ações educacionais.
Raymond Kurzweil é um cientista norteamericano, tecnólogo de sistemas e estudioso da Inteligência Artificial. Atualmente, dedica-se a elaborar dispositivos eletrônicos de interação homem-máquina com aplicações para pessoas com deficiência. Ele estuda e trabalha com a previsibilidade do futuro na área da ciência e da tecnologia. No último encontro, 14/06, o cientista fez sua palestra via Web, utilizando-se dos recursos da holografia para interagir com a plateia gaúcha.


Raymond Kurzweil, um dos maiores especialistas em Inteligência Artificial, realizou teleconferência holográfica em 14 de junho, no Salão de Atos da UFRGS



}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}

* O uso de celulares em sala de aula vem sendo rediscutido, com a atualização de conceitos por parte dos educadores, havendo uma tendência ao reconhecimento da utilidade dos aparelhos como suportes móveis (novas mídias, TICs) para o ensino e a aprendizagem:

Pesquisa internacional sugere aparelho seja utilizado como ferramenta pedagógica
Uma pesquisa internacional sugere que o celular seja utilizado em sala de aula como ferramenta pedagógica. Apesar dos incômodos atribuídos ao uso do aparelho pelos alunos, o estudo prova que o telefone pode ser um grande aliado no processo de aprendizagem nos próximos anos.

Disponível em:

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=a2938101.xml&channel=&tipo=1&section=Geral>. Acesso em: 16 jun. 2010.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA