Novos avanços fazem da Internet uma tecnologia com interface cada vez mais amigável e fácil de usar e
[. . .] a convergência digital está articulando uma integração multimídia que permite ver e ouvir, no celular, no palm ou no iPhone, áudio, imagens, textos escritos e transmissão de dados, tirar fotos e fazer vídeos, guardá-los, comunicar-se com outras pessoas e receber as novidades em um instante. (GARCÍA CANCLINI, 2008, p. 33-34).
As aplicações são inúmeras e cada vez mais diversas, indo da nanotecnologia ao estudo das galáxias e de possíveis novos mundo; da robótica às técnicas cirúrgicas.
Dia Mundial das Comunicações/Dia Mundial das Telecomunicações (2)
Telecomunicações, o nome já diz, quer dizer comunicações à distância: tele (do grego têle = ao longe) + comunicações. Em nosso mundo atual, de relações internacionais cada vez mais estreitas e dependentes e, portanto, cada vez mais necessárias do ponto de vista social e econômico, as comunicações se apresentam como um domínio de extrema força. São vias imprescindíveis para a disseminação de ideologias e culturas, aproximando povos que vivenciam tanto realidades semelhantes quanto radicalmente diferentes.
Dia Mundial da Sociedade da Informação (3)
A sociedade atual caracteriza-se pelo acesso direto, intenso, ininterrupto à informação através de meios tecnológicos (uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação). Esta Sociedade da Informação apresenta a característica de estar modulada em redes - por onde fluem a comunicação e a informação. Castells considera que "as novas tecnologias da informação estão integrando o mundo em redes globais de instrumentalidade. A comunicação mediada por computador gera uma gama enorme de comunidades virtuais. (CASTELLS, 2002, p. 57).
REFERÊNCIAS:
Imagens: Office (Microsoft);
Textos: 1 e 3:
COUTINHO, K. S. Blog "Biblioteca ETS": criação e evolução desta ferramenta da Web 2.0, 2010. 148 p. Monografia Final de Curso (Especialização) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário