terça-feira, 18 de novembro de 2008

PRÊMIO VIVA LEITURA 2008




A Comissão formada por representantes do Ministério da Educação, Ministério da Cultura, Organização dos Estados Ibero-Americanos e Fundação Santillana, tem o prazer de divulgar os VENCEDORES do Prêmio VIVALEITURA 2008. Além dos trabalhos escolhidos nas três categorias que compõem o prêmio, este ano, outras quatro experiências também recebem a distinção da Menção Honrosa. São empresas ou instituições que se destacaram na promoção da leitura, tendo como destaque sua abrangência e relevância.



Foram anunciados na quarta-feira, 12 de novembro, à noite, durante evento realizado no Masp (Museu de Arte de São Paulo), em São Paulo, os vencedores do Prêmio Vivaleitura 2008. Entre os 15 finalistas foram escolhidas as melhores iniciativas em três categorias. Cada premiado recebeu R$ 30 mil.


Na categoria 1, que inclui Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias, o vencedor foi o projeto “Ônibus Biblioteca”, que pertence ao Sistema Municipal de Bibliotecas, da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo. O programa, selecionado entre 166 inscritos, foi implantado por Mario de Andrade, interrompido nos anos 40 e retomado em 1979 e percorre a periferia da cidade levando cultura e conhecimento.


Na categoria 2, que abrange as Escolas Públicas e Privadas e teve 1095 projetos inscritos, foi escolhido o projeto “Palavras Andantes”, de Londrina (PR), um projeto de leitura de bibliotecas escolares que tem como objetivo a formação de leitores.


Na categoria 3, que inclui Projetos da Sociedade, como ONGs, Pessoas Físicas, Universidades e Instituições Sociais, o vencedor foi o projeto “Formação de multiplicadores da Expedição Vaga Lume”, que trabalha na formação de multiplicadores nos nove estados da Amazônia Legal. Nesta categoria, foram inscritos 637 projetos.
Disponível em:<http://bica.cnotinfor.pt/images_news/livro_1.jpg>. Acesso em: 19 nov. 2008.

Outros quatro projetos foram agraciados com uma Menção Honrosa:

A Tarde Educação, da Editora A Tarde (BA);

Minibliotecas da Embrapa, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (DF);

Jornadas Literárias, da Fundação Universitária de Passo Fundo (RS);

Projeto Entorno, da Fundação Victor Civita (SP).


A edição de 2008 Vivaleitura reuniu inscrições de projetos de todo o Brasil e ampliou o número de inscritos por região. Nenhum Estado da União ficou fora desta que é a terceira edição do prêmio. Foram, no total, 1899 projetos inscritos, provenientes não somente das capitais, mas também de pequenos municípios do interior do país.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA