sábado, 18 de junho de 2011

RODA ROBÓTICA (UNICICLO)

Vi no Inovação Tecnológica:
Todo o robô está acondicionado dentro de uma única roda: motor, bateria e controles permanecem estacionários no centro da roda, enquanto um pneu de borracha gira pelo lado de fora. 
(Imagem: Cieslak et al.)
Com informações da New Scientist - 17/06/2011

Uniciclo: Roda robótica pára em pé sozinha

Robô uniciclo
Patryk Cieslak e seus colegas da Universidade de Ciência e Tecnologia de Cracóvia (Polônia) construíram a primeira roda robótica auto-estabilizada.
O chamado "robô uniciclo" tem sido desenhado em todos os quadrinhos e filmes de ficção científica.
Na prática, porém, nenhuma tentativa tinha logrado êxito até agora.
O desafio está em construir uma roda que consiga parar de pé, sem qualquer tipo de apoio, e se movimentar autonomamente sem cair.
Um robô que se sustente sobre uma roda assim terá uma mobilidade imbatível, capaz de se movimentar em qualquer espaço onde ele consiga entrar.
Todo o robô de Cieslak está acondicionado dentro de uma única roda: seu motor, bateria e controles permanecem estacionários no centro da roda, enquanto um pneu de borracha gira pelo lado de fora.
Roda auto-estabilizada
O equilíbrio da roda robótica é dado por um peso móvel que se desloca para as laterais da roda para alterar o equilíbrio do uniciclo.
Se a roda começa a cair para a direita, por exemplo, três sensores detectarão o movimento: um inclinômetro para detectar a inclinação, mais um acelerômetro e um giroscópio para detectar mudanças de direção.
Os sinais dos três sensores são enviados para um circuito de controle, que move o peso para o outro lado, para funcionar como contrapeso.
Fazendo esses ajustes várias vezes por segundo, o sistema mantém a posição vertical das rodas.
Visão e navegação
"Há muitos usos potenciais para este tipo de robô por causa de seu corpo fino, da construção simples, boa mobilidade e tração, e a eficiência de usar apenas uma roda," diz Cieslak.
O próximo passo será controlar o rolamento do robô, possivelmente usando o mesmo sistema de peso móvel para dar direção aomesmo conforme ele se move, antes de equipá-lo com visão e sensores extras que permitirão a navegação automática.

 SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Uniciclo: Roda robótica para em pé sozinha. 17/06/2011. Online. Disponível em http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=roda-robotica-uniciclo. Acesso em: 18/06/2011. 

Disponível em: http://meiorandom.blogspot.com/2010/04/os-fas-mandam.html . Acesso em: 18 jun. 2011.

Um comentário:

Artes da Gi disse...

Acredito que funcione, mas acho que a maior dificuldade está não em equilibrar mas sim em muadar de direção ou de aceleração, por não ter outro ponto de apoio, isso fica bem complicado
Bráulio Rodrigues marido da Gi e estudante de engenharia mecânica

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA