terça-feira, 30 de junho de 2009

CHACRINHA - 30 JUNHO

José Abelardo Barbosa de Medeiros (Surubim, 30 de setembro de 1917 - Rio de Janeiro, 30 de junho de 1988)Disponível em:
<http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,ERT2261-8192,00.html>. Acesso em: 30 jun. 2009.
O "Palhaço do Povo" - como se autodenominava - alegrou as tardes de sábado nos anos 80, com o Cassino do Chacrinha e, sem dúvida, foi um dos maiores animadores do Rádio e da Televisão do Brasil.
Chacrinha foi responsável pela popularização do Rádio e principalmente da TV como veículo de comunicação de massa. Começou sua carreira no Rádio em 1939. Atuou pelas Rádios Vera Cruz, Tupi, Clube Fluminense, Clube de Niterói, todas no Estado do Rio de Janeiro. O apelido que lhe fez famoso, era uma referência ao local onde estava situada a antiga Rádio Clube Niterói, numa chácara em Icaraí, no RJ. Abelardo Barbosa solicitou à direção da Rádio para fazer um programa de música carnavalesca, intitulado "O Rei Momo na Chacrinha". O programa vingou, e o nome também. Outros apresentadores passaram a chamá-lo de Abelardo "Chacrinha" Barbosa, e o apelido pegou.
Em 1956, levado à televisão, o "Velho Guerreiro", como também era conhecido, criou um inovador e irreverente programa de calouros, com jurados e dançarinas (Chacretes) que se tornou popular no país inteiro e projetou grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB). Famoso pela buzina zombeteira e autor de inesquecíveis bordões, como:
- "Quem não se comunica se trumbica";
- "Eu vim para confundir, não para explicar";
-"Teresinhaaaaa...!!!!!"

Também imortalizou as famosas perguntas:
- "Vocês querem bacalhau?" (ou abacaxi, limão, etc. os quais jogava no público);
- "Vai para o trono ou não vai?"
Chacrinha misturava em seu trabalho descontração e alegria, ironia e irreverência. Na televisão estreou na Tupi do Rio, passando pela TV Rio, TV Excelsior, TV Record, TV Bandeirantes, TV Tupi (Rede), e por último na TV Globo. Faleceu aos 70 anos, vítima de infarto do miocárdio e insuficiência respiratória.
Disponível em:
<http://www.bastidoresdoradio.com/noticias_julho_08.htm>. Acesso em: 30 jun.2009.

Um comentário:

Anônimo disse...

What's up, Sebast Here, I am exciting reading this place I could definitely get stuck here.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA