segunda-feira, 26 de abril de 2010

PRIMEIRO TRANSPLANTE TOTAL DE FACE

Acima, resultado bem sucedido do primeiro transplante total de face (abril 2010, crédito da imagem: ref. abaixo)


Denis Charlet/AFP/Getty Images
Isabelle Dinoire, a primeira receptora de transplante de face, alguns meses após sua operação e um ano depois


A receptora do primeiro transplante parcial de face no mundo foi a francesa Isabelle Dinoire (fotos acima), na época com 38 anos. Em maio de 2005, ela havia tomado pílulas para dormir e desmaiou em seu sofá. Quando acordou e tentou fumar, não conseguiu prender o cigarro entre seus lábios. Ao olhar-se no espelho, um choque: o labrador preto de estimação havia mordido e arrancado o pedaço inferior do seu rosto (queixo, lábios e parte do nariz). Seus dentes e gengivas ficaram totalmente expostos.
Outros transplantes parciais foram feitos (ver aqui), até que as técnicas cirúrgicas possibilitaram, este ano, o transplante total de face mostrado nos esquemas abaixo:.

Disponível em:
http://saude.hsw.uol.com.br/transplante-facial3.htm>. Acesso em: 22 abr. 2010.

A maioria das cirurgias plásticas são procedimentos breves, com rápida checagem das ruguinhas e um lifting facial cuja duração varia de 2 a 5 horas. Que dizer de um procedimento cirúrgico que dura um dia inteiro? Em um verdadeiro "Photoshop" na vida real, uma equipe de 30 cirurgiões trabalharam durante 24 horas para dar uma nova face a uma mulher. Esta cirurgia plástica foi o primeiro transplante total de face e ocorreu no Hospital Vall d'Hebron, em Barcelona (Espanha). (Trad. /adapt.: Kátia)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA