sexta-feira, 23 de abril de 2010

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS AUTORAIS: 23 DE ABRIL


O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram escritores como Cervantes, Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega, Maurice Druon, K. Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo. Veja mais, neste blog.
A ideia da comemoração do Dia Mundial do Livro teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, é oferecida uma rosa a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

O cartaz acima é de autoria do ilustrador José Manuel Saraiva.
Disponível em:

Disponível em:

Falar sobre os livros e sua importância nunca é demais. Através destes amigos, entramos em contato com ideias de autores sejam eles nossos contemporâneos ou de outras épocas e cuja imaginação nos encanta até hoje, como Shakespeare e Cervantes, diretamente homenageados nesta data.
Disponível em:
http://media.photobucket.com/image/livros%20monteiro%20lobato/tarracha2/livro1.jpg>. Acesso em: 23 abr. 2010.

Importante relembrar também um brasileiro que uniu a criatividade de suas histórias, passadas em um sítio, às informações a respeito do mundo e da realidade através das viagens e brincadeiras de seus personagens: Monteiro Lobato (18/04/1882-05/07/1948) e o Picapau Amarelo foram série de TV, música de Gil e as sucessivas reedições de sua obra tem encantado diversas gerações.


Disponível em:

http://blogdositiodopicapauamarelo.blogspot.com/2008/12/personagens.html>. Acesso em: 23 abr. 2010.

Hoje, na ETS, a estagiária do IFRS Alessandra e eu, bibliotecária da escola, conseguimos visitar uma turma da Administração Hospitalar para lançarmos o embrião de uma atividade voltada à leitura prazerosa, ao gosto por contos, crônicas, poesias que possibilitem a troca de opiniões e a formação de leitores adultos.

Serão Saraus Literários (a sugestão do nome da atividade é da Alessandra) no qual serão trabalhados vários textos curtos, com atividades e/ou conversas informais a partir das sugestões dos alunos/participantes.
Agradecemos o convite e o incentivo da professora Noeli (Adm. Hospitalar), que vem trabalhando a inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs) em suas aulas e mostra que é possível e necessário o planejamento interdisciplinar e as trocas entre diversos profissionais para se obter um melhor resultado nas atividades educativas.

$%$%$%$%$%$%$%$%$%$%$%$%$%$%$%$%$%$%$%$%


Disponível em:
http://br-linux.org/2009/direitos-autorais-industria-tem-que-aprender-com-os-servicos-de-compartilhamento-informais/>. Acesso em: 23 abr. 2010.

Ontem, a UNESCO anunciou a criação do Observatório Mundial da Luta contra a Pirataria na Edição de Livros, uma plataforma gratuita na Internet, que reunirá informações sobre políticas, legislações e medidas dos estados membros dessa organização.

"Não pode haver desenvolvimento do livro se não for respeitado o direito de autor", afirmou Irina Bokova, a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Disponível em: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/04/22/mundo,i=187966/UNESCO+LANCA+OBSERVATORIO+MUNDIAL+DA+LUTA+CONTRA+PIRATARIA.shtml>.

Acesso em: 23 abr. 2010.

2 comentários:

Karin disse...

Em tempos de bibliotecas virtuais a discussão sobre direitos autorais é urgente.

Kátia disse...

Sim, Karin. E a Legislação precisa adequar-se, mas sem comprometer a autoria do trabalho intelectual ou artístico.
O que você, leitor, pensa a respeito disto?
Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA