sexta-feira, 2 de outubro de 2009

J. CARLOS

José Carlos de Brito e Cunha, conhecido como J. Carlos, (Rio de Janeiro de, 18/06/1884 - Rio de Janeiro, 02/10/1950)
Disponível em:
Ilustrador, chargista e designer gráfico brasileiro, J. Carlos também fez esculturas, foi autor de teatro de revista, letrista de samba e é considerado um dos maiores representantes do estilo art déco no design gráfico brasileiro.

Disponível em:

<http://www.ideafixa.com/2008/07/04/jcarlos/>. Acesso: 2 out. 2009.

"Depois da festa: - Qual será a minha casa?"
Última capa da revista "Careta" feita pelo ilustrador e chargista, um dos mais importantes da primeira metade do século 20

Disponível em:

<http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/arch2009-02-01_2009-02-28.html>. Acesso em: 2 out. 2009.

"Seu primeiro trabalho foi publicado em 1902, na revista Tagarela, com uma legenda explicando ser aquele o desenho de um principiante, mas, em seguida, passa a colaborar regularmente com a revista e em abril do ano seguinte já desenha a capa da publicação. Os trabalhos de J. Carlos apareceriam nas melhores revistas de sua época: O Malho, O Tico Tico, Fon-Fon, Careta, A Cigarra, Vida Moderna, Eu Sei Tudo, Revista da Semana e O Cruzeiro.
Fez histórias em quadrinhos com a negrinha Lamparina, mas seus desenhos mais conhecidos sãos as figuras típicas do Rio de Janeiro, os políticos da então capital federal, os sambistas, os foliões no carnaval e, principalmente, a melindrosa, uma mulher elegante e urbana que surgia com a modernidade do século XX. Juntamente com Raul Pederneiras e com Kalixto formou o triunvirato máximo da caricatura brasileira da Primeira República.

Disponível em:
Além de variada, sua obra é bastante numerosa, sendo calculada por alguns em mais de cem mil ilustrações.
J. Carlos sofreu uma hemorragia cerebral enquanto estava reunido com o compositor João de Barro, o Braguinha, discutindo a ilustração para a capa de seu próximo disco, e faleceu dois dias depois. "
Disponível em:

Quatro capas


Disponível em:<http://www.literal.com.br/artigos/genio-j-carlos>. Acesso em: 2 out. 2009.

Os periódicos (revistas), por sua atualidade, têm o dom de refletir os costumes de determinada época, retratando com fidelidade como as pessoas se vestiam. quais as formas de lazer, como eram suas casas, o que consumiam, etc. Acontece que...
"As revistas dos anos 1920 eram impressas em parte em papel jornal, um papel que envelhece mal e cuja fibra, com o tempo, tende a trincar, rachando as páginas.
Graças ao patrocínio do Programa Petrobras Cultural, nossa equipe digitalizou em alta definição nove anos de duas das publicações mais importantes no cenário nacional da época - O Malho e a Para Todos - entre 1922 e 1930, período no qual foram dirigidas pelo grande designer e caricaturista J. Carlos."

Disponível em: <http://www.jotacarlos.org/>. Acesso em: 2 out. 2009. (texto acima)

Melindrosa

Disponível em: <http://paratodos4all.files.wordpress.com/2009/08/jcarlos.jpg>. Acesso em: 2 out. 2009.

2 comentários:

Guilherme Bandeira disse...

Olá Kátia,

Sou suspeito para falar de J. Carlos, pois sou fã de carteirinha...em meus traços tento sempre a sutileza do mestre. Muito bom o post...mas não se afogue...rs...precisamos de você para trazer sempre informações de qualidade.

Você conhece meu outo blog? O blog Rabiscos eu posto todos os meus "rabiscos" que faço na madrugada (quase não durmo)...

Grande beijo!

Guilherme Bandeira
www.olhaquemaneiro.com.br
www.blograbiscos.blogspot.com
www.twitter.com/olhaquemaneiro

Kátia disse...

Obrigada pelos elogio!
Como tens tempo para 2 blogs e ainda desenhar?
Quero uma caricatura também!!!
Beijão
Kátia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA