quarta-feira, 7 de outubro de 2009

CÓDIGO DE BARRAS (PRIMEIRO USO EM: 07/10/1974 ) -

Código de barras é uma representação gráfica de dados que podem ser numéricos ou alfanuméricos dependendo do tipo de código de barras utilizado.
Apesar de a patente do código de barras ter sido concedida no dia 7 de outubro de 1952, o sistema só passou a ser utilizado comercialmente anos depois (07 de outubro de 2009).


Homenagem do Google (seu nome codificado): mais um meme

A decodificação (leitura) dos dados é realizada por um equipamento chamado scanner que emite um raio vermelho que percorre todas as barras.
Onde a barra for escura a luz é absorvida, e, onde a barra for clara (espaços) a luz é refletida novamente para o scanner reconhecendo os dados que ali estão representados.

Os dados capturados nesta leitura são compreendidos pelo computador, que por sua vez converte-os em letras ou números humano-legíveis.

Às 8:01 da manhã de 7 de outubro de 1974, um cliente do supermercado Marsh's em Troy, no estado norte-americano de Ohio, fez a primeira compra de um produto com código de barras. Era um pacote com 10 chicletes Wrigley's Juicy Fruit Gum. Isso deu início a uma nova era na venda a varejo, acelerando as caixas e dando às companhias um método mais eficiente para o controle do estoque. Aquela compra histórica foi o ponto de partida para anos de pesquisa e desenvolvimento.

Disponível em:

<http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_de_barras>. Acesso em: 7 out. 2009.

Disponível em:
<http://blogs.diariodepernambuco.com.br/economia/?p=3456>. Acesso em:


Os responsáveis pela invenção do código de barras foram os americanos Norman Woodland e Bernard Silver. Eles desenvolveram um sistema capaz de codificar dados em círculos concêntricos, posteriormente adaptado para a forma como conhecemos hoje.
Disponível em:
<http://veja.abril.com.br/noticia/variedades/google-comemora-invencao-codigo-barras-503964.shtml>. Acesso em: 7 out. 2009.


Disponível em:
<http://www.maysadecastro.com.br/blog/page/32/>. Acessso em: 7 out. 2009.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA