segunda-feira, 5 de outubro de 2009

MERCADO PÚBLICO DE PORTO ALEGRE/RS (03/10/18 )

Mercado Público de Porto Alegre/RS - 140 anos de sua fundação

Disponível em:

O Mercado começou a ser erguido em 1864, numa área aterrada, a partir do projeto do engenheiro Frederico Heydtmann, tendo como coordenador o empreiteiro Polidoro da Costa.
A inauguração ocorreu em 3 outubro de 1869, mas só foi aberto no ano seguinte. O primeiro centro de abastecimento que se tem notícia é de 1840 e ficava no então Largo do Paraíso, atual praça 15 de Novembro, ao lado do atual.


O prédio quadrilátero, com um pátio central, tinha apenas um piso. Seu estilo neoclássico compunha, com outros imóveis do Centro, como a Assembléia Legislativa e a Beneficência Portuguesa, um novo visual da cidade.

Em 1912 foi construído o 2º pavimento para abrigar escritórios comerciais e industriais e repartições públicas.

Nesses 140 anos o Mercado passou por várias modificações e reformas. Entre 1990 e 1997 passou por uma restauração que recuperou a arquitetura original.

Em 12 de dezembro de 1979, o Mercado Público foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre.


Disponível em:
Hoje, o prédio tem 109 estabelecimentos que oferecem especiarias e produtos típicos da terra gaúcha, além de restaurantes, lanchonetes, sorveterias e um posto bancário que complementam a oferta de serviços. Os frequentadores e comerciantes do Mercado também contam com o ambiente Wireless (conexão sem fio). Inaugurada pela Procempa e Smic em março de 2006, a rede pode ser conectada através de dois terminais com Internet gratuita e de alta velocidade permanentemente à disposição da população no mezanino do prédio.
Texto:
Diposnível em:
Disponível em:
<http://www2.portoalegre.rs.gov.br/mercadopublico/default.php?p_secao=4>. Acesso em: 4 out. 2009.
Disponível em
<http://www.jornalja.com.br/2009/10/02/mercado-publico-completa-140-anos/>. Acesso em: 3 out. 2009.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA