A data foi instituída em 1985, quando foi realizado o histórico show Live-Aid.
Disponível em:
O evento foi idealizado pelo irlandês Bob Geldof, integrante da banda Boomtown Rats, para ajudar as pessoas que passavam fome na África. A idéia de montar o espetáculo surgiu quando Geldof assistiu, pela televisão, o documentário Fome na Etiópia. Ele ficou chocado em ver a situação das pessoas que não tinham forças nem para espantar, do próprio corpo, as moscas que as rodeavam.
Os shows aconteceram simultaneamente em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. Cerca de 170 mil pessoas participaram da maratona musical, 70 mil na Inglaterra e 100 mil nos Estados Unidos, enquanto 1,5 bilhão de pessoas assistiram tudo pela TV.
O objetivo era reverter toda a renda obtida para as vítimas da seca e da fome que devastava a África. Com a venda de ingressos a 35 dólares e a venda dos direitos de transmissão a 160 países, o espetáculo conseguiu arrecadar cerca de 70 milhões de dólares. (*)
Participaram do Live-Aid artistas como Mick Jagger, Tina Turner, Madonna, David Bowie, Sting, Phil Collins - aliás, Phil Collins abriu o show nos EUA e na sequência, voou para Londres para fechar o festival -, Eric Clapton, Bob Dylan, Elton John, Paul McCartney, Santana, Jimmy Page, Robert Plant, além das bandas U2, Dire Straits, Queen, Duran Duran, Judas Priest, Black Sabbath (com Ozzy), Status Quo, INXS, Loudness e The Who, entre outros. (**)
Disponível em:
Disponível em: <http://visualrp.blogspot.com/2008/07/13-de-julho-dia-mundial-do-rock.html>. Acesso em: 13 jul. 2009.
Montagem: Mr Bad Guy
Fonte:Deu tudo tão certo naquele dia (Live Aid, 13 de julho de 1985), que o rock mereceu destaque no calendário.
Mas, como será que tudo isso começou?
Quem é o pai do rock?
Quem deu nome à criança?
Difícil encontrar respostas para estas perguntas, dada a quantidade de influências que cercam a história do rock n' roll. Mistura de música da elite com a música do povo, música de preto misturada com música de branco. Uma salada de estilos definiu como rock n' roll aquela música agitada que embalou tantos jovens na década de 50 e até hoje possui seguidores fiéis em todas as suas vertentes que vão do progressivo, passando pelo heavy metal, punk rock, hard rock, e por aí a fora.
O rock, por um longo tempo, foi tido como um estilo marginalizado e que pregava certas "ideias" que não se adequavam aos conceitos morais e religiosos da sociedade.
Disponível em:
<http://adolfoguimaraes.blogspot.com/2007/07/13-de-julho-dia-mundial-do-rock.html>. Acesso em: 13 jul. 2009.
Rock é alegria, energia, diversão, rebeldia; através de seu ritmo contagiante, nos ligamos ao nosso "eu" primitivo, tribal. Rock pode ser sim socialmente engajado - como demonstram todos os concertos que vieram após o Live Aid (Sting, Bono Vox e tantos outros). Portanto, repetindo os Stones deixo aqui a minha frase em homenagem a este dia:
"I know, it's only rockn'roll, but I like it!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário