domingo, 3 de maio de 2009

ATAULFO ALVES - MÚSICO BRASILEIRO (100 ANOS DE NASCIMENTO: 2/5/1909)

Ataulfo Aleves de Souza - Miraí, MG (02-05-1909) - Rio de Janeiro, RJ (20-04-1969)


"O mais elegante", diziam de Ataulfo. Gentil e refinado. Conta o compositor: "Quando fui apontado como um dos dez mais elegantes pelo Ibrahim (Ibrahim Sued, colunista social), eu aparecia na fotografias com um terno de dez anos atrás. É que, naquela época, eu não podia pagar um bom alfaiate. Mas depois de eleito, surgiram grandes alfaiates que, interessados em ganhar publicidade, ofereciam-se para me fazer roupas de graça..."

Em 1935, por intermédio de Almirante e Bide, Floriano Belham gravou seu primeiro sucesso, "Saudade do meu Barracão". "Menina que Pinta o Sete" (c/ Roberto Martins) foi gravada pelo Bando da Lua, ainda no ano de 1935.
Sílvio Caldas ("Saudade dela", 1936, e a valsa "A Você", feita em parceria com Aldo Cabral) e Carlos Galhardo ("Quanta Tristeza", feito com André Filho, 1937) foram os responsáveis por seus maiores sucessos. Galhardo viria a ser um de seus mais fiéis intérpretes.
Orlando Silva foi outro grande intérprete de Ataulfo. "Errei, Erramos", foi por ele gravado em l938.
Foi parceiro de Bide, Claudionor Cruz, João Bastos Filho e Wilson Batista (com este último venceu os carnavais de 1940 e 1941, com "Oh!, Seu Oscar" e "O Bonde de São Januário" e, ainda "Eu Não Sou Daqui", "Papai Não Vai", "Terra Boa").

Em 1942 gravou para o Carnaval "Ai, que Saudades da Amélia" (c/ Mário Lago). A gravação contou com o acompanhamento do grupo Academia do Samba, organizado pelo compositor e com a abertura de Jacob do Bandolim. Foi um enorme sucesso. Três meses depois, Ataulfo voltaria a Odeon para nova gravação, agora com orquestra.
Com Mário Lago comporia ainda "Atire a Primeira Pedra" (Carnaval de 1944) e "Capacho" e "Pra que Mais Felicidade" (1945).
Como intérprete, as primeiras gravações de Ataulfo foram "Leva Meu Samba..." e "Alegria na Casa de Pobre" (com Abel Neto).
O surgimento da bossa-nova e do iê-iê-iê nacional foram assimilados por Ataulfo. De outro lado, os jovens gostavam de suas músicas.
Assim, em 1967, veio um novo sucesso com "Laranja Madura". Roberto Carlos gravou "Ai, que Saudades da Amélia". E Ataulfo fez parceria com Carlos Imperial:
"Você passa e eu Acho Graça", "Você Não é Como as Flores" e sua última música, "Mandinga", foram feitas com Carlos Imperial, que concluiu "Mandinga", já que uma intervenção cirúrgica, em decorrência de sua úlcera, o impediu de terminar.
Foi-se o grande sambista carioca, nascido em Minas. Clara Nunes, também carioca, nascida em Minas, gravou "Mandinga" e "Você passa e eu Acho Graça", pela Odeon.

REFERÊNCIAS:
Disponível em:
<http://musicabrasileira.org/ataulfoalves/>. Acesso em: 2 maio 2009. (foto e texto)
Disponível em:
<http://toque-musical.blogspot.com/2009_02_01_archive.html>. Acesso em: 3 maio 2009. (capa de disco)
Disponível em:
<http://desnada.blogspot.com/2007_08_01_archive.html>. Acesso em 2 maio 2009. (violão)

2 comentários:

Joseane Oliveira dos Santos disse...

Querida Kátia,
parabéns pela indicação,nada mais que merecido. Pode contar comigo.
Bjus
Jose

Kátia disse...

Obrigada, Jose querida, pela força e incentivo recebidos...
Bjux
Kátia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA