domingo, 24 de maio de 2009

ACESSIBILIDADE DIGITAL PARA PNEES - MOUSE ADAPTADO

Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs) interagem com PCs por meio de mouses customizados


Disponível em:
<http://lufadadearfresco.wordpress.com/>. Acesso em: 21 maio 2009.


Mouses Customizados e Acessibilidade Digital para PNEES (Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais)
BRUNO DE OLIVEIRA
Colaboração para a Folha Online


Mouse RCT com botões de toque RCT
Dispositivo apontador que substitui o mouse comum, permitindo ao usuário usar o computador através do toque em seus botões que são fixos. Indicado para usuários com dificuldades motoras.
Composto de sete botões individuais de baixo esforço, com as funções:
Quatro botões com movimentos do cursor para direita, esquerda, acima e abaixo.
Botões que simulam as teclas direita e esquerda do mouse convencional.
Botão com função "arrastar".
Botão para regular velocidade do cursor.


Características:
Possui abas laterais para fixação na mesa de trabalho.
Dimensões: 2 x 10 x 50 cm.
Conecta-se ao computador via porta USB (Windows XP)

Disponível em :
<http://www.clik.com.br/clik_01.html>. Acesso em: 22 maio 2009.


Por mais que esteja avançada a tecnologia para integração social de PNEEs, como nos acessórios esportivos e de locomoção, ainda é cedo para pensarmos em mouses para quem possui algum tipo de limitação motora.
Dada a particularidade de cada restrição física, a melhor saída neste caso são os mouses customizados. É o que explica a terapeuta da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), Sabrina Angélica Sanchez. Ela faz o acompanhamento individual de seus pacientes, utilizando dispositivos improvisados, de maneira rudimentar, na própria Associação, para que eles desenvolvam suas habilidades em diversas atividades. "Nosso trabalho consiste em analisar as restrições dos movimentos da pessoa e indicar a melhor maneira de interagir com o PC, levando em consideração fatores como mobilidade e menor desgaste físico."
Os dispositivos que geralmente são recomendados incluem roller mouses (aparelhos que movem o cursor na tela por meio de uma esfera), tablets (telas sensíveis ao toque dos dedos), botoeiras adaptadas, ponteiras de cabeça (espécie de arco de alumínio que envolve a cabeça e que possui uma haste à frente da testa para a pessoa digitar no teclado) e sistemas de comando de voz como o brasileiro Microfenix, desenvolvido na UFRJ. Esse software, com download gratuito na internet, é uma espécie de mouse virtual que aciona funções no PC e até digita textos por meio da voz do usuário, configurando uma excelente ferramenta para aqueles que possuem restrições nos braços e nas pernas. (1)


"O projeto microFênix v 2.0 foi criado pelo professor Antonio Borges, no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , em 2004/5, para facilitar o uso do computador pelos portadores de deficiência física grave como os tetraplégicos, portadores de distrofia muscular entre outros portadores de patologias que apresentam limitações que impossibilitam o uso dos membros superiores ativamente." (2)

Disponível em:
<
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u432164.shtml>. Acesso em: 21 maio 2009. (1)
Disponível em: <
http://intervox.nce.ufrj.br/microfenix/>. Acesso em: 21 maio 2009. (2)


Mouse ou lente de contato?
A I Contact ainda é apenas um conceito, mas mexe com nossa imaginação pensar que podemos ter um mouse controlado pelos movimentos dos olhos. Criado por Eun-Gyeong Gwon & Eun-Jae Lee, a lente de contato aparentemente comum, possui sensores que captam o movimento dos olhos, registrando a posição desejada no receptor conectado ao seu computador.
Disponível em:


Mouse óptico padrão adaptado com uma entrada para acionador. Mouses adaptados com uma entrada tipo minijaque, para encaixe do plugue tipo P2 de um Acionador. Simula o clique da tecla esquerda do mouse permitindo comandar, através de um acionador externo, programas de computador que possuam função de varredura. É fornecido nas versões PS2 e USB.



Disponível em:
<http://www.civiam.com.br/hot_deficientesvisuais/Deficientes_Visuais_Produtos_Acessorios.html>. Acesso em: 22 maio 2009.

Top-Braille foi criado por engenheiro francês; aparelho permitirá leitura em braile


Conseguir ler uma etiqueta em uma loja ou o programa de um concerto deixou de ser um sonho para os cegos graças a um leitor portátil, inventado por um francês. O aparelho é capaz de traduzir um texto para o braile de forma instantânea.
Raul Parienti, o engenheiro francês que criou o aparelho, colabora com várias empresas de eletrônica brasileiras, francesas e búlgaras e fundou uma sociedade para comercializá-lo por um preço inicial de cerca de 3.000 euros (R$ 7.700,00).
A invenção é quase do tamanho de um mouse de computador, pesa 120 gramas e cabe na palma da mão. Parienti considera que o Top-Braille poderá aumentar a autonomia dos 42 milhões pessoas com baixa visão no mundo. "Quando se posiciona o aparelho sobre um texto, uma microcâmera digital escaneia cada uma das letras e transmite as imagens para o processador que controla uma unidade braile situada sob o dedo indicador do usuário", explica Parienti.
Os pequenos dispositivos pontiagudos dessa unidade abaixam ou sobem para compor a tradução instantânea para o braile de cada letra impressa no papel ou em qualquer outra superfície, como latas de conservas ou caixas de medicamentos. Com a ajuda de um fone, também é possível ouvir o texto.
Disponível em:
<http://www.usc.br/nidb/noticias/not_mouse_braile.htm>. Acesso em: 21 maio 2009.

Mouse Ocular
Uma tecnologia revolucionária está prestes a ganhar o mercado: o Mouse Ocular. Trata-se de um aparelho que possibilita às PNEEs com tetraplegia o acesso irrestrito ao uso de computadores.
Funciona assim: rastreadores eletrônicos fixados ao rosto do usuário capturam e codificam digitalmente os movimentos do globo ocular, convertendo-os em sinais elétricos que são enviados ao PC por um software para executar cada função. Uma piscada mais forte, por exemplo, é “entendida” pelo sistema como o acionamento do botão esquerdo do mouse tradicional. E o que é melhor de tudo é que isso foi desenvolvida por uma empresa brasileira.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL, set. 2008.

Disponível em:
<
http://rogeliocasado.blogspot.com/2008_08_01_archive.html>. Acesso em: 21 maio 2009.

Mouse que funciona com o pé

O mouse adaptado abaixo é para as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais que não conseguem utilizar as mãos, nem o apontador preso à cabeça. O pack inclui um pad para o mouse que se gruda ao pé, que cuida dos movimentos, e um pad com 6 botões programáveis para funcionarem em conjunto com o outro, englobando, assim, todas as funções de um mouse.

Disponível em:
<http://www.indrops.net/gadgets/mouse-para-se-usar-no-chao-com-os-pes/>. Acesso em: 23 maio 2009.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA