segunda-feira, 16 de março de 2009

ESTANTE PÚBLICA Nº 2 - EM FRENTE AO PARCÃO



Mais do mesmo! Com outra temática, mas com a mesma proposta de compartilhar leituras em uma parada de ônibus, a equipe da Estante Pública - que havia desmontado as instalações da "Nº 1" em janeiro de 2009 - retorna:


"A temática Aparências Econômicas que recebe nas suas prateleiras livros de economia e de sociologia sugere um ganho de consciência coletiva.
O significado da palavra aparência nos leva a refletir sobre aquilo que não temos ou que não somos. É a fantasia que se veste para assumir um novo estado de espírito perante outras pessoas. Em outras palavras, é a máscara social que escolhemos para desenvolver a nossa forma teatral de viver. Este envolvimento que escolhemos por livre arbítrio assumir deve ser ampliado nas mais diversas relações existentes no mundo. Podemos estender este pensamento, por exemplo, para as relações entre países, governantes, famílias e amigos.

...
Muitos não querem ver que vive em mundo de aparências. Fantasia, realidade transformada. Esta consciência pode nos fazer entender muitos absurdos que antagonizamos em nossa curta passagem pelo mundo. Claro que é frustrante saber que os macro problemas mundiais são ultra complexos de se resolverem, pois o nível de aparência e de poder se dá em outra escala. No entanto, o modelo é o mesmo... Só se repete em diferentes proporções e lugares com diferentes personagens.


A nossa passagem requer poesia. Pede por poesia! Este é um poder transformador capaz de assumir a teatralidade da vida e brincar com os enganos das aparências."

Texto e imagem:
Disponível em: <http://www.estantepublica.blogspot.com/>. Acesso em: 16 mar. 2009.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA