quarta-feira, 4 de março de 2009

CURSO EM EAD "ESPECIALIZAÇÃO EM BIBLIOTECAS ESCOLARES E ACESSIBILIDADE" - RETORNO ÀS AULAS

Volta às aulas no curso de especialização (EAD) que estou fazendo (e amando!) foi comentada com a nossa prof. Lizandra, em entrevista a um jornal aqui de Porto Alegre, a qual trancrevo, a seguir, alguns trechos (recorte com a íntegra está disponível na Biblioteca da ETS):

A professora doutora Lizandra Estabel, que é coordenadora pedagógica do curso de especialização 'Bibliotecas Escolares e Acessibilidade', da Fabico/Ufrgs, deu uma entrevista ao jornal Correio do Povo.
Os 35 alunos que integram o pós-graduação são oriundos de Porto Alegre, de cidades do interior do RS, e também de outros estados: Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Paraíba.
Conforme Lizandra, trata-se do primeiro curso, no país, na modalidade Ensino à Distância (EAD), que apresenta proposta diferenciada voltada a bibliotecários e professores que atuam em escolas.
'Nossa meta é a inclusão. É oferecer a todos a possibilidade de acesso e de uso das tecnologias da comunicação, ou seja, a acessibilidade para todos, com suas diferentes necessidades especiais', explicou. Lizandra salientou que a experiência em sala de aula contribuiu para a elaboração de um currículo que atendesse à demanda e ampliasse o acesso ao conhecimento. 'Esse processo de inclusão envolve desde a produção do material didático on-line, que é disponibizado em um ambiente EAD com diversas ferramentas – bate-papo, correio eletrônico, portfólio, entre outras, – até a construção de um espaço físico adaptado para cadeirantes e leitor de tela.'
O curso começou em julho de 2008 e já teve dois encontros presenciais.
O retorno das atividades EAD será em março. Há grande expectativa dos alunos e dos tutores, visto que serão finalizados os blogs iniciados no módulo anterior. 'Este processo é muito interessante, visto que o usuário acessa e ao mesmo tempo produz a informação. Esse leque de possibilidades e de troca é instigante', observou Lizandra. Segundo ela, no próximo módulo serão trabalhadas as disciplinas de acessibilidade e produção de mídias (áudio, imagem e todos os recursos da web, a partir de softwares gratuitos). A professora da Ufrgs lembrou que, na biblioteca, são armazenados todos os tipos de informação. 'Pretendemos expandir esse processo, tornando um acervo diversificado', destacou. 'Imagina quanto material é produzido nas escolas em diversas mídias e contextos e acaba se perdendo? Buscamos ampliar esse conceito e a prática do acesso e do uso da informação', ressaltou.

REFERÊNCIA:

LOPES, Simone. EAD Promove a Inclusão e Inova em Acessibilidade. Correio do Povo. Porto Alegre, 1 mar. 2009. p.14.

Portanto, queridas colegas, já podemos prever que teremos muito trabalho pela frente! Mas é, sem dúvida, um Curso que tem nos propiciado muitas trocas e muito crescimento - a prova disto é este blog: se não fosse o EBEA, com a maravilhosa equipe que nos auxilia, ele não existiria.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá! Fiquei sabendo do curso a bem pouco tempo e estou curiosa. A biblioteca da minha escola está precisando de uma "mãozinha". Sou formada em Filosofia e gosto muuuuiiiito de livros...

Kátia disse...

Olá, Mariazinha: se quiseres alguma dica mais específica, podes comentar na última postagem do blog: é mais fácil de encontrar e eu procurarei te responder...
Quanto ao curso EBEA, estamos na reta final: após a semana presencial de julho, vamos ter que escrever o trabalho de Conclusão para apresentar em dezembro.
Veja os filmes que aprendemos a fazer ( no Movie Maker)o meu está no post do dia 15/06/09 (coloquei o link para ver no youtube também) e algumas das minhas colegas também colocaram nos blogs (lista de "Blogs EBEA" à direita.
Se puderes, vota no Prêmio Top Blog (selinho no canto superior direito)- vamos colocar a biblioteca escolar na mídia!
Abraços!
Kátia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA