quinta-feira, 12 de março de 2009

DIA DO BIBLIOTECÁRIO - 12 DE MARÇO

O profissional da área de biblioteconomia administra bancos de dados e se responsabiliza por classificar, armazenar e recuperar informações, além de orientar o público que procura uma biblioteca.
Hoje em dia, quem domina tecnologias da computação pode gerenciar arquivos digitais ou organizar páginas para a internet.
Bom lembrarmos também que a qualidade da orientação fornecida pelo bibliotecário, a quem procura uma biblioteca, vai depender de sua própria vivência com a leitura, ou seja, de sua experiência pessoal com os livros e com o próprio conhecimento em si.

Disponível em:

<http://zonadocafe.blogspot.com/2008/09/quereres-palavras-e-o-vento.html>. Acesso em: 11 mar. 2009.

Sobre a faculdade /estágio/registro:

Para atuar como bibliotecário, é preciso, após a graduação, obter o registro no Conselho Regional de Biblioteconomia.

Quem pretende ingressar no curso, já deve ficar sabendo que entre as disciplinas básicas estão língua portuguesa, inglês e literatura. É obrigatório ainda que se faça um estágio, sendo exigida uma monografia final. Em algumas instituições, o curso, que tem duração média de quatro anos, é chamado de Ciência da Informação ou Gestão da Informação.
Disponível em:
<
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/bibliotecario/oficio.html>. Acesso em 11 mar. 2009.


BIBLIOTECA DA PUC:

Porto Alegre recebeu, em novembro de 2008, um novo espaço cultural, para leitura, aprendizado e reflexão, aberto à comunidade.
A PUCRS inaugurou, no dia 7 de novembro de 2008, a sua nova Biblioteca Central Irmão José Otão, com 21 mil metros quadrados distribuídos em 14 pavimentos.


Maquete (acima) e vista interna de um dos 14 andares (embaixo) da nova Biblioteca Central da Pontifícia Universidade Católica, em Porto Alegre - RS.


Disponível em:
<http://www.pucrs.br/biblioteca/ampliacao/index.htm>. Acesso em: 12 mar. 2009.

Espaço com 21 mil metros quadrados e 14 andares reúne alta tecnologia e apresenta um novo conceito de autonomia para os usuários.

A biblioteca está equipada com tecnologia avançada de rastreamento e identificação de documentos, auto-devolução e auto-empréstimo de obras, sendo considerada a mais avançada biblioteca da América do Sul. "É um novo conceito de biblioteca. O usuário terá mais autonomia e acesso facilitado aos conteúdos", explica o diretor, César Mazzillo.

Além disso, estão disponíveis mais computadores, em bancadas com iluminação especial, dezenas de salas de estudo coletivas e individuais equipadas com computadores, cadeiras e mesas confortáveis, rede sem fio de internet e espaços para descanso e leitura, com sofás, luz natural e tranqüilidade.
Ainda na Biblioteca, as áreas de conhecimento Ciência e Tecnologia, Linguagem e Artes, Humanas, Sociais Aplicadas, são representadas por cores. Os livros, periódicos, CDs ou teses de cada área, foram reunidos, e podem ser encontrados no mesmo local.
O espaço não é restrito aos alunos, professores e funcionários. A comunidade pode usufruir da biblioteca para leitura de obras, jornais, revistas, utilizar os computadores, só sendo necessária a realização de um cadastro prévio.
No 2º e 3º pavimento, por exemplo, há um espaço com mesas, cadeiras e sofás, criado para o aconchego, com abundante luz natural e visão das árvores, plantas e flores do Campus.

Dois pavimentos são dedicados aos acervos especiais e obras raras. O 6º recebe mapas, obras iconográficas e publicações da Universidade, disponíveis a pesquisa e leitura. O 7º está com o Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural, com acesso restrito e ambientes próprios para estudo individual e em grupo, pesquisa, consulta e armazenamento de 24 acervos culturais e literários detidos pela Universidade.

Tecnologia

"O diferencial está na tecnologia", garante o diretor. Além da Pesquisa Múltipla, que possibilita pesquisas em várias fontes de informação da Biblioteca utilizando os programas Metalib e SFX, todos os exemplares estão recebendo etiquetas de identificação por radiofreqüência, o que deve ser finalizado no primeiro semestre de 2009.
Equipamentos como o guarda-volumes e o auto-atendimento darão autonomia aos usuários, o que, conforme o diretor, era prioridade. Os guarda-volumes são armários digitais com senhas voláteis, e serão usados por alunos, professores, funcionários e visitantes. Outros mecanismos, pioneiros no Brasil, também permitem o auto-empréstimo e a auto-devolução de materiais, sem a necessidade de atendimento no balcão.
Disponível em:
<http://www.cfb.org.br/html/noticias/noticias.asp#30>. Acesso em: 12 mar. 2009.

LEIA MAIS:
Disponível em:
<http://blogdagrazi.wordpress.com/2008/10/29/biblioteca-da-pucrs-quase-inaugurando/>. Acesso em: 12 mar. 2009.

Encerro este post com uma citação do bibliotecário Rogério Vianna, com o qual concordo plenamente:
"Uma biblioteca, para mim, é um ser vivo, sempre em mutação. Não importa o seu tamanho, ela sempre cresce em mistério, em delicioso suspense, dentro de um caos necessário. Porque biblioteca não é só ordem e silêncio. É também caos. E sem caos não há música, não há leitura, não há movimento, não há vida. Biblioteca é vida".
Rogério de Lima Vianna- Bibliotecário Documentalista da biblioteca da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Disponível em:

3 comentários:

Silvia Maria disse...

Kátia! Parabéns pelo dia do bibliotecário e pela postagem referente a Biblioteca da PUCRS. DEsejo que no próximo encontro presencial tenhamos a oportunidade de visitar esta biblioteca que dispõe de tantos serviços e utiliza diferentes recursos tecnológicos.
Um abraço
Silvia

Maria do Carmo disse...

Kátia.
Você é a nossa bibliotecária,parabéns pelo seu dia. Mas acho que nós estamos de parabéns, alunos, professores, funcionários, Vice-Direção e Direção da ETS, pois está conosco.Beijos.
Maria do carmo

Kátia disse...

Muito obrigada, prof. Maria do Carmo!É um prazer fazer parte desta equipe e lutar para alcançar o que se quer: qualidade na educação e formação dos futuros técnicos da ETS - e a leitura, a informação e o lazer acrescentam qualidade a estas habilidades...
Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA