terça-feira, 29 de novembro de 2011

A TECNICIZAÇÃO DO HUMANO


Quaresma, Alexandre. A Tecnicização do Humano. In: Revista Sociologia, Escala, out. 2011.  P. 48-55. 

"Já não existem fronteiras estáveis e/ou confiáveis para determinar limites, nem em termos fisiológicos e muito menos culturais. Estamos nos misturando às nossas próprias tecnologias e criações tecnológicas."
"Somos agora uma civilização tecnológica, o que vale dizer que somos predominantemente tecnológicos ou seja, é também pelas tecnologias que nos determinamos como civilização."

Obra doada pelo autor e disponível para leitura/pesquisa na Biblioteca da ETS:
QUARESMA, Alexandre. Nanotecnologias: Zênite ou Nadir? Rio de Janeiro: A. Quaresma, 2010. 200 p.

Em outra entrevista, na Gazeta do Povo (clicar), o pesquisador alerta:

“Falta informação sobre o impacto da nanotecnologia na saúde humana”


Agradeço à vice-diretora do turno da noite, prof.ª Rita Timm, pelo material repassado. Abraços, Rita!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

RESULTADO DO SORTEIO - INGRESSO 2012/1 NA ETS


No dia 23/11/11 foi realizado,  no Colégio Parobé, o sorteio para ingresso na escola (ETS). Os candidatos sorteados deverão fazer a prova classificatória no sábado, dia 26 de novembro às 14 horas. Conforme prevê o edital, os locais das provas também foram divulgados no dia do sorteio.

A listagem dos sorteados e os respectivos locais (ETS ou Instituto Rio Branco) encontra-se exposta na ETS, das 8h às 23h. 
Não serão fornecidas informações por telefone.


Atenção: a listagem com os nomes dos sorteados e os locais da prova está exposta no saguão da ETS desde a tarde do dia 23/11/11, (Rua São Manoel, nº 525) das 8h às 23h
Quem está nesta listagem, afixada na ETS, fará a prova amanhã, sábado, 26/11/11. 
A prova inicia às 14h, mas pede-se que os candidatos estejam no local (ETS ou Instituto Rio Branco) meia hora antes do início da mesma.


BOA PROVA A TODOS AMANHÃ!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

INSTITUTO DO CÂNCER INFANTIL (ICI) - BAZAR DE NATAL

Recebi da querida Bernadete, que realizou estágio aqui na Biblioteca da ETS e sempre divulga esta campanha do bem:

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

FATO LITERÁRIO 2011: IVO BENDER

Todos os anos, a Feira do Livro de Porto Alegre destaca personalidades, eventos ou acontecimentos que tenham desempenhado um papel importante na literatura do estado do Rio Grande do Sul. Apenas um, no entanto, será escolhido o Fato Literário do ano.
Em 2011, o teatrólogo Ivo Bender foi agraciado com o Fato Literário!
Parabéns ao mestre!

Na Biblioteca da ETS temos as seguintes obras de Ivo Bender:
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de educação e Cultura. Subsecretaria de Cultura. Instituto Estadual do Livro. Ivo Bender. Porto Alegre: IEL, 1984. (Autores Gaúchos/IEL, 3).

BENDER, Ivo; CARVALHO, Carlos. Entrenós. Porto Alegre: Garatuja; IEL, 1976.


















Fonte
Aproveita para dar uma passadinha por aqui, caro leitor... e boa leitura ;-)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ETS PROMOVE "I SIMPÓSIO DE GERÊNCIA EM SAÚDE"


Data: 17/11/2011

Local: Auditório José Baldi do HCPA
Inscrições: R$ 5,00

Gerenciamento de Serviços em Saúde é o título do evento promovido pela turma de Gerência em Saúde da ETS, que terá a seguinte programação:

Manhã:
* Abertura - prof.ª Elige Garcia Lemos (Diretora da ETS)
* "Gerenciamento de Negócios com Convênios" - Adm.ª Wanessa Magioli (Adm. Stª. Casa)
* "Gerenciamento de Convênios" - Adm. Renato Rebellati (UNIMED Porto Alegre)
Coffee Break 
* "Gerenciamento de Desenvolvimento de Software para Serviços de Saúde" - Adm.ª  Fernanda Almada 
Tarde:
Credenciamento e inscrições
* "Gerenciamento de UBS" (Admª. Simone Nascimento - UBS Grupo Hospitalar Conceição)
Coffee Break
* "Gerenciamento de Serviços de Radiologia" (Adm. Francisco - SERDIL)
* "Gerenciamento de Processos de Laboratório" (Michelle Suffert)
* "Autogerenciamento" (Regina Rocha)
Noite:
* "Gerenciamento de Contas Hospitalares Públicas (Licitações, Pregão, Carta Convite)" - Marco Aurélio Carvalho Gonçalves  (Setor de Compras do HCPA
* "Gerenciamento de Hospital em Luanda" -  Antonio Horácio Fernandes (Adm. Hospital de Stº Antonio da Patrulha)
Encerramento

sábado, 12 de novembro de 2011

COPIALE CIPHER

Páginas do belo exemplar do "Copiale Cipher", que contém os rituais de uma sociedade secreta alemã do século XVIII. (Fonte/Imagem/texto) 
Copiale Cipher
Copiale Cipher é um manuscrito que parece saído de algum romance de reinos mágicos.
Com 105 páginas verdes e douradas escritas à mão, e com acabamento primoroso, ele contém 75.000 caracteres, entre letras romanas, gregas e símbolos desconhecidos.
Ele era até agora um dos maiores desafios para o mundo da criptografia, uma vez que ninguém sabia sua origem, ou sobre o que ele versava.
Encontrado em uma biblioteca da antiga Alemanha Oriental, depois da queda do muro de Berlim, a datação indica que ele foi escrito entre 1760 e 1780.
Sociedade secreta
Copiale Cipher revela os rituais e crenças políticas de uma sociedade secreta alemã.
Os rituais indicam que a sociedade tinha uma fascinação por oftalmologia e cirurgias nos olhos, embora não haja indicações de que seus membros sequer fossem médicos.
"Os historiadores acreditam que as sociedades secretas venham desempenhando papéis nas revoluções, mas tudo isso ainda está por ser trabalhado, e uma grande parte disso se deve a que muitos documentos estão criptografados," comentou Knight.
Intuição humana
Para quebrar o código do  Copiale Cipher, os pesquisadores criaram uma versão digital do texto, e o submeteram a um programa de computador criado para ajudar a quantificar a ocorrência de certos símbolos e outros padrões, e que já havia sido utilizado para desvendar uma língua extinta:
"Quando você recebe um código novo e olha para ele, as possibilidades são quase infinitas," conta Knight. "Assim que você levanta uma hipótese, com base na sua intuição como ser humano, então você pode dar um monte de trabalho duro para o computador."
Uma das dificuldades é que a equipe começou sua tarefa sem nem mesmo saber o idioma original do documento criptografado - não é porque ele foi encontrado na Alemanha que a mensagem original estaria necessariamente escrita em alemão, embora esta fosse uma boa hipótese.
Todas as tentativas em torno dos caracteres romanos e gregos distribuídos por todo o manuscrito resultaram em completo fracasso.
80 idiomas
Depois de tentar 80 idiomas, a equipe percebeu que os caracteres romanos eram na verdade "nulos", destinados a confundir alguém que estivesse tentando quebrar o código.
A verdadeira mensagem estava nos símbolos abstratos, cujas formas semelhantes representam um caracter ou grupos de letras.
Deixando de lado os caracteres romanos, eles então obtiveram os primeiros resultados em alemão mesmo: "Cerimônias de Iniciação", seguidos de "Seção Secreta".
Quebrado o código, o computador fez o trabalho duro e revelou todo o texto.
Veja mais detalhes sobre o Copiale Cipher e o processo de quebra do código no endereço http://stp.lingfil.uu.se/~bea/copiale/.

Transcrito do site Inovação Tecnólogica

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

MASP - BORDADO NO CÉU DE SAMPA

Trama Azul - Obra de Regina Silveira (MASP/São Paulo)

A agulha e o desenho formado não deixam dúvidas: a instalação artística proposta por Regina Silveira remete a um imenso bordado em ponto de cruz, que transformou a fachado do Museu de Arte de São Paulo (MASP) em um grande painel, uma verdadeira "Trama Azul"... Poesia visual na maior metrópolis do país!
Os grandes paineis de vidro que compõem a fachada do MASP foram adesivados, integrando-a ao céu de Sampa.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

MARIE CURIE - ANIVERSÁRIO


Marie Curie nasceu em Warsaw, Polônia, em 1867. O seu nome de solteira era Maria Sklodowska. O Curie foi incorporado após seu casamento com Pierre Curie em1894. 
Marie era física e se interessou pela área da radioatividade, na qual desenvolveu excelentes trabalhos, dentre os quais, métodos de separação de rádio a partir de resíduos radioativos. Também estudou as suas propriedades. 
É relatado que as pesquisas de Henri Becquerel sobre a radioatividade estimularam o casal Curie a desenvolverem trabalhos nesta área. O polônio e o rádio foram isolados por eles, nesta época. 

















Em 1903, Marie, Pierre e Becquerel dividem o Prêmio Nobel de Física, em reconhecimento pelos seus estudos sobre a radiação espontânea, descoberta por Becquerel. Em 1911, Marie Curie ganha outro Prêmio Nobel, agora de Química, em reconhecimento aos seus trabalhos sobre radioatividade. Além dos dois Prêmios Nobel, ela foi muito reconhecida durante sua carreira científica. 
Em 1934, Marie Curie morre em Savoy, França.
Fontes: texto, imagem & Google (Doodle de 7/11/11)

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

57ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE - LEITURA & ADAPTAÇÕES

Seminário Adaptações de textos clássicos: Convite para novas leituras? Como usar as adaptações nas escolas e nas bibliotecas?

 
Fonte (leia sinopse)


Fonte "Cinderela: uma biografia autorizada" e "Os Sapatinhos Vermelhos".
 
Quando:
04/11/2011 - 14:00 - Elisabeth Baldi, Luciana Sandroni, Luiz Antônio
 
05/11/2011 - 14:00 - Kátia Canton, Paula Mastroberti, Leonardo Chianca
 
05/11/2011 - 19:00 - Silvana Salerno, Ana Mariza Ribeiro Filipouski, Fernando Nuno
Onde:
Casa do Pensamento

Quando minhas filhas eram pequenas, amavam as criativas releituras desta artista-escritora. Paula Mastroberti sabe adaptar muito bem os enredos clássicos, trazendo-os para a realidade atual e aproximando-os do mundo dos adolescentes

Fica a dica: vá ao Seminário, participe das discussões e adquira alguns dos títulos... Com certeza, todos  na sua casa vão gostar ;-)

terça-feira, 1 de novembro de 2011

BEBÊ ROBÔ: iCub ENGATINHANDO & BRINCANDO

Muito fofo....Vi no site da Revista Galileu (1º/11/11):

Robôs humanóides estão em alta. Mas que tal um bebê robô? O iCub, na foto acima, tem o tamanho de uma criança de 3 anos e meio e é capaz de engatinhar e agarrar objetos. Ele foi desenvolvido por colaborações de cientistas de várias partes do mundo, por meio de um projeto da Comissão Europeia chamado RobotCub


O robozinho possui 53 motores, que movem sua cabeça, braços, mãos, cintura e pernas. Ele é capaz ainda de ver e ouvir e tem o sentido de movimento – por meio de acelerômetros e giroscópios acoplados – e de propriocepção, que é a capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo. 



Os técnicos estão agora trabalhando em desenvolver no iCub o sentido do tato e o de perceber a força física que ele exerce. A ideia é que o humanóide ajude no entendimento de como é realizado o processo de aprendizado humano

Assista-o engatinhando no vídeo (aqui) registrado durante uma conferência em São Francisco, nos EUA.
Clica aqui e veja o robozinho brincando.
Acesse o site oficial deste projeto colaborativo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA