sábado, 12 de novembro de 2011

COPIALE CIPHER

Páginas do belo exemplar do "Copiale Cipher", que contém os rituais de uma sociedade secreta alemã do século XVIII. (Fonte/Imagem/texto) 
Copiale Cipher
Copiale Cipher é um manuscrito que parece saído de algum romance de reinos mágicos.
Com 105 páginas verdes e douradas escritas à mão, e com acabamento primoroso, ele contém 75.000 caracteres, entre letras romanas, gregas e símbolos desconhecidos.
Ele era até agora um dos maiores desafios para o mundo da criptografia, uma vez que ninguém sabia sua origem, ou sobre o que ele versava.
Encontrado em uma biblioteca da antiga Alemanha Oriental, depois da queda do muro de Berlim, a datação indica que ele foi escrito entre 1760 e 1780.
Sociedade secreta
Copiale Cipher revela os rituais e crenças políticas de uma sociedade secreta alemã.
Os rituais indicam que a sociedade tinha uma fascinação por oftalmologia e cirurgias nos olhos, embora não haja indicações de que seus membros sequer fossem médicos.
"Os historiadores acreditam que as sociedades secretas venham desempenhando papéis nas revoluções, mas tudo isso ainda está por ser trabalhado, e uma grande parte disso se deve a que muitos documentos estão criptografados," comentou Knight.
Intuição humana
Para quebrar o código do  Copiale Cipher, os pesquisadores criaram uma versão digital do texto, e o submeteram a um programa de computador criado para ajudar a quantificar a ocorrência de certos símbolos e outros padrões, e que já havia sido utilizado para desvendar uma língua extinta:
"Quando você recebe um código novo e olha para ele, as possibilidades são quase infinitas," conta Knight. "Assim que você levanta uma hipótese, com base na sua intuição como ser humano, então você pode dar um monte de trabalho duro para o computador."
Uma das dificuldades é que a equipe começou sua tarefa sem nem mesmo saber o idioma original do documento criptografado - não é porque ele foi encontrado na Alemanha que a mensagem original estaria necessariamente escrita em alemão, embora esta fosse uma boa hipótese.
Todas as tentativas em torno dos caracteres romanos e gregos distribuídos por todo o manuscrito resultaram em completo fracasso.
80 idiomas
Depois de tentar 80 idiomas, a equipe percebeu que os caracteres romanos eram na verdade "nulos", destinados a confundir alguém que estivesse tentando quebrar o código.
A verdadeira mensagem estava nos símbolos abstratos, cujas formas semelhantes representam um caracter ou grupos de letras.
Deixando de lado os caracteres romanos, eles então obtiveram os primeiros resultados em alemão mesmo: "Cerimônias de Iniciação", seguidos de "Seção Secreta".
Quebrado o código, o computador fez o trabalho duro e revelou todo o texto.
Veja mais detalhes sobre o Copiale Cipher e o processo de quebra do código no endereço http://stp.lingfil.uu.se/~bea/copiale/.

Transcrito do site Inovação Tecnólogica

2 comentários:

Nilton Silveira disse...

Super interessante seu blog!! Esse post, nos remete aos primórdios né!?
Sucesso no TopBlog!!
http://penseoamanha.blogspot.com/

Kátia disse...

Obrigada, Nilton!
Vou te visitar, assim esta rede cresce e as trocas e compartilhamentos de informações se efetivam ;-)
Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA