segunda-feira, 31 de outubro de 2011

7 BILHÕES! RECURSOS & ESPAÇO PARA TODOS?

Capa Revista Veja (fonte)

 O nascimento do 7.º bilionésimo bebê do mundo se dará por volta do Halloween, hoje, 31/10/11 Como discursou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon a líderes mundiais em Nova York, no mês passado, o 7.º bilionésimo bebê provavelmente será pobre e habitará uma terra maltratada pelos estragos de aquecimento global, desertificação e escassez de alimentos. (Leia mais aqui, no site do IHU).
Lembro a todos os leitores deste blog que esta matéria completa (bem como as demais) estará disponível a partir do lançamento da próxima edição da Revista Veja, no Acervo Digital (clica para acessar).

domingo, 30 de outubro de 2011

FALANDO DE LIVROS & BIBLIOTECAS

 Livro antigo (fonte)


Em homenagem ao Dia Nacional do Livro (29/10 clica para saber mais), deixo estas reflexões filosóficas - muito pertinentes nos tempos que (literalmente) correm - afinal, estamos na época da maior feira a céu aberto das Américas (quiçá do mundo): a Feira do Livro de Porto Alegre:


"A  maior parte de todo o saber humano, em cada um dos seus gêneros, existe apenas no papel, nos livros, nessa memória de papel da humanidade. Apenas uma pequena parte está realmente viva, a cada momento dado, em algumas cabeças."
Livro do séc. XIX, banhado a ouro (fonte)

"Cada geração que passa rapidamente alcança, de todo o saber humano, somente aquilo de que ela precisa. Em seguida desaparece. [...] Segue-se, cheia de esperanças, uma nova geração que não sabe nada e tem de aprender tudo desde o início; de novo ela apanha aquilo que consegue ou aquilo de que pode precisar em sua curta viagem, depois desaparece igualmente." (SCHOPENHAUER, 2011, p. 29)
Obra do artista Norman Rockwell (Fonte)


"Assim, que desgraça seria para o saber humano se não houvesse escrita e imprensa! As bibliotecas são a única memória permanente e segura da espécie humana, cujos membros particulares só possuem uma memória muito limitada e imperfeita." (SCHOPENHAUER, 2011, p. 30)
Arthur Schopenhauer, filósofo alemão (1788-1860)

SCHOPENHAUER, A. A Arte de Escrever. Porto Alegre: L&PM, 2011.

O filósofo Arthur Schopenhauer (fonte)

Embora no século XXI a preservação das ideias e da memória da humanidade já disponha de outras formas de armazenamento, não se duvida da importância do livro impresso e das bibliotecas. A preservação e divulgação das informações contidas nos diversos suportes constituem a função principal das bibliotecas, e devem alcançar, de forma democrática, todos os seus leitores (e também os não leitores, para que estes também se tornem parte desta grande comunidade) - seja através da presença física ou de acesso virtual...  

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

LIVROS INFANTIS GRÁTIS: ITAÚ 2011

Válido para quem reside no Brasil. Portanto, aproveitem, queridos leitores, pois eu já recebi em casa, via Correios, o meu kit. É rápido, fácil, não custa nada além de alguns "clics" e ao presentear os livros estaremos distribuindo 

fantasia, 
imaginação, 
alegria 
e diversão 

para as crianças!





Convoco a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários e suas famílias) da ETS para uma grande campanha de doação de livros (solicitem estes exemplares do ITAÚ) para o Programa de Apoio Pedagógico (PAP) mantido em parceria ETS/HCPA.
Vamos incentivar a leitura em todos os espaços possíveis, usando as histórias para proporcionar lazer aos pequenos, mesmo dentro do hospital ...

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

57ª FEIRA DO LIVRO - PORTO ALEGRE (RS)

Com a floração dos jacarandas enchendo de cor a Praça da Alfândega, na capital do Rio Grande do Sul, chega também, como em todos os finais de outubro nos últimos 57 anos, a Feira do Livro de Porto Alegre - na sua 57ª edição.
Imperdível a programação na manhã de abertura (sexta-feira, 28/10/11), com a patrona da Feira, a escritora Jane Tutikian, o bibliotecário alemão Frank Rumel e a mediação da Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Nêmora Arlindo. Este primeiro painel será sobre "A presença da Biblioteca na Leitura e Aprendizagem".
Na segunda etapa, as queridas professoras da FABICO/UFRGS e do IFRS - Eliane Moro e Lizandra Estabel - incansáveis em sua luta pela melhoria das Bibliotecas Escolares, irão falar sobre "A Biblioteca Escolar no Contexto do Conhecimento e da Aprendizagem".    
            
Veja mais detalhes neste blog (clica aqui).                                                      Programação (clica aqui)

terça-feira, 25 de outubro de 2011

NOSSO BLOG NO "TOP 100 2011"!



Agora, quando fui visitar o meu "bichinho" (este blog) tive a grata surpresa de vê-lo agraciado pela segunda vez (2009 foi a primeira, junto com o início do ranking do Top Blog)... Portanto, em 2011,  novamente

SOMOS TOP 100!

Quero agradecer, de coração, a todos os queridos leitores, muitos, certamente, alunos aqui da ETS, da FABICO/UFRGS e do IFRS, companheiros dos Fóruns Gaúchos pela Melhoria das Bibliotecas Escolares, nas andanças pelo interior deste Rio Grande... O empenho e a colaboração de vocês é que colocaram o selinho do "TOP  100" no blog "BIBLIOTECA ETS"!
Agora, vamos aguardar a segunda etapa, com os votos dos jurados...

sábado, 22 de outubro de 2011

CENTENÁRIO DE MARY BLAIR (21/10/11)

Alice no País das Maravilhas (Fonte texto/imagem)
A comemoração de hoje no Doodle do Google é pelo aniversário de 100 anos que a desenhista Mary Blair estaria fazendo. Ela criou vários desenhos inesquecíveis para a Walt Disney Company, como Peter Pan e Alice no País das Maravilhas, tendo trabalhado no estúdio por 30 anos, introduzindo os traços modernos nas animações que realizou. 
Mary Blair  morreu no dia 26 de julho de 1978, na Califórnia, com uma hemorragia cerebral.

.A carruagem da Cinderela (Fonte)

A magia das animações de Mary Blair animou - literalmente - os desenhos, tanto em películas como em livros. Gosto muito de pesquisar os Doodles do Google, pois a gente descobre pessoas e acontecimentos  desconhecidos e/ou inusitados. Fica o convite: da próxima vez, clica no Doodle e descobre quantas informações se escondem or trás de uma simples homenagem...
Peter Pan (Fonte)

terça-feira, 18 de outubro de 2011

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO (16 A 22 DE OUTUBRO)

Semana da Alimentação

A Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul é uma celebração ao Dia Mundial da Alimentação, instituído na data de 16 de outubro pela FAO. Na edição desse ano, ela ocorre de 16 a 22 de outubro e tem como tema estabelecido pela FAO: “Alta dos preços dos alimentos: da crise à estabilidade”. Promoção do CRN2, a Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul conta com uma programação diversificada e aberta ao grande público (veja aqui).

Entidades co-promotoras: EMATER/RS; CONSEA/RS; AÇÃO da Cidadania RS; FESANS/RS; Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social/RS.


sábado, 15 de outubro de 2011

FELIZ DIA DO PROFESSOR!


A todos os queridos mestres que nos incentivam, estimulam e nos auxiliam a perseguir e alcançar os nossos sonhos.
Aos colegas professores das escola onde já trabalhei, especialmente da ETS onde atuo desde o final de 2003, o meu carinhoso abraço!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

26º FÓRUM GAÚCHO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES NA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE/RS



A Feira do Livro de Porto Alegre¹ está sendo montada em uma Praça da Alfândega* toda remodelada, com o paisagismo e o calçamento originais da época de sua inauguração, graças ao Projeto Monumenta*, do Governo Federal, que vem revitalizando os prédios históricos, a vegetação os jardins e o entorno do Centro Histórico* da capital gaúcha.
Clica para saber mais.
Praça da Alfândega restaurada é entregue para a montagem dos estandes da 57ª Feira do Livro

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

LEITURA DE LOGOS

Os logos nem sempre mostram tudo... Há muitas mensagens  "escondidas" em jogos de cores, símbolos, etc.  que nem sempre percebemos de imediato. Vejam estes logotipos, por exemplo:
O chocolate Toblerone: quem não comeu um pedaço desta delícia  em formato triangular? Muito bem, vocês já reparam no urso que está escondido na montanhaEste urso é também o símbolo da vila de Berne (Suíça), local onde é fabricado o famoso chocolate.


O logo da FedEx me remete ao excelente filme "O Náufrago" onde Tom Hanks era um funcionário da empresa de transporte que atua ao redor do globo. Entre o E e o x, vocês verão uma flecha,  que representa a velocidade e a rapidez das entregas da FedEx.


Baskin Robbins, sorveteria anglo/americana, na logo, o B e o R são as iniciais do fabricante. Mas em rosa, aparece o número 31, que é a quantidade de variedades de sorvetes:
                                         31... uma para cada dia do mês.



Sociedade caritativa não governamental locada na África, ela está representada pelo continente africano.  Mas, olhando bem de perto, vocês verão uma criança, à esquerda embaixo e, na frente dela, à direita acima, o perfil de uma mulher.



Goodwill é uma sociedade beneficente americana, a logo verde e azul é o que  se  nota mais, mas o nome Goodwill é também uma mensagem, o g é um "smile" sorridente, querendo dizer que esta sociedade não governamental leva o sorriso às pessoas necessitadas.

Agradeço à  minha querida amiga Dulce que me enviou um e-mail de onde retirei as informações para este post.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

ACESSIBILIDADE & INCLUSÃO SOCIAL (INT)

O mural eletrônico apresenta as informações por voz, Braille ou Libras e promove inclusão social - [Imagem: INT]
Braille e Libras
Engenheiros do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) criaram um quiosque eletrônico voltado para a inclusão social de pessoas com deficiência visual ou auditiva.
Chamado de "mural eletrônico" por seus criadores, o equipamento mostra as mensagens em linguagem Braille, voltada para os deficientes visuais, e em Libras, a linguagem de sinais adotada pelos surdos e mudos.
O equipamento também apresenta a informação vocalizada, o que permite seu uso por usuários sem deficiências e que não tenham conhecimento de Braille ou Libras.
O aparelho integra o projeto Escola Inclusiva, que desenvolve tecnologias de acessibilidade na rede pública de ensino do município de Niterói, no Rio de Janeiro, e será apresentado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011, de 17 a 20 de outubro.

ETS NA 8ª MEP (MOSTRA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL)


Mostrando, orgulhosas, os trofeus conquistados na MEP 2011!

Nossa escola participou  da Mostra da Educação Profissional (MEP) do estado do Rio Grande do Sul.

Diretora da ETS (prof.ª Elige Lemos), aluna premiada; prof.ª Doris Schroter

A ETS está levando para a 5ª FECITEP os trabalhos já premiados na MEP 2011 (Mostra de Educação Profissional), que ocorreu nos dias 8, 9 e 10 de setembro passado, a disputa agora será maior, envolvendo todas as escolas técnicas de nosso estado, anteriormente já classificadas.


Local da FECITEP: Gin. de Esportes da ULBRA/Canoas;
Datas da Feira: 6, 7 e 8 de outubro de 2011.

MEP 2011 - TRABALHOS DA ETS PREMIADOS:

Prêmio DestaqueINSTALAÇÃO DE SALAS DE RECREAÇÃO NAS UBS*, dos alunos Ângelo Lopes, Gabriela Salvalaggio, Michele da Luz (imagem  abaixo):

Este grupo criou um blog para divulgar/linkar os projetos a quem precisa de sujeitos (amostra) para sua pesquisa. 
Ótima ideia!


Trabalhos da ETS selecionados para 5ª FECITEPFeira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional, 2011:

  • LINK: PROJETOS EM SAÚDE, das alunas Maria Regina Rodrigues, Fernanda Nunes, Thais Xavier; (imagem acima) 
* Links ativos: clica para ler os Resumos dos Trabalhos.
Parabéns aos alunos e professores orientadores da ETS!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

R.I.P. JOBS: O FIM DE UMA ERA

Com a limpeza característica de seus produtos, a Apple presta sua homenagem ao gênio que revolucionou o design e a forma como usamos os produtos que proporcionam a conexão com o mundo...
Clique e leia mais sobre a Apple e seu criador (aqui no blog) e no IHU (6/10/11), sobre a vida de Jobs.


Homenagens:


@ Outdoor elaborado pela LZ (Porto Alegre):




@ Charge de Marcelo Braga:





CORES & SONS

 Clica aqui para ver o vídeo, com música de J. Coltrane!
"Eu traduzi o desempenho matemático de Coltrane para a arquitetura. Seu tema musical define o espaço e a improvisação músical é como se alguém estivesse flutuando naquele espaço imaginário." (Michal)

Vi na Superinteressante (out. 2011, p. 34):

 "Imagina que você está cantando e começa a ver figuras coloridas na sua frente. É o que acontece com a artista israelense Michal Levy. Ela tem sinestesia, condição neurológica  que causa o troca-troca dos sentidos: se ouve um som, ela vê uma cor. Com seu dom, Michal resolveu fazer animações, já que ela associa a matemática das notas musicais a formas geométricas." (Texto: A. C. dos Santos)

 Jogo para crianças (clica para ver mais)

Com sua habilidade sinestésica, a artista e designer Michal Levy elabora cartões corporativos, logotipos, capas de CDs, projetos escolares, etc.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA