domingo, 30 de outubro de 2011

FALANDO DE LIVROS & BIBLIOTECAS

 Livro antigo (fonte)


Em homenagem ao Dia Nacional do Livro (29/10 clica para saber mais), deixo estas reflexões filosóficas - muito pertinentes nos tempos que (literalmente) correm - afinal, estamos na época da maior feira a céu aberto das Américas (quiçá do mundo): a Feira do Livro de Porto Alegre:


"A  maior parte de todo o saber humano, em cada um dos seus gêneros, existe apenas no papel, nos livros, nessa memória de papel da humanidade. Apenas uma pequena parte está realmente viva, a cada momento dado, em algumas cabeças."
Livro do séc. XIX, banhado a ouro (fonte)

"Cada geração que passa rapidamente alcança, de todo o saber humano, somente aquilo de que ela precisa. Em seguida desaparece. [...] Segue-se, cheia de esperanças, uma nova geração que não sabe nada e tem de aprender tudo desde o início; de novo ela apanha aquilo que consegue ou aquilo de que pode precisar em sua curta viagem, depois desaparece igualmente." (SCHOPENHAUER, 2011, p. 29)
Obra do artista Norman Rockwell (Fonte)


"Assim, que desgraça seria para o saber humano se não houvesse escrita e imprensa! As bibliotecas são a única memória permanente e segura da espécie humana, cujos membros particulares só possuem uma memória muito limitada e imperfeita." (SCHOPENHAUER, 2011, p. 30)
Arthur Schopenhauer, filósofo alemão (1788-1860)

SCHOPENHAUER, A. A Arte de Escrever. Porto Alegre: L&PM, 2011.

O filósofo Arthur Schopenhauer (fonte)

Embora no século XXI a preservação das ideias e da memória da humanidade já disponha de outras formas de armazenamento, não se duvida da importância do livro impresso e das bibliotecas. A preservação e divulgação das informações contidas nos diversos suportes constituem a função principal das bibliotecas, e devem alcançar, de forma democrática, todos os seus leitores (e também os não leitores, para que estes também se tornem parte desta grande comunidade) - seja através da presença física ou de acesso virtual...  

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA