quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

TOPIARIA

Algumas definições desta encantadora arte que molda a natureza conforme a criatividade do artista:
Arte de podar plantas em formas ornamentais... A arte da topiaria é uma prática da jardinagem que consiste em dar formas artísticas às plantas mediante corte com tesouras de podar.

Para "esculpir" uma planta são necessários, normalmente, vários anos de intervenções que consistem, entre outras técnicas, em utilizar estacas e armações para guiar o crescimento e obter as formas que de outra maneira seriam impossíveis de conseguir.



Algumas das espécies vegetais utilizadas, além do buxo, são as dos gêneros Ligustrum (lentiscos), Lantana (lantana), Lonicera (madressilvas) e Hedera (hera), ou Prunus laurocerasuso (louro cerejo) e Rosmarinus officinalis (alecrim).

Disponível em: http://www.spring.pt/site/services.aspx#topiaria. Acesso em: 5 jan. 2011. (Textos/Imagens)


Topiaria, em jardinagem, consiste em podar árvores, arbustos e plantas de forma não convencional, com o objetivo de dar uma forma ou desenho que sejam atraentes não só pelo encanto natural das plantas, mas também pela engenhosidade e trabalho de seus criadores.  
Disponível em: http://blog.estatusfloristeria.com/2009/11/topiaria-en-jardines/. Acesso em: 5 jan. 2011. (Texto adaptado e imagem)


Topiaria da Praça Municipal Tancredo Neves (Victor Graeff/RS)
Disponível em: http://pt.zooomr.com/z/photos/zoom/2665833/size-32/. Acesso em: 5 jan. 2011. 
Victor Graeff, município localizado a 264 Km de Porto Alegre, na região Norte do Rio Grande do Sul, é conhecido nacionalmente pela beleza da Praça Municipal Tancredo Neves, mais conhecida como a "Mais Bela Praça do Estado do Rio Grande do Sul", com mais de 200 esculturas em ciprestes, podados artesanalmente em forma de pessoas, pássaros, animais e paisagens arquitetônicas.
Disponível em:


   Flower Park - Província de Shizuoka, cidade de Hamamatsu (Japão)


Veja mais, neste blog.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA