terça-feira, 25 de janeiro de 2011

BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL

Disponível em: http://www.wdl.org/pt/item/11. Acesso em: 20 jan. 2011.
A biblioteca inicia com 1200 documentos, mas foi pensada para receber um número ilimitado de textos, gravuras, mapas, fotografias e ilustrações. Cada jóia da cultura universal aparece acompanhada de uma breve explicação do seu conteúdo e seu significado.


O acesso é gratuito e os usuários podem ingressar diretamente pela Web, sem necessidade de registros.
 
O site permite ao internauta orientar a sua busca por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição. Os documentos foram escaneados e incorporados no seu idioma original, mas o sistema propõe as explicações em sete idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português).
Entre as jóias que a BDM contém no momento estão a Declaração de Independência dos Estados Unidos, assim como as Constituições de numerosos países; um texto japonês do século XVI considerado a primeira impressão da história; o jornal de um estudioso veneziano que acompanhou Fernão de Magalhães na sua viagem ao redor do mundo; o original das "Fábulas" de Lafontaine, o primeiro livro publicado nas Filipinas em espanhol e tagalog, a Bíblia de Gutemberg e algumas pinturas rupestres africanas que datam de 8.000 A.C (imagem abaixo).


Duas regiões do mundo estão particularmente bem representadas: América Latina e  Oriente Médio. Isso deve-se à ativa participação da Biblioteca Nacional do Brasil, a biblioteca Alexandrina do Egipto e a Universidade Rei Abdulá da Arábia Saudita.
A estrutura da BDM foi decalcada do projeto de digitalização da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, que começou em 1991 e atualmente contém 11 milhões de documentos on line.
Recebi este link (e o texto) por e-mail. Valeu, Humberto, meu querido!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA