sexta-feira, 29 de outubro de 2010

NATUREZA - LAGO NA AMAZÔNIA

Lago em forma de coração, em Manaus, no coração da Amazônia

Foto: REUTERS
Disponível em:http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=37813. Acesso em: 29 out. 2010.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

REFLETINDO SOBRE CIBORGS


Disponível em: http://www.tabernaculonet.com.br/blog/?cat=40. Acesso em: 21 out. 2010.

Acima, o implante sob a pele do braço, necessário para que o celular tatuado na pele (imagem abaixo) funcione.

Disponível em: http://www.nosnaweb.com.br/index.php?page=read&id=720. Acesso em: 20 out. 2010.

Acima: tatuagem de celular com bluetooth no braço de uma moça: esta não perde nunca mais seu aparelho! Também é à prova de ladrões... Tu terias coragem de fazer este procedimento?

Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=teclado-virtual-na-pele&id=010150100413. Acesso em: 26 out. 2010.

Segundo Haraway (p. 62), "um cyborg é uma criatura híbrida, composta de organismo e de máquina".

REFERÊNCIA:
HARAWAY, Donna J. Ciencia, Cyborgs y Mujeres: la reinvención de la naturaleza. Madrid: Cátedra, 1995.

Ao visitar os pôsteres do Salão de Iniciação Científica da Ufrgs, agora em outubro, revi esta autora, que utilizei em minha Monografia Final do Curso EBEA, finalizado em março deste ano... Navegando, achei coisas muito interessantes que refletem o uso das TICs na modernidade, com implantes que alteram as funções naturais do corpo, como os exemplos acima. Também as alterações comportamentais provocadas pelos psicofármacos, como os autores do pôster alertaram, podem transformar seres humanos em ciborgs, já que as funções cerebrais, mais difíceis de se observar, são modificadas tanto por medicamentos (controladores de apetite, antidepressivos, etc.) quanto por drogas permitidas (como o álcool) ou proibidas (anfetaminas, LSD, heroína, cannabis, etc.)
E as pessoas que implantaram de marca-passo a botóx? De lentes de contato a um transplante de medula, por exemplo? Há uma mescla, um hibridismo cada vez maior entre o que é natural e o que é criado por nós...
O que tu pensas sobre isto?

56 FEIRA DO LIVRO - PORTO ALEGRE


Disponível em: http://www.feiradolivro-poa.com.br/mapa.php. Acesso em: 28 out. 2010.

Inicia hoje e estende-se até o dia 15/11/10, a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, no entorno da Praça da Alfândega e Cais do Porto da capital gaúcha.
Este ano, a inauguração da programação destaca o 18º Fórum pela Melhoria das Bibliotecas (veja o cartaz publicado neste blog), que será ralizado durante a manhã e a tarde de sexta-feira, 29 de outubro.

Tema do 18º Fórum:

BIBLIOTECA ESCOLAR - A MAIOR PROMOÇÃO DA LEITURA

Destacamos, na programação do Fórum, pela manhã, a palestra com Paixão Cortez, escritor e folclorista que é o Patrono da Feira este ano, o relato de experiência da bibliotecária do CECLIMAR/UFRGS de Imbé, Stella Maris do Canto Pivetta (minha querida colega da graduação na FABICO/UFRGS), a apresentação de Marô Barbieri, escritora e contadora de histórias, Mesa Redonda sob a Coordenação da bibliotecária da Câmara Riograndense do Livro, Maria da Graça Artioli.
Durante a tarde, há o workshop "Plano Municipal do Livro e Leitura - Ações para sua Implantação", com as professoras Drnda. Eliane Lourdes da Silva Moro (FABICO/UFRGS) e Dra. Lizandra Brasil Estabel (IFRS).
Também será divulgada uma importante ação que iniciou recentemente, envolvendo vários Pólos da UAB em todo o interior do nosso estado: o curso Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade.
Loiva Teresinha Serafini, bibliotecária e presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia apresentará o que está sendo feito no município em prol do livro e da leitura.
Não percam, vai ser ótimo este evento - sem contar com os jacarandás floridos e com os livros colorindo a Praça!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

18º FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS (29/10/10)

Retirei do blog Biblioteconomia e Patrimônio

Iniciando a Feira do Livro de Porto Alegre, o Fórum mensal promovido por diversas entidades ligadas ao livro, às bibliotecas e à Ciência da Informação estará no Cais do Porto para receber a comunidade interessada em trocar experiências nesta área.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

DIA INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR (25/10/10)


No dia 25 de outubro comemora-se o Dia Internacional da Biblioteca Escolar. Bom para se refletir sobre este setor fundamental da escola, que tem como principal meta trabalhar em estreita colaboração com os mestres a fim de facilitar a aprendizagem dos alunos. É atribuição da Biblioteca Escolar a promoção da leitura prazerosa e lúdica para todos os integrantes da comunidade escolar, disponibilizando obras/informações em diferentes suportes. Através da informação, encontrada nestes espaços, há efetivação da inclusão social e digital dos educandos.
Recentemente, em nosso país, a Lei  nº12.244 prevê a instalação e  funcionamento de Bibliotecas Escolares em todas as escolas em um prazo máximo de dez anos.
Vamos, portanto, batalhar para que tal decisão se torne realidade!
Leia mais sobre o Projeto Mobilizador, lançado há dois anos pelo Conselho Federal de Biblioteconomia e sobre o Mês Internacional da Biblioteca Escolar.



 
 
 
 
 
 

Disponível em: http://www.cm-avis.pt/autarquia/biblioteca/biblioteca.htm. Acesso em: 25 out. 2010. (Imagem à direita)

DUCA LEINDECKER & THEDY CORREA: PROJETO MAIS QUE PROSA - BIBLIOTECA MUNICIPAL JOSUÉ GUIMARÃES


A 2º edição do projeto Mais que Prosa , da Coordenação do Livro e Literatura contará com a participação de dois convidados muito especiais. Ambos são fãs de música, literatura e tudo aquilo que envolve o universo da cultura.
Duca Leindecker e Thedy Correa vão conversar com o público sobre suas experiências de vida, tanto no universo da música como no da literatura, isso tudo longe da Praia do Pinhal e do Astronauta de Mármore.
O bate papo será na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães (Av. Erico Veríssimo, 307), no dia 28 de outubro às 18h30min - garanta sua vaga pelo telefone (3289 8072). Mais informações no blog: http://coordenacaodolivro.blogspot.com/
Notícia recebida via e-mail da CLL.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

MEDIADORES DE LEITURA NA BIBLIODIVERSIDADE - CURSO EXTENSÃO EM EAD (FABICO/UFRGS/UAB)


Inciando esta semana o Curso de Extensão Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade. Utilizando uma invenção vocabular que nos remete ao conceito de 'Biodiversidade', a proposta deste curso, originado no Grupo de Pesquisa LEIA da FABICO/UFRGS - cujo blog Leia é o veículo de comunicação - é oportunizar a reflexão e o debate relacionados à dinâmica da mediação da leitura em sala de aula, na biblioteca, na família e em outros espaços comunitários, envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos, leitores, neo-leitores e não leitores.  Será oferecido na modalidade Educação Aberta e a Distância (EAD) mediada por computador.

O público alvo é formado por professores de Educação Básica, coordenadores/supervisores pedagógicos, gestores do sistema de ensino público federal, estadual e municipal e pesquisadores na área.


POLOS UAB DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL


O curso que tem 90h (noventa horas) de carga horária, em cinco módulos, será oferecido nos seguintes polos UAB do Rio Grande do Sul: Agudo; Camargo; Cerro Largo; Constantina; Cruz Alta; Faxinal do Soturno; Herval; Hulha Negra; Jacuizinho; Mostardas; Restinga Seca; Santana da Boa Vista; Santana do Livramento Seberi; Sobradinho; Tapejara; Tio Hugo; Três de Maio.
A atividade final de integração deverá mostrar diversas produções envolvendo a mediação de leitura em vários suportes e contará com a presença dos professores e tutores.
Será, sem dúvida, uma grande festa literária e cultural para as comunidades! Ótimo curso a todos nós!
Outras informações: http://www.ufrgs.br/mediadoresdeleitura/
Adaptado de: Leia (FABICO/UFRGS)

VIII SIMPÓSIO DE PATOLOGIA CLÍNICA - ETS/HCPA (26/10/10)

Imagem printada de e-mail enviado pela  Coordenadora do evento Prof.ª Maria do Carmo Guedes

No Auditório José Baldi do Hospital de Clínicas de  Porto Alegre, teremos amanhã, dia 26/10/2010, mais um evento promovido em parceria entre a ETS e o HCPA. Desta vez as palestras acontecerão nos três turnos, com trabalhos de técnicos das duas instituições e do HPS (Canoas), Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, Prefeitura de Porto Alegre, Laboratório Marques Pereira, Laboratório de Patologia do Hospital Mãe de Deus.
Inscreva-se (R$ 5,00) e ótimo evento!


domingo, 24 de outubro de 2010

MENINO MALUQUINHO - 30 ANOS

Disponível em: http://www.google.com.br/. Acesso em: 24 out. 2010.

Parabéns ao Menino Maluquinho, personagem de Ziraldo que continua encantando crianças de todas as idades e que hoje está sendo homenageado pelo Google. Em agosto eu já havia postado sobre ele, veja aqui.
Mais sobre Ziraldo neste blog.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

HORA DO ALMOÇO - OU SERÁ JANTAR?

Agradeço à minha colega, professora Maria de Lourdes (ETS/PAP) pelo belíssimo e-mail enviado. Vou postando aos poucos as fotos de animais em diversas situações. Espero que vocês também gostem...

PROMOÇÃO DE LEITURA - SOLICITE OS LIVROS (BANCO ITAÚ)

Disponível em: http://www.lerfazcrescer.com.br/#/homeAcesso em: 22 out. 2010. (imagem/texto)

Vi no blog do Mário, meu estagiário do IFRS e atual graduando da FABICO esta dica ótima para incentivar a leitura dos pequenos...Inscreva-se e peça já o seu Kit! (É só acessar o link abaixo da imagem aí em cima).
"O Itaú busca reforçar a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente através de ações voltadas à educação.[...]Neste ano, a ação convida toda a sociedade a contribuir para o desenvolvimento dessas crianças através de um gesto simples: a leitura."
Agradeço a Dionéia (minha estagiária IFRS) a colaboração técnica.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

LEITURA ONTEM & HOJE (SÉCULOS XVII & XX)

Mulher Lendo (c. 1660), do pintor holandês Pieter Janssens Eling 

Disponível em: http://www.roteiroromanceado.com/flagrantes/flagrantes74.htm. Acesso em: 20 out. 2010.

A leitora acima, totalmente absorta na história que está lendo, nos remete ao poder do livro que traz ao presente as ideias de quem já não está entre nós...


Marilyn Monroe lendo "Leaves of Grass" (Folhas da Relva, de Whitman)
Disponível em: http://www.roteiroromanceado.com/flagrantes/flagrantes79.htm. Acesso em: 20 out. 2010.


... E depois dizem que Marilyn não era muito culta...
A seguir, algumas poesias, cujos temas giram em torno de biografias, bibliotecas e livros,  escritas pelo autor que ela está lendo: Walt Whitman:

NÃO ME FECHEM AS PORTAS


Não me fechem as portas, orgulhosas
Bibliotecas,
Pois justamente o que estava faltando
Em tuas prateleiras apinhadas,
É o que venho trazer
-mal acabando de sair da guerra,
um livro escrevi: pelas palavras do meu livro, nada;
pelas intenções, tudo !
Um livro à margem,
Sem nada a ver com os restantes,
E que não pode ser sentido só
Com o intelecto.
Vocês, porém, com seus silêncios latentes,
A cada página hão de estremecer
Maravilhadas.
Disponíve eml: http://www.redutoliterario.hpg.ig.com.br/poesia/walt.htm: Acesso em: 20 out. 2010. 

**********************************************
ENQUANTO EU LIA O LIVRO


Enquanto eu lia o livro, a famosa biografia:
- Então é isso (eu me perguntava)
o que o autor chama
a vida de um homem?
E é assim que alguém,
quando morto e ausente eu estiver,
irá escrever sobre a minha vida?
(Como se alguém realmente soubesse
de minha vida um nada,
quando até eu, eu mesmo, tantas vezes
sinto que pouco sei ou nada sei
da verdadeira vida que é a minha:
somente uns poucos traços
apagados, uns dados espalhados
e uns desvios, que eu busco
para uso próprio, marcando o caminho
daqui afora.)
Disponível em: http://www.eurooscar.com/poesoutros/walt_whitman1.htm. Acesso em 20 out. 2010. 

terça-feira, 19 de outubro de 2010

FEIRA DE TROCA DE LIVROS - PORTO ALEGRE (24/10/10)

Notícia adaptada do blog CRB-10 Informativo do Conselho Regional de Biblioteconomia - 10ª Região - Rio Grande do Sul:




Esta iniciativa da Secretaria da Cultura acontece junto ao Monumento do Expedicionário na Redenção durante o domingo, 24/10/10, das 10h às 17 h.

A Feira de Troca de Livros de Porto Alegre surgiu com intenção de divulgar as bibliotecas existentes, bem como oferecer à população uma das melhores e mais democráticas formas de dar aproveitamento aos livros usados ou excedentes, possibilitando a difusão e a multiplicidade de leitura entre os cidadãos. Da mesma maneira, a troca de livros visa estabelecer um bom contato com esta secular mídia impressa em papel, estimulando a formação de leitores e ampliando a cultura.

Para participar, basta que o público traga seus próprios livros para trocar por outros nas bancas das bibliotecas participantes. Outras informações podem ser obtidas através do fone 3289.8079/3289-8078.

Coordenação: Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães.

As dezoito Bibliotecas inscritas na atividade do próximo dia 24/10 estão listadas abaixo.

1) Biblioteca Leverdógil de Freitas
2) Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa – Esteio
3) Biblioteca do DMAE
4) Biblioteca Comunitária do Cristal
5) Biblioteca Lucília Minssen
6) Bilioteca da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN
7) Biblioteca do Instituto Goethe Porto Alegre
8) Biblioteca Zeferino Brazil (Inter)
9) Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães – Ramal Restinga
10) Biblioteca Prof. Arthur Pereira
11) Biblioteca Pública Leopoldo Boeck
12) Biblioteca Pública do Estado RS
13) Biblioteca “Portal da Leitura” da E.M.E.F. Dep. Victor Issler
14) Biblioteca Pública Lígia Meurer
15) Biblioteca do Departamento Municipal de Habitação
16) Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre
17) Rede de Bibliotecas Comunitárias “Cirandar”
18) Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães (organizadora)




sábado, 16 de outubro de 2010

COW PARADE - PORTO ALEGRE 2010

As simpáticas vaquinhas da COW PARADE invadiram Porto Alegre. Os artistas plásticos deram mostras de muita criatividade ao adaptarem temas e assuntos gaudérios - ou características da capital gaúcha - ao  tradicional evento, presente em mais de 70 capitais no mudo todo.
Vejam algumas vaquinhas fotografadas por Fabiano Panizzi:
Esta é culta: de óculos e com a ZH na mão, com pernas cruzadas, as notícias do dia...

Obra: ZH Dominicow - artista: Rodrigo Oliveira

Esta foi transformada em leão: a agência de publicidade DCS ganhou o Leão de Prata (prêmio) em Cannes:
Obra: VaCannes-DCS Leão de Prata Cannes 2010 - Artistas: Equipe de Criação DCS



Levando crianças e bichinhos na garupa:

Obra: Alegria Invernal - artista: Carol W.

Aqui, Alice, o Chapeleiro Maluco, o Coelho, o Gato sorrindo. Todos os personagens do livro infantl Alice no País das Maravilhas:

Obra: Cow-Lice in the Wonderland - artista: Zorávia Bettiol 



 Desta coitada, até uma fatia já tiraram. Também, quem resiste a um queijo suíço?
Obra Vaca Suíça - artista: Fernando Quines 

Tem algo de sonho, fantasia...
Obra: O Pensamento - artista: Rodrigo Corrêa

 Vaca mística cheia de símbolos egípcios:


Obra: Vaca de Ísis - artista: Rodrigo Posenato

Esta aqui está aguardando passageiros na Rodoviária:
Obra: Váxi - artista: Maria Betânia Chaves

Já este artista, pensando nas PNEs (Pessoas com Necessidades Especiais), fez uma vaquinha com limitação visual, carregando uma placa em Braille:


Obra: Vaca em Braile - artista: Fernando Augusto Giongo

Ufa! Cansei... São 81! Vejam mais clicando nos links:

REFERÊNCIAS:
Disponível em: http://www.cowparade.com.br/poa/galeria.php. Acesso em: 16 ou. 2010. (SITE OFICIAL)
Disponível em: http://www.vidadefotografo.com/. Acesso em: 26 nov. 2010. (fotógrafo oficial da Cow Parade)

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

DIA DO PROFESSOR - 15 DE OUTUBRO

Disponível em: http://evlinfantil.blogspot.com/2009_10_01_archive.html. Acesso em: 15 out. 2010.

Nossa homenagem sincera a todos os mestres da ETS e também de todos os demais estabelecimentos de ensino que trabalham em prol da cultura, preparando seus alunos para ingressarem com sucesso e competência no mundo do trabalho.

PARABÉNS, PROFESSORES!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

INCENTIVANDO A LEITURA

"Toda a sociedade pode participar da campanha: pais, professores, escolas, empresas, organizações sociais, poder público, imprensa..."


Disponível em:
http://www.dianacionaldaleitura.com.br/2010/index.php/como-participar.html. Acesso em: 13 out. 2010.
 
Como podemos incentivar o gosto e o prazer de ler nas crianças?
Que ações podem ser realizadas por cada um destes segmentos da sociedade para melhorar os índices de leitura do povo brasileiro, promovendo o letramento e a inclusão?
São questões importantes para uma reflexão conjunta sobre este assunto tão significativo.
Qual a tua opinião sobre esta questão? Envia para os "Comentários" deste blog!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

NOVAS AQUISIÇÕES - BIBLIOTECA DA ETS

capa [Didáticos] Especial Coleção Primeiros Passos   diversos livros para download grátis!   

Adquirimos mais duas obras - com a verba das multas - disponíveis para empréstimo para a comunidade escolar da ETS:
MARQUES, Marília Bernardes. O Que é Célula-Tronco. São Paulo: Brasiliense, 2008. 85 p.

SANTOS, José Luiz dos. O Que é Cultura. São Paulo: Brasiliense, 2006. 89 p.*

*Ver resenha feita no blog criado por Mário (IFRS/Fabico):
Disponível em:
http://bibliotecandoporai.blogspot.com/2010/09/dica-de-leitura-o-que-e-cultura.html. Acesso em: 8 out. 2010.

*Faça download gratuito da Coleção Primeiros Passos:
Disponível em: http://ebooksgratis.com.br/tag/colecao-primeiros-passos/. Acesso em: 8 out. 2010.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

LUA E AVIÃO

Data: 30 de setembro, em Martigues, próximo de Marseille, na França, este avião passa tendo ao fundo uma lua imensa, como raramente se viu!
Foto: Gérard Julien/AFP

Disponível em:
http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=36908. Acesso em: 7 out. 2010.

Ver mais aqui.

30ª SEMANA CIENTÍFICA DO HCPA

De 04 a 08 de outubro está acontecendo no HCPA a 30ª Semana Científica, onde será apresentado o trabalho Comparação dos níveis de glicose sangüínea do Curso Técnico em Patologia Clínica no jejum e no estado alimentado com carboidratos de diferentes níveis glicêmicos, orientado pelas Profas. Fernanda Timm e Patrícia Rosa, ambas da ETS.
O trabalho está sendo apresentado no estande nº 167, das 8h às 17h.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

TU SABES APONTAR LÁPIS?

Parece tão simples, não? Então, dá uma olhadinha...




 


Agradeço à estagiária do IFRS pelo e-mail...Valeu, Dionéia!

REMATRÍCULA NA ETS - 13 A 18 DE OUTUBRO



Aqui está o cronograma da rematrícula para o 1º semestre de 2011:

  • GERÊNCIA EM SAÚDE:  13/10/10;
  • NUTRIÇÃO E DIETÉTICA: 14/10/10;
  • ANÁLISES CLÍNICAS: 15/10/10;
  • RADIOLOGIA: 18/10/10.
Local: Secretaria da Escola, no horário normal de atendimento.
DOCUMENTO NECESSÁRIO: CARTEIRA DE IDENTIDADE.

domingo, 3 de outubro de 2010

FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES


Recebido por e-mail

Sexta-feira próxima, dia 8 de outubro, a Alessandra e eu estaremos no Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares, - ela contando um pouco da sua experiência no estágio curricular (como aluna do IFRS) aqui na Biblioteca da ETS. Minha fala será sobre as ações de acessibilidade que estamos implantando desde a nossa mudança para o térreo da Escola Estadual Técnica em Saúde (ETS), em fevereiro deste ano.
Haverá muito mais palestras interessantes e que abordarão o tema da Biblioteca para Todos...
Quem estiver aqui em Porto Alegre, pode - e deve - participar (bibliotecários, educadores, pessoas interessadas em acessibilidade...)
É no Auditório da Fabico, na Ramiro Barcelos, 2705.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

enviado por e-mail pelo portal Top Blog
Na próxima quarta-feira, dia 6/10/10, termina o primeiro turno da votação dos blogs neste concurso anual promovido pelo portal Top Blog.
Em 2009, com a ajuda dos nossos leitores, ficamos entre os Top 100 mais votados, categoria Variedades (particular).
Espero contar com a participação ativa de todos os leitores do blog Biblioteca ETS! Por isso,

VOTE NO BLOG!

Agradeço desde já o teu VOTO
(cada e-mail = 1 voto)
Divulga para teus contatos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA